Connect with us

Tocantins

Tropeada Nossa Senhora Aparecida acontece em outubro na região de Araguaína-TO

Publicado

em

A 11ª edição da Tropeada da Integração Nossa Senhora Aparecida, vai percorrer 187 km, em 11 dias, de 1º a 12 de outubro, num trajeto entre os municípios de Couto Magalhães e Araguaína.

As Tropeadas fazem um importante resgate histórico da época da exploração do Brasil colonial, num tempo em que as riquezas do país (ouro, cana, café, etc.) eram transportadas no lombo de animais como o burro e o cavalo. Para a história do Tocantins, as comitivas tiveram papel fundamental ao desbravar regiões inóspitas do então norte de Goiás, até a segunda primeira metade do século XX. Os tropeiros, além de conduzir os animais e as cargas, eram também habilidosos comerciantes, o que fazia daqueles homens empreendedores com visão de mercado, destemidos e determinados. A natureza comercial e pacífica das comitivas criava laços de amizades entre seus integrantes e suas rotas e pousos, no norte tocantinense estão, com certeza, nas raiz da criação muitos de nossos importantes municípios.

“Resgate histórico” é, portanto, o principal mote ao se falar em Tropeada da Integração NSA. Nossos tropeiros do século XXI são unânimes em destacar aspectos como a tradição mas sem deixar de lado a paixão pela vida rural, o fortalecimento dos laços de amizades que unem famílias há décadas e os ensinamentos para as novas gerações.

Este ano os tropeiros homenageados são os pecuaristas Bill Renato Barsh e Ronan Araújo Filho. A 10ª Edição da Tropeada fará sua concentração no dia 30 de setembro, na Fazenda Gato Preto, no município de Couto Magalhães. A partir daí, serão 11 dias de marcha até os portões do Sindicato Rural de Araguaína, no dia 11 de outubro (veja a relação de pousos, abaixo). No dia 12 acontece o tradicional encerramento com a Queima do Alho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço.

O Sindicato Rural de Araguaína acompanhará todo o evento e estaremos divulgando em nossas redes sociais. (Júnior Lainetti)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze