Connect with us

Pará

Uepa oferece processos seletivos de graduação a distância em Canaã e Dom Eliseu

Publicado

em

As inscrições para os Processos Seletivos de Modalidade a Distância, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), começam nesta terça-feira (22). Serão ofertadas 400 vagas para os cursos de graduação em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Licenciatura em Matemática, em dez polos no interior do Pará. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, pelo endereço eletrônico www2.uepa.br/uab2021, até o dia 15 de julho. Interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição podem fazer o pedido até 29 de junho.

Das vagas ofertadas, 60% (240) são destinadas aos candidatos que estejam na função docente em escolas públicas nas esferas municipais e estaduais de ensino, que não possuem formação superior ou que não tenham formação na área em que atuam. Os outros 40% (160) são para candidatos que concluíram o ensino médio em 2020 e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 ou 2020.

As vagas são ofertadas nos polos de Canaã dos Carajás, Capitão Poço, Muaná, Pacajá e São Sebastião da Boa Vista, para o curso de Licenciatura em Letras, e em Cachoeira do Arari, Dom Eliseu, Muaná, Pacajá e Ponta de Pedras, para os interessados no curso de Licenciatura em Matemática.

A oferta dos cursos é possível devido à Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação na modalidade de educação a distância.

Seleção – A classificação dos candidatos docentes será feita por meio de documentação comprobatória de atuação como professor e de experiência na área educacional. A ordem será definida conforme a maior pontuação com Atuação Docente e, em caso de empate, o critério será a maior idade. Para os candidatos do Acesso Enem, a classificação será feita conforme a maior média aritmética das notas obtidas pelo candidato no Enem, além do bônus de 10% para candidatos que tenham declarado ter concluído a última série do ensino médio no Pará.

Confirmação – Conforme os editais, os candidatos inscritos, e não contemplados com a isenção, poderão pagar a inscrição até 16 de julho. Para os candidatos do Edital 34/2021, o período para confirmação de inscrição e comunicação sobre problemas é entre os dias 21 e 22 de julho. O resultado preliminar da prova de títulos será divulgado em 5 de agosto. Em seguida, os dias 6 e 7 são destinados ao envio de recursos.

Já para os interessados no Prosel UAB 2021/Acesso Enem, a divulgação da confirmação de inscrição também será em 21 de julho. A partir dessa data, até 27 do mesmo mês, os interessados podem verificar a inscrição e comunicar sobre algum problema na solicitação. O resultado definitivo dos dois processos deve ser divulgado em 13 de agosto.

Todas as informações já estão disponíveis nos editais 34/2021 e 35/2021, que regem os processos, respectivamente. (Marília Jardim – Ascom Uepa).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze