Grupo de 40 alunos do Centro de Ensino Médio de Taquaralto participou, na tarde desta quarta-feira, 14, do Projeto TCE de Portas Abertas. Os estudantes conheceram os departamentos do Tribunal de Contas do Tocantins e como é feito o trabalho de fiscalização das verbas públicas. Durante a visita, a turma acompanhou a sessão do Pleno e conferiu a atuação dos conselheiros no julgamento de processos.
O presidente conselheiro Severiano Costandrade recepcionou os alunos e destacou o controle social. “Que vocês possam entender a importância do trabalho que o Tribunal faz junto às contas públicas e se tornem, também, fiscais dos recursos públicos”.
Os alunos foram a diversos departamentos do TCE. Em visita à Diretoria de Controle Externo, a diretora geral Fernanda Almeida enfatizou: “Nosso objetivo em trazê-los aqui é ajudar que desenvolvam a consciência cidadã de acompanhar a aplicação do dinheiro público”. Os estudantes assistiram, ainda, a um vídeo de orientação sobre o combate à corrupção.
A professora Roseli Monteiro Costa destacou “a visita foi uma aula prática sobre controle público e exercício de cidadania. Com certeza os estudantes ampliaram seus horizontes”. Fernando Rodrigues Azevedo, aluno do 2º ano, confirmou o depoimento da professora, enfatizando “me ajudou a compreender melhor a função do TCE”.
Já Ana Flávia Pereira, também do 2º ano, quis deixar registrado o que aprendeu durante a tarde. “Agora eu sei que, como cidadã, tenho o dever de estar atenta à atuação dos nossos governantes e podemos fazer denúncias ao Tribunal de Contas quando suspeitarmos de alguma irregularidade”.