- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, 04 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img
Array

TOCANTINS: Tráfico de drogas detém uma pessoa por dia no Estado

Mais Lidas

Desde o ano passado, as autoridades policiais do Tocantins prendem (ou apreendem um menor) ao menos uma pessoa por dia  envolvida com o tráfico de drogas no Estado. Essa é a conclusão que se tem do relatório da Secretaria Estadual de Segurança, Justiça e Cidadania (SSJC). Além disso, a estatística disponibilizada pela secretaria mostra que 45,77% dos presos (ou apreendidos) por esse tipo de crime em 2010 tinham menos de 25 anos. Em relação ao gênero, os homens são ampla maioria, com 78,52% dos casos de 2010 e 82,11% neste ano.

Em 2010, o total de detidos por tráfico de drogas no Tocantins chegou a 461. O número representa uma média de pessoas envolvidas com o crime de 38,4 por mês.

Em 2011, conforme levantamento que engloba apena os três primeiros meses do ano, o total de pessoas presas ou apreendidas pelo crime de tráfico é de 95. A média mensal de 31,66 presos (ou apreendidos) é menor do que a registrada no ano passado, mas, mesmo assim, é suficiente para manter a estatística de ao menos uma pessoa detida por dia em razão do tráfico de drogas.

Em Palmas, segundo o delegado titular do Grupo de Repressão a Entorpecentes (GRE), da Delegacia Estadual de Investigações Complexas (Deic), Rossílio Souza, somente esse ano, a partir de fevereiro, já foram presas 34 pessoas por tráfico e 24 pontos de vendas de drogas fechados pelo grupo.

“A maior parte de drogas que apreendemos é de crack e maconha. Esses números mostram um trabalho eficaz e de monitoramento intenso que vem sendo feito”, explicou o delegado, acrescentando que, além do monitoramento, as investigações sigilosas contribuem muito para repressão desse tipo de crime, o que já é feito pelo grupo.

Idade

Os números mostram ainda a grande presença de jovens, na faixa dos 18 a 24 anos, envolvidos com esse crime. Em 2010, foram 109 presos. A participação dos jovens no tráfico de drogas também se estende à adolescência. Em 2010, foram apreendidas 102 pessoas com idade entre 12 a 17 anos envolvidas com a venda de entorpecentes. Juntas, as duas faixas etárias representam 45,77% das pessoas presas (ou apreendidas) por tráfico de drogas no Tocantins.

Esse ano, de janeiro a março, foram 25 casos registrados entre 18 anos a 24 anos. Com idades entre 12 anos a 17 anos, 15 pessoas envolvidas com a comercialização de drogas foram capturadas nos três primeiros meses de 2011.

Gênero

O maior número de pessoas presas, segundo levantamento, é do sexo masculino. Em 2010, do total de pessoas detidas por tráfico, 78,52% eram homens. Ou seja, dos 461 presos, 362 eram homens e 99, mulheres. Nos primeiros três meses desse ano, não foi diferente. A maior parte – 82,11% dos 95 presos – é do sexo masculino. Em números absolutos, foram 78 homens e 17 mulheres. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias