Connect with us

Bico do Papagaio

UFT poderá elaborar plano de saneamento para municípios do Bico do Papagaio

Publicado

em

O Núcleo de Caracterização, Impactos e Programas Ambientais da Universidade Federal do Tocantins (Nucipa/UFT) poderá elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico que irá beneficiar sete municípios da região do Bico do Papagaio: Angico, Darcinópolis, Cachoeirinha, Luzinópolis, Palmeiras, Nazaré e Santa Terezinha.

O início dos trabalhos só depende da formalização do consórcio para o compartilhamento dos sistemas de saneamento entre esses municípios. O consórcio está sendo articulado em conjunto pelas Prefeituras com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), da Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Tocantins (SEMADES) e da UFT.

As ações voltadas para a criação desse consórcio surgiram durante a conferência regional para tratar da questão de resíduos sólidos realizada no mês de maio no município de Araguatins.

“A UFT está participando dessas conferências regionais e têm recebido demandas desses municípios, que não possuem estrutura e capacidade técnica para a elaboração desse plano”, conta a coordenadora do Nucipa, professora Iracy Martins. “Assim que o consórcio estiver formalizado vamos submeter o projeto à aprovação da Funasa”, explica ela.

A implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico é uma exigência da Lei nº 12.305/10, que institui a política e inclui resíduos sólidos no País. A criação de consórcios, por sua vez, é estimulada como forma de viabilizar políticas públicas sustentáveis que sozinhas as prefeituras, sobretudo as de pequenos municípios, não têm condições de implantar.

O Nucipa já realiza o Plano de Saenamento Básico do município de Taipas, que está em fase de conclusão e terá, na próxima semana, uma audiência pública para apresentação do diagnóstico à comunidade.

Com 21 alunos no Núcleo, a maioria bolsistas, a UFT disponibiliza um suporte técnico aos municípios e recebe como contrapartida um incremento na formação de estudantes do curso de Engenharia Ambiental.

“O Núcleo é um escritório modelo onde o aluno aprende na prática o que ele não consegue na sala de aula. E esses trabalhos são uma oportunidade para o estudante ouvir as comunidades, conhecer diferentes realidades e propor soluções”, comenta a professora.

“É muito construtivo participar desse processo e ver que o Plano de Saneamento mobiliza a comunidade inteira. Em Taipas quase 200 pessoas participaram da última audiência pública. As pessoas são bem conscientes e com certeza esse plano vai se refletir em benefícios para aquela população”, acrescenta a estudante Aline Maier.
Segundo a professora, esse trabalho também gera projetos de pesquisa como, por exemplo, a elaboração de planos para a recuperação de córregos ou áreas contaminadas.

“A gente vê que as comunidades estão ‘gritando’ por isso, porque sofrem com a falta de infraestrutura”, completa Iracy ao enfatizar também os benefícios para a saúde e o bem estar da população gerados a partir da gestão adequada dos resíduos sólidos e dos cuidados com o meio ambiente.

Outras prefeituras interessadas em serviços do Nucipa podem entrar em contato com o núcleo pelo telefone (63) 3232-8017.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Militar muda de direção

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 26, aconteceu a solenidade de passagem de direção do Colégio Militar (CM) Unidade VI, de Araguatins, no Bico do Papagaio. O tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida passou a gestão ao 2º tenente, Antônio Cláudio Pereira da Silva.

O evento contou com a presença dos militares lotados na Unidade Educacional (UE), dos funcionários civis da instituição de ensino, e equipe de alunos da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da banda marcial do Colégio Militar.

Além da transição, a cerimônia também foi de despedida do diretor, tenente-coronel Márcio, que esteve à frente da escola desde o início do ano de 2018. O oficial deixa a função e vai para Reserva Remunerada (RR) após assinar requerimento ao completar seus 30 anos de Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze