Connect with us

Tocantins

Três municípios tocantinenses farão concurso unificado

Publicado

em

Os municípios de Jaú do Tocantins, Palmeirópolis e São Salvador do Tocantins se uniram para juntos promoverem um concurso público unificado. A ação foi elogiada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM), que recomenda aos demais municípios do Tocantins que adotem a medida, como forma de ampliar o quadro efetivo de pessoal, bem como atender as recomendações dos órgãos de fiscalização, que cobram os Municípios a realização de concursos.

Para o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, a ação é inovadora e não compromete financeiramente os Municípios. “Em tempos de crise deve se prevalecer a criatividade. A grande maioria dos gestores desejam promover concurso, mas sentem o peso financeiro de executar um certame, tendo a contratação de empresa para elaboração e aplicação das provas, e outros custos adicionais. Os prefeitos dos três Municípios estão de parabéns”, disse Mariano, ao lembrar que tanto o Ministério Público do Estado (MPE) e o Supremo Tribunal de Justiça (STF) cobram incisivamente os Municípios a realização de concursos públicos para efetivação de pessoal.

Prefeitos

No início de julho deste ano, os prefeitos Onassys Costa (Jaú do Tocantins), Fábio Vaz (Palmeirópolis) e André Borba (São Salvador do Tocantins) se reuniram com a promotora de Justiça da comarca de Palmeirópolis, Janete de Souza Santos, para fazerem o alinhamento das informações de efetivação da contratação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que será responsável pela organização e realização do concurso público unificado de provas e títulos.

“Queremos que o concurso esteja em conformidade com a Lei, e que a Unitins estabeleça total credibilidade na execução do certame”, disse o prefeito Fábio Vaz, ao revelar que a parceria é firmada por meio de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com a participação do Ministério Público do Estado e Unitins.

O prefeito de Jaú do Tocantins destacou a economicidade do processo. “Quando comparado a Palmeirópolis, que tem uma arrecadação maior que a nossa, e São Salvador do Tocantins, que recebe royalties da Usina Hidrelétrica São Salvador, o nosso Município tem ganhos consideráveis com a parceria, pois faz um concurso sério, com instituição renomada ao preço que cabe em nossas finanças”, disse Onassys. Por sua vez, o prefeito de São Salvador, André Borba destacou a parceria com a Unitins. “Isso interioriza os trabalho da Universidade, estando presente também nas demais regiões do Estado”, parabenizou o prefeito.

Maturidade

O prefeito de Palmeirópolis frisou que a unificação do concurso entre os três Municípios revela ainda a maturidade das administrações. “Tivemos que discutir a atualização e criação de novos cargos, unificar funções em comum entre os Municípios, além de fazer toda uma articulação política com as Câmaras de Vereadores para que as medidas fossem aprovadas pelo Legislativo. Está sendo um trabalho realizador, que além de inserir servidores efetivos nos quadros de pessoal dos Municípios, promove um verdadeiro reordenamento do organograma das prefeituras”, concluiu Vaz.

Segundo a Prefeitura de Palmeirópolis, o concurso já possui os cargos atualizados e definidos, a quantidade de vagas que será ofertada por cada Município, a aprovação das Câmaras de Vereadores e o contrato assinado com a Unitins. O próximo passo do concurso é o lançamento do edital pela Universidade, previsto para outubro. As provas serão realizadas dia 15 de dezembro.   

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Membros da ACIARA conhecem nova plataforma digital responsável pelo mapeamento via satélite da cidade

Publicado

em

O secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza, e membros de sua equipe técnica apresentaram na noite da última segunda-feira, 25, a membros da diretoria da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), a nova plataforma digital responsável pelo mapeamento via satélite de toda a cidade de Araguaína.
 
Por meio da plataforma, a Prefeitura agora conta com um mapeamento da cidade através de aerofotogrametria e perfilamento a laser, que gerou imagens digitais de alta resolução, obtidas por meio de aerolevantamento e o levantamento com fotos da fachada das edificações.
 
As informações em alta resolução obtidas por meio da plataforma possibilitam a atualização do cadastro imobiliário e informações essenciais em diversas áreas, como planejamento urbano, Defesa Civil, projeto e obras, meio ambiente, saúde e educação da cidade.
 
IPTU
O secretário explicou ainda que o trabalho de georreferenciamento está sendo utilizado para a atualização cadastral dos imóveis, considerando a valorização ou desvalorização da área construída. A ferramenta tornará a cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) ainda mais precisa, garantindo uma tributação justa.
 
“Não alterou em nada o que foi feito nos anos anteriores. Não houve aumento de alíquota. O que alterou foi a verificação, por parte da Prefeitura, de que havia inconsistências na base de cálculos”, afirmou Fabiano Souza.
 
Os associados aproveitaram para sanar dúvidas relacionadas aos critérios para a concessão de descontos, alíquota, base de cálculo, entre outras. “A gente agradece à equipe da Prefeitura, que respeitosamente veio aqui nos comunicar destas inovações. Fiquei encantada com esse software, com esse modelo de gestão moderna, que vai trazer muita revolução e inovação para nossa cidade. Quando você tem informações, você consegue gerenciar”, afirmou a presidente da Aciara, Hélida Dantas. (Mara Santos / Fotos: Marcos Sandes)

Continue lendo

Tocantins

Tocantins passa dos 100 mil infectados com a Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta terça-feira, 26 de janeiro, foram contabilizados 605 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 128 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 320.439 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 100.204 casos confirmados da doença. Destes, 88.747 pacientes estão recuperados e 10.104 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.353 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Mais 5.400 doses da CoronaVac chegam ao Tocantins

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu na madrugada desta terça-feira, 26, mais 5.400 doses da vacina Coronavac. Os imunizantes serão distribuídos, integralmente, aos 139 municípios.

O Secretário da SES, Dr. Edgar Tollini, explica que especificamente nesta remessa não serão feitas reservas técnicas “todas essas doses serão distribuídas, a partir de amanhã, às cidades, isto, a fim de favorecer a logística para os municípios”, o gestor complementa que “nós queremos otimizar a entrega destas vacinas ao grupo prioritário que será imunizado neste momento, assim fazemos um planejamento prévio para a entrega destes imunizantes”, afirmou.

As doses recebidas foram encaminhadas a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI), em Palmas, onde será feita a conferência. A previsão é que algumas doses já sejam encaminhadas nesta quarta-feira, 27, ao Polo de Distribuição da Central Estadual de Imunização da região Norte do Tocantins, em Araguaína.

Vacinas adquiridas

O Tocantins recebeu em oito dias, 60.900 doses de vacinas para imunização contra a Covid-19, sendo 44.000 Coronavac 1; 11.500 Astra Zenica 2 (Índia) e 5.400 Coronavac 2. (Erlene Miranda)

Continue lendo
publicidade Bronze