Connect with us

Bico do Papagaio

TOCANTINS: UHE Estreito tem 85% do seu cronograma físico concluído

Publicado

em

As obras de implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, localizada entre os estados do Maranhão e Tocantins, avançam em ritmo acelerado e já contam com mais de 85% do cronograma físico concluído. Cerca de 10 mil homens trabalham para que a primeira unidade geradora comece a funcionar no início do próximo ano. Ao todo, a Usina de Estreito terá oito unidades geradoras, com 1.087 megawatts de potência instalada.

Para se ter ideia, dos cerca de um milhão de metros cúbicos de concreto a serem utilizados até o final da obra, suficientes para a construção de 12 estádios do porte do Maracanã, restam apenas 60 mil metros cúbicos a serem lançados. Na estrutura do vertedouro, localizada no lado tocantinense do canteiro de obras, as últimas das 14 comportas estão sendo montadas. Já a barragem de terra, que ligará as estruturas do vertedouro e casa de força, deve ser concluída no final deste mês de setembro.

Na casa de força, estrutura localizada no lado maranhense do canteiro de obras e que abrigará as oito unidades geradoras de energia, segue a fase de montagem das demais turbinas, sendo aguardada para o mês de outubro, a descida do rotor do gerador da primeira unidade geradora, que é a última grande peça a ser instalada antes da geração de energia desta unidade.

De acordo com o Gerente Geral de Obras do Consórcio Estreito Energia – Ceste, Adalberto Rodrigues, está entre os próximos desafios, a montagem das comportas, localizadas na casa de força e na tomada d’água, estrutura por onde a água do reservatório entra para movimentar as turbinas. “Assim como as comportas do vertedouro, que estão quase totalmente montadas, na casa de força e na tomada d’água, também concentramos esforços para que tudo esteja pronto dentro do prazo previsto”, assegura. As comportas da casa de força e tomada d’água servem para a vedação das unidades geradoras, possibilitando a manutenção das máquinas.

Todas essas estruturas da Usina Hidrelétrica Estreito estão na reta final para dar início ao próximo marco do empreendimento: o enchimento do reservatório, no Rio Tocantins, que deve começar assim que a licença de operação for emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Com investimentos na ordem de R$ 3,6 bilhões, a UHE Estreito é uma dos maiores projetos de geração de energia elétrica em construção no país e uma das obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.

Saiba mais:

Depois que a UHE Estreito entrar em operação, a água do reservatório, ainda a ser formado, será conduzida pela tomada d’água até a casa de força, onde estarão instaladas as turbinas. A rotação das turbinas transformará a força do movimento da água em energia mecânica. Esta rotação será transmitida para os geradores, que transformarão a energia mecânica em energia elétrica.

Após passar pelas turbinas, a água será devolvida ao leito natural do rio. A energia produzida nos geradores será direcionada para a subestação localizada dentro do canteiro de obras da usina, que será transmitida por cerca de 140 km de linhas de transmissão até a subestação de Imperatriz. De lá, a energia produzida na Usina de Estreito será distribuída aos consumidores por meio do Sistema Interligado Nacional.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Unitins oferta vagas para transferência externa

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lançou nesta segunda-feira, 30, o Edital de Transferência Externa (veja aqui) válido para o semestre 2021/1. São ofertadas 534 vagas remanescentes dos cursos de graduação presenciais e gratuitos ofertados nos cinco câmpus da universidade. 

Em Araguatins, há 52 vagas para os cursos de Letras e Pedagogia; em Augustinópolis, são 35 vagas para Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem; para o Câmpus Dianópolis são 101 vagas, distribuídas entre os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. A maior quantidade é disponibilizada no Câmpus Palmas: 278 vagas,  nos cursos de Direito, Engenharia Agronômica, Serviço Social e Sistemas de Informação. O Câmpus Paraíso do Tocantins oferta outras 68 vagas, nos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Gestão em Tecnologia do Agronegócio.

Os interessados deverão se inscrever via internet, exclusivamente, a partir das 8 horas do dia 1º de dezembro até às 23h59 do dia 30 de dezembro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 120,00. Para pleitear a isenção da taxa, o candidato deve enviar a documentação exigida no edital no período de 1º a 7 de dezembro de 2020.

De acordo com o edital, o processo de seleção será realizado por meio de análise documental que resultará na aprovação e classificação dos candidatos para preenchimento das vagas. 

Para concorrer, o candidato deve estar vinculado no semestre letivo 2020/2 no mesmo curso para o qual deseja pleitear a vaga ofertada; deve estar regularmente vinculado em Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada, e em curso autorizado e reconhecido pelo órgão competente; estar  cursando, no mínimo, o período imediatamente anterior ao período que estiver concorrendo à vaga; e ter cursado pelo menos um período na IES de origem e não esteja há mais de quatro períodos letivos consecutivos em situação de trancamento total de matrícula.

A publicação do resultado preliminar está prevista para sair no dia 7 de janeiro de 2021, enquanto de 18 a 27 de janeiro de 2021 será o período da entrega dos documentos. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 19 de fevereiro próximo. (Josiane Mendes)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Ladrão e receptadores de tablet’s, relógio e perfume são presos

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite de segunda-feira, 30, em Palmeiras, no Bico do Papagaio, um homem de 27 anos, por furto em residência, além de outros três indivíduos, 33, 55 e 68 anos, suspeitos de receptação. Na ocasião foram encontrados em posse dos suspeitos três tablet’s, um relógio e um frasco de perfume.

A Polícia chegou até os autores após receber a informação de quem supostamente tinha praticado o furto na residência da vítima. Durante diligências, a guarnição policial conseguiu localizar o suspeito, que ao ser questionado pelos policiais sobre os fatos, revelou que realmente tinha praticado o crime e apontou os demais envolvidos, que teriam comprado os objetos furtados.

Diante da situação, todos os envolvidos foram conduzidos, juntamente com os produtos furtados, e apresentados na delegacia de polícia de Tocantinópolis, onde foram autuados pelos crimes cometidos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 1º

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze