Connect with us

Pará

TUCURUÍ: Conservação planejada dos recursos naturais será foco de parceria

Publicado

em

Um Termo de Cooperação Técnica (TCT) assinado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Tucuruí, na região sudeste, no início desta semana, garantirá melhorias das condições econômicas, ambientais e sociais das 460 famílias de agricultores atendidos pela Emater. As ações serão implantadas seguindo as diretrizes do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

O Termo foi assinado pela presidente da Emater, Cleide Amorim, e pelo prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, em ação com a presença do chefe local da Emater, no município, Jurandir Trindade. “Com essa parceria, vamos reforçar o apoio aos agricultores familiares, a partir da implantação de ações específicas como levantamento de agricultores que possuem perfil e demanda para solicitar crédito rural”, pontuou o chefe da Emater.

Entre os objetivos gerais do TCT está a conservação planejada dos recursos naturais de solo, água, flora e fauna, cuja proposta foca na preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da sociedade; capacitação dos agricultores familiares, nas áreas de tecnologia agropecuária e gerencial, para melhor utilização de máquinas, equipamentos, insumos e crédito rural; além de abranger a implantação de políticas públicas, organização social das comunidades, utilizando o associativismo e cooperativismo. 

Pela Emater, o Termo prevê que as ações serão desenvolvidas a partir da utilização da Metodologia Participativa de Ater no contexto da Política Nacional de Ater (Pnater), no município de Tucuruí, e da supervisão dos serviços realizados e do controle e avaliação dos resultados. 

As famílias de baixa renda que recebem benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, também terão atenção especial. “Serão incentivadas a iniciar trabalhos com pequenas atividades dentro do “fomento rural”, como implantação de hortas e criação de pequenos animais (galinha)”, explicou Jurandir Trindade, da Emater. 

Fomento Rural

A partir de dois acordos de cooperação pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, conhecido como “Fomento Rural”, com vigência preliminar até 2022, equipes de profissionais dos escritórios locais e regionais da Emater fortalecem a presença de políticas públicas em ambientes historicamente desamparados. Os beneficiários são selecionados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em sua maioria dependentes do Bolsa-Família.

Parceria – Pelo Termo, a Prefeitura Municipal de Tucuruí vai disponibilizar, com ônus para a Prefeitura, dois funcionários: um auxiliar administrativo e um técnico em agropecuária ou agrônomo, para somar esforços para o desenvolvimento das atividades e ações a serem realizadas. 

Neste contexto, a Emater reforçará o atendimento anual de agricultores para oferecer a emissão das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como a execução dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

“O trabalho da Emater é essencial para o desenvolvimento rural do Pará, portanto este TCT vai contribuir significativamente para isso, uma vez que a Prefeitura de Tucuruí dará as condições necessárias para que a empresa possa cumprir com esta missão” explicou Fernando Albuquerque, secretário municipal de Agricultura de Tucuruí.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Saúde faz convocação para pesagem dos beneficiários do Auxílio Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Saúde, (Semsa), alerta os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo bolsa família), sobre o prazo final da pesagem obrigatória dos contemplados pelo programa. Os mesmos devem realizar a pesagem referente ao segundo semestre de 2021 até o dia 12 de dezembro para evitar o bloqueio do benefício.

Para contemplar a maior parte dos beneficiários, a SEMSA irá realizar uma ação extraordinária neste sábado, (27), de 8h às 14h, em cinco pontos na cidade, e até o dia 12 de dezembro os beneficiários devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a avaliação nutricional, no horário de 7h às 11h e das 13h às 17h.

O público-alvo da ação serão crianças menores de sete anos e mulheres entre 14 e 44 anos. É necessário levar cartão do SUS, cartão do Auxílio Brasil (com o número do NIS) e carteira de vacinação das crianças e de gestantes.

Confira os locais:

•             Escola Mário Lago /Sede – VS 10;

•             UBS Guanabara;

•             Escola Terezinha de Jesus- Cidade jardim;

•             Escola Nelson Mandela – Jardim Tropical;

•             Escola Olga da Silva – Altamira.

A pesagem do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), deve ser realizada duas vezes por ano, uma no primeiro semestre (janeiro a junho) e outra no segundo (julho a dezembro), para conferir a saúde de mulheres e crianças inscritas no programa. Os beneficiários que não comparecem às unidades de saúde no prazo informado para fazer a pesagem podem ter o benefício suspenso ou cancelado.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Prefeitura paga salário dos servidores nesta sexta, dia 26

Publicado

em

A Prefeitura autorizou o pagamento dos salários de todos os servidores públicos municipais para esta sexta-feira, dia 26 de novembro. O valor da Folha mais encargos é de R$ 37.425.724,46

O valor estará disponível nas contas-salário de todos os servidores na manhã do dia 26 de novembro, sexta-feira.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze