- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 06 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Soja de Pedro Afonso começa a ser exportada

Mais Lidas

É intenso o movimento de caminhões no pátio da Unidade de Grãos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) em Pedro Afonso, a 173 quilômetros de Palmas, região Nordeste do Estado, com o escoamento dos grãos comercializados antecipadamente pelos produtores, através de contratos com as tradings.

De Pedro Afonso, a soja segue para os terminais da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde é transportada de trem para o Porto de Itaqui (MA). Depois é enviada de navio para outros países, principalmente para a China, grande consumidora da oleaginosa.

Segundo o gerente da Unidade, Nelzivan Carvalho Neves, o escoamento da safra começou em maio e deve seguir até julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo também deve vender seu produto. Atualmente a saca de 60 quilos está saindo, em média, por R$ 41,00.

Toneladas

Até o início da semana já haviam sido transportadas 25 mil toneladas (t) do produto. Outras 48 mil t estão estocadas no armazém da Coapa, que nesta safra recebeu 73,8 mil t, um recorde nestes quase 13 anos da cooperativa. Em média, cada caminhão transporta 35 t e são carregados cerca de 30, diariamente.

“Diminuímos o horário de almoço para uma hora e estamos trabalhando até 22 horas para agilizar o escoamento da safra”, informa Neves. O armazém recebe a produção de cerca de 90 sojicultores de Pedro Afonso, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Itacajá, Goiatins, Tupiratins, Guaraí, Miranorte e Porto Nacional. (Jornal do Tocantins, com informações da Assessoria de Comunicação da Coapa)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias