Connect with us

Bico do Papagaio

Totens de atendimento ao cidadão são entregues a comarcas do Bico do Papagaio

Publicado

em

araguatins5

Os cidadãos do extremo Norte do Tocantins já têm à disposição mais uma ferramenta de comunicação com o Judiciário. Nesta sexta-feira, 16, a Ouvidora Judiciária, desembargadora Ângela Prudente, entregou totens de atendimento às comarcas de Araguatins, Augustinópolis, Axixá e Tocantinópolis. Os totens são computadores conectados à internet e que possibilitam o acesso direto do jurisdicionado com a Ouvidoria do Poder Judiciário. Os equipamentos já estão disponíveis nas entradas dos fóruns e podem ser utilizados por qualquer pessoa.

araguatins2

Durante as entregas a Ouvidora Judiciária reafirmou o importante papel do órgão junto à sociedade. “A Ouvidoria é um canal de comunicação direto entre o Judiciário e o cidadão, e com base nas informações buscamos auxiliar o Tribunal na melhoria da prestação jurisdicional. Nós expandimos esse serviço para as 42 comarcas para estarmos cada vez mais próximos do cidadão. Estamos levando informação e garantindo mais acessibilidade a todos. Desta forma, além de servirmos de canal de comunicação direta com o jurisdicionado,  também estamos  disseminando a cultura da pacificação social através da conciliação e mediação”.

Além da instalação dos totens, todas as 42 comarcas do estado já contam com representantes da Ouvidoria Judiciária, servidores capacitados parta atenderem o cidadão. A medida foi instituída pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, através da Portaria nº 1054, de 22 de março de 2016, publicada no Diário da Justiça do mesmo dia.

araguatins3

Os servidores selecionados para compor a equipe técnica participaram de curso de formação e capacitação em Palmas para prestar o melhor o serviço de atendimento ao público na execução do projeto de expansão da Ouvidoria Judiciária no âmbito das comarcas.

Magistrados, servidores e representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar prestigiaram as entregas em todas as comarcas.

axixa2

Avaliação Magistrados

A juíza diretora do Foro de Araguatins, Nely Alves da Cruz, disse que, com o totem de atendimento ao cidadão, o Poder Judiciário do Tocantins disponibiliza “um instrumento para as pessoas serem ouvidas. Araguatins é o segundo município do Brasil em número de assentamentos agrários. São pessoas do campo, que precisam ser esclarecidas e espero que elas realmente usem esse canal para fazer suas reivindicações”.

araguatins

Já o juiz Jefferson Davi Azevedo Ramos, de Augustinópolis, afirmou que, “a partir do momento em que o Judiciário se dispõe a ouvir o jurisdicionado, efetivamente o cidadão tem possibilidade de que suas manifestações sejam respondidas de forma efetiva e eficaz pela Ouvidoria Judiciária”.

augustinopolis

José Roberto Ferreira Ribeiro, diretor do Foro de Axixá, esclareceu que o totem de atendimento ao cidadão vem contribuir para o objetivo do Poder Judiciário, “que é atender bem o cidadão e prestar a justiça célere e eficaz”.

Por sua vez, o diretor do Foro de Tocantinópolis, juiz Arióstenes Guimarães Vieira, disse que, “a Ouvidoria é um importante canal de comunicação direto e efetivo, que contribui de forma definitiva para o pilar da transferência.  Somente há cidadania ativa, quando o cidadão atua com reivindicações responsáveis. Esta ferramenta irá permitir ao cidadão contribuir com o aprimoramento da democracia e da cidadania”. (Luiz Pires)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá tem mortes por Covid confirmadas pela SES nesta quarta, 22

Publicado

em

Neste feriado de quarta, 21, o Boletim Epodemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou a confirmação de cinco novas mortes por Covid-19, no Bico do Papagaio. Os óbitos confirmados são nos munícipios de Araguatins, Tocantinópolis, Buriti e Xambioá.

Algumas dessas mortes, já haviam sido confirmadas pelas Secretarias Municipal de Saúde, que continuam com seus dados divergindo na compactação com os dados estaduais. Não existe sintonia entre os órgãos.

Veja os óbitos confirmados nesta quarta:

Buriti – Homem de 49 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 20/04/21 no Hospital Regional de Augustinópolis.
Tocantinópolis – Homem de 85 anos. Comorbidades: hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de próstata. Óbito em 16/04/21 no Hospital Regional de Araguaína.
Tocantinópolis – Mulher de 60 anos. Comorbidades: hipertensão. Óbito em 17/04/21 no Instituto Sinai de Araguaína.
Xambioá – Homem de 63 anos. Comorbidades: Não relatado. Óbito em 15/04/21 no Instituto Sinai.
Araguatins – Mulher de 62 anos. Comorbidades: hipertensão e diabetes. Óbito em 14/04/21 no Instituto Sinai.

Comparação dos dados

Araguatins – Boletim Municipal: 49 | Boletim Estadual: 47
Tocantinópolis – Boletim Municipal: 32 | Boletim Estadual: 33
Xambioá – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 22
Buriti – Boletim Municipal: * | Boletim Estadual: 06

*Prefeitura não publica boletim de forma confiável e constante em suas páginas de internet oficiais ou redes sociais oficiais. Durante dias incertos são espalhados em grupos de whatsapp sem nenhum tipo de comprovação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: SAAE tem dívida de mais de R$ 1 milhão em energia elétrica

Publicado

em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), do município de Ananás, no Bico do Papagaio, possui uma dívida milionária com a Energisa, concessionária que fornece energia elétrica. Segundo documento divulgado pela Prefeitura Municipal, gestões anteriores deixaram um débito de R$ 1.060.458,13.

Conforme a Prefeitura, o SAAE vem funcionando de forma limitada e afirmou que buscar tentar neste semestre, regularizar a dívida, evitando o corte de energia do SAAE e o colapso total no abastecimento de água de todo o município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Na Câmara, Professora Elizabete pede prioridade no enfrentamento a Covid

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), esteve presente na segunda, 19, na Câmara Municipal, onde participou da sessão ordinária e fez um pronunciamento abordando principalmente o momento de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e diálogo com a população.

Elizabete se solidarizou com as quase 50 famílias araguatinenses que perderam seus parentes para a Covid-19. A vice-prefeita ressaltou que o momento é de priorizar os investimentos na área da Saúde e salvar vidas. A preocupação se dá, por conta dos altos níveis de contágio e morte da doença no município. Até esta semana são 49 mortes e mais de 1.500 contaminados desde o início da pandemia.

Outra questão abordada pela vice-prefeita, foi o diálogo com a população, a história do parlamento e sua importância na democracia.

“No entanto, senhores vereadores, a democracia assim como a liberdade de expressão, são direitos que devem ser vigiados, pois ainda hoje, apesar de tudo o que já vivemos, esses direitos são constantemente ameaçados”, disse Professora Elizabete.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze