O Instituto Esporte & Educação (IEE) volta ao município de Tucumã, na quarta (16) e quinta-feira (17) para dar sequência ao componente de atividade física à terceira fase do Programa Ação Saudável, executado pela INMED Parcerias Para Crianças e com o financiamento da Fundação Mondelēz Internacional. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Nesse segundo módulo em Tucumã, a principal temática trabalhada com 45 professores, gestores escolares e lideranças comunitárias será “Escola Ativa”. “Nesse encontro, temos a missão de integrar os diferentes atores das escolas através de ações que qualifiquem os projetos e programas que conectam o movimento à aprendizagem, saúde e bem-estar social”, explica Cibele Venâncio, subcoordenadora do IEE. Ela e Felipe Procópio serão os responsáveis pela formação no município.

“A meta é monitorar o plano de ação já elaborado para que possamos contribuir para que as escolas caminhem para a autonomia e sustentabilidade das ações que caracterizam uma escola ativa”, completa Cibele. O encontro será no Auditório da Escola Municipal Professora Beatriz de Moura Arias, no bairro Maracanã, a partir das 8h.

O professor Rodrigo Martins da Silva, da EMEF Elcione Barbalho, já se mostra satisfeito com o conteúdo apresentado pelo projeto. “Aprendi que não só a aula de educação física deve conter movimento, mas sim, toda a escola deve estar ativa. E nesse processo devemos escutar e estar mais atentos ao centro do nosso trabalho, que são os alunos”, afirma.

Ação Saudável – A nova fase do programa envolve as redes públicas de ensino em um movimento a favor do desenvolvimento humano e da valorização de uma vida saudável. O Programa Ação Saudável tem como objetivos a promoção da educação alimentar e nutricional, o incentivo às atividades físicas e o desenvolvimento de estilos de vida sustentáveis e saudáveis por meio de uma abordagem participativa, envolvendo alunos do ensino fundamental, suas famílias e comunidades escolares.

Nos próximos dois anos, até junho de 2021, serão realizados módulos de formação e capacitação presencial com foco no conceito de Escola Ativa, com a participação de 45 professores, gestores escolares e lideranças comunitárias em cada uma das 11 escolas públicas atendidas pelo programa.

Todas as escolas serão estimuladas e motivadas a receber o Selo Escola Ativa, que será conferido aos locais que realizarem e registrarem ações eficientes e eficazes relacionadas com práticas de movimento, metodologias ativas, recreios ativos, eventos esportivos para a comunidade, oficinas corporais no contraturno etc. O Selo tem como objetivo motivar as escolas e a comunidade para realizar as ações sugeridas no plano elaborado e alinhado pelo comitê, após análise do diagnóstico, e fazer com que todos se unam em torno de uma causa: “Mais movimento e Atividade Física nas Escolas”.

Serviço
Programa Ação Saudável – Tucumã (PA)
Datas: Quarta (16) e quinta-feira (17)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Escola Municipal Professora Beatriz de Moura Arias (rua Marcos Vinicius Rebonato s/n – Bairro Maracanã)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em 2001, já atendeu a 3,1 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil e contribuiu para a formação de mais de 50 mil professores e educadores.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP, Instituto EDP, Banco Votorantim, Bayer, CMPC, Ultra, ALCOA,  Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, IBM, Mercado Livre, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Grupo GTM, Correcta, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, LIVELO, AES Tietê, Bloomberg, Mentos e Portocred Financeira.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.