Connect with us

Tocantins

Tocantins tem saldo de 1.284 empregos em outubro

Publicado

em

to1O mês de outubro obteve um saldo de 1.284 empregos com carteira assinada no Tocantins. A informação é do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgada nesta segunda-feira, 16. O resultado das admissões, menos as demissões, representa um aumento de 1,16% em relação ao mês de setembro.

Em termos absolutos e relativos, esse desempenho é o melhor de toda a série histórica do Caged para o mês de outubro. De acordo com os dados, o setor responsável pela maior geração de empregos foi o comércio, com 511 postos criados. A indústria de transformação ficou em segundo, tendo gerado 243 postos de trabalho com carteira assinada, seguido pelo setor de serviços, com 242 empregos, da construção civil, com 157 postos e da agropecuária, com 142.

Segundo o secretário estadual da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, os números comprovam que o Tocantins já retomou sua atividade econômica, após um período de instabilidade política. “A orientação do governador Carlos Henrique Gaguim, de priorizar o desenvolvimento do Tocantins, passa pela atração de investimentos de fora e do próprio Estado. A instalação de empreendimentos de grandes grupos atacadistas e o apoio do governo aos segmentos industrial, de comércio e serviços através de incentivos fiscais já refletem positivamente na geração de novos postos de trabalho”, disse o secretário.

Segundo Valduga, os números poderão melhorar ainda mais, tendo em vista a proximidade das festas de fim de ano, quando, tradicionalmente, há elevação nas vendas e maior demanda por produtos industriais e de serviços.

Nos dez primeiros meses de 2009, o saldo de empregos é de 4.535 postos, alta de 4,24%. Enquanto outubro deste ano teve saldo positivo de 1.284 postos de trabalho, o mesmo mês em 2008 fechou com saldo negativo de 751 postos de trabalho.

Sobre a evolução do emprego nas cidades com mais de 30 mil habitantes no mês de outubro, Palmas foi a que conseguiu o maior saldo, com 258 postos de trabalho. Porto Nacional ficou em segundo lugar, com saldo de 197 empregos, sendo a maior variação relativa, 3,94%. A terceira cidade em geração de postos de trabalho foi Paraíso do Tocantins, com 141 vagas, seguida de Gurupi, com 48 postos, e Araguaína, com 17. (Aquiles Lins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Saiba como obter cartão que garante vagas de estacionamento para idosos

Publicado

em

Sempre quando vai ao centro da cidade, a aposentada Azélia Rocha consegue estacionar o seu veículo com mais facilidade, benefício que ela atribui ao Cartão do Idoso, documento emitido pela ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) que beneficia os idosos e portadores de necessidades pessoais nas vagas de estacionamento em vias públicas.

“Depois que eu fiz o cartão melhorou, pois consigo comprovar para as pessoas que sou idosa e estacionar. Temos esse benefício garantido e é muito importante, pois já trabalhamos e contribuímos muito com a sociedade, precisamos ter o nosso direito considerado”, afirmou a aposentada.

Em 2021, 103 novos cartões foram emitidos e 162 realizaram a renovação.  O cartão é emitido na hora e tem validade de três anos.

Como obter o cartão
Para conseguir o cartão de estacionamento, basta ter no mínimo 60 anos e ir até à sede da ASTT, levando os documentos originais e as cópias do comprovante de endereço atualizado, CPF e documento pessoal com foto.  

No caso das pessoas portadoras de necessidades especiais, além desta documentação, é necessário apresentar o laudo médico com número de CID da deficiência.
A agência fica localizada na Avenida Castelo Branco, nº 1.601, atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Mais direitos garantidos
De acordo com a legislação, as empresas de transporte de passageiros devem reservar em cada veículo duas vagas gratuitas por viagem para idosos. Caso essas vagas já estejam preenchidas, o idoso tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.

O documento que garante esse benefício é a Carteira do Idoso Interestadual destinada a pessoas com 60 anos ou mais, com renda individual de até dois salários mínimos mensais. Nos últimos dois anos, a emissão do documento aumentou 69,5%, somando as carteiras intermunicipais e interestaduais. Em 2020, foram emitidas 1.172, enquanto em 2021, esse número aumentou para 1.987.

Como solicitar
Para os idosos que pretendem obter esses benefícios em viagens intermunicipais ou interestaduais, podem procurar pela Secretaria da Assistência Social de Araguaína, responsável pela emissão do documento.

“É confeccionada na hora, a partir de dados do Cadastro Único. Caso a pessoa não tenha sido inscrita, deverá entrar em contato com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da sua casa, para ser orientada e encaminhada para inscrição”, explicou a diretora de Proteção Social Básica, Eidila Augusta Mesquita.

Além do Cadastro Único, é necessário comparecer em horário comercial à Secretaria Municipal da Assistência Social, localizada à Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João. Os documentos são: RG, CPF, duas fotos 3×4 recentes, comprovantes de renda e de endereço. (Giovanna Hermice / Fotos: Marcos Sandes)

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Janad Valcari destina emenda para obras de pavimentação da baixada do Aureny III

Publicado

em

A presidente da Câmara de Palmas, vereadora professora Janad Valcari (PODE) destinou parte de suas emendas para a realização de obras de pavimentação asfáltica na baixada do jardim Aureny III, na região sul de capital. Os recursos são oriundos de emendas impositivas que cada parlamentar tem direito e já estão inclusos no orçamento de 2022.

De acordo com a parlamentar, os recursos foram destinados após solicitação dos moradores do bairro que estão convivendo com a falta de infraestrutura no local e que há anos sofrem com a poeira no verão e com a lama no período chuvoso.

A vereadora esteve visitando o bairro e conheceu de perto o sofrimento das famílias. É inadmissível a situação que essas pessoas vivem, pois, aqui é o um dos bairros mais antigos de Palmas e não pode continuar nessa situação.

“Não podemos deixar que o nosso povo continue sofrendo por causa da falta de investimentos do poder público. Quero acreditar que a prefeita fará a pavimentação asfáltica em toda baixada do Aureny III esse ano ainda, pois essa obra, foi motivo de compromisso de campanha eleitoral por parte da atual gestora, porém, ficou no esquecimento após a eleição e os moradores continuaram na poeira no período de seca, e na lama do inverno. Estou fazendo a minha parte como parlamentar, agora a prefeitura tem que fazer a parte que compete a ela”. Frisou Valcari.

Os recursos são oriundos de emendas impositivas que casa parlamentar tem direito e foram destinadas pela presidente da Câmara de Palmas para a realização de obras de infraestrutura na baixada do jardim Aureny III.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Município promove campanha sobre hanseníase e saúde mental

Publicado

em

Em comemoração ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase, a Prefeitura de Araguaína está realizando uma série de atividades para chamar a atenção da comunidade para a importância desse cuidado. De acordo com o último relatório da Secretaria da Saúde de Araguaína, foram registrados 77 novos casos da doença em Araguaína no ano de 2021.

Durante o mês de janeiro o Município está realizando palestras nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade para explicar aos pacientes sobre a doença, forma de transmissão, tratamento e cuidados.

“Todas as UBS oferecem atendimento de hanseníase com profissionais treinados, o tratamento é totalmente gratuito. Entre as orientações que são dadas à população durante a palestra, estão as características dessa doença para que as pessoas observem a pele, identificando manchas, entre outros sintomas como formigamento e perda de força nas mãos e pés, para que procurem atendimento o mais rápido possível”, explica a enfermeira e coordenadora técnica municipal programa da Hanseníase, Thaise Oliveira Rodrigues.

Saúde mental
Ainda no mês de janeiro, o Município também está promovendo uma programação especial para a Campanha Janeiro Branco, voltada à saúde mental, com a realização de transmissões ao vivo abertas a comunidade que trarão discussões sobre o tema. O objetivo é chamar a atenção da comunidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

No dia 18 de janeiro, às 9 horas, será realizada uma palestra direcionada aos trabalhadores das unidades básicas de saúde, hospitais de Araguaína e de outros 16 municípios da região. O tema da palestra será a importância das questões relacionadas a vida do trabalhador e será aberta a toda a comunidade.

A transmissão será feita por meio de vídeo conferência através do link: https://meet.google.com/ncy-iqed-rnq

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze