Connect with us

Bico do Papagaio

UHE Estreito comemora Dia do Trabalho gerando aproximadamente 11 mil empregos

Publicado

em

Os municípios dos estados do Maranhão e Tocantins que compreendem a área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito têm bons motivos para comemorar o Dia do Trabalho. A implantação do empreendimento deu grande impulso à geração de empregos na região. Atualmente, a UHE Estreito gera cerca de 25 mil empregos indiretos e aproximadamente 11 mil empregos diretos, sendo que destes, a contratação de mão de obra local é priorizada, representando pouco mais de 72% do efetivo.

Atualmente mais de nove mil trabalhadores da região e de outros estados brasileiros atuam somente nas obras civis e de montagem eletromecânica da UHE Estreito. Se somados os setores administrativos, de obras do reservatório, linha de transmissão dentre outros setores, esse número sobe para aproximadamente 11 mil empregos diretos.

De acordo com o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela implantação do empreendimento, José Renato Ponte, os resultados conquistados na obra, como o marco do bem sucedido desvio do rio Tocantins, ocorrido em setembro do ano passado, só foram possíveis graças ao empenho e dedicação de cada um dos milhares de trabalhadores. “É gratificante ver como o trabalhador da UHE Estreito é comprometido com o trabalho. Ele se sente e é o nosso principal ator. A eles, nossa gratidão e homenagem nesse dia”, declara.

Para muitos trabalhadores a UHE Estreito representa não só um emprego, mas a oportunidade de crescimento profissional, como o senhor João Manoel Ribeiro natural do município de Porto Franco (MA), que ingressou no empreendimento em 2007, ainda no início das obras no cargo de ajudante, passou pelas funções de montador, cabo de turma (CBT) e hoje é encarregado de montagem. “Não esperava esse crescimento, mas acreditaram em mim e no meu trabalho. Sou muito feliz aqui”, reconhece.

A mesma opinião tem Aguinaldo Rodrigues, de Darcinópolis (TO), que trabalha como ajudante de obra na estrutura da casa de força, localizada em Estreito (MA). “Fico feliz de também estar tendo essa oportunidade e pretendo aproveitá-la ao máximo”, disse.Para a comemoração do dia do trabalhador, o setor de responsabilidade social do Consórcio Rio Tocantins (CRT), responsável pelas obras civis da UHE Estreito, organizou um dia repleto de ações para os milhares de trabalhadores com torneios de futsal e vôlei durante o dia, a primeira noite do reggae e o show musical com a banda Desejo Musical.

Capacitações

Além de gerar emprego, o Ceste também investe em capacitação da mão de obra local, com a realização de cursos ministrados por instituições reconhecidas, como Sebrae, Sesi e Senai, atendendo assim às principais demandas da região, bem como preparando a comunidade local para as inúmeras oportunidades de negócios que irão surgir com a formação do lago da UHE Estreito.

Os trabalhadores da obra principal também participam de cursos e treinamentos constantes nas mais diversas áreas em que atuam. “A experiência adquirida aqui pelos nossos colaboradores os qualificam para atuarem em empreendimentos de grande porte e a maioria já está sendo sondada por outros projetos”, explica o gerente de Contratos do Ceste, Massilon Gomes. (Rodrigo Monteles)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conferência Municipal de Assistência Social é marcada para agosto

Publicado

em

A Conferência Municipal de Assistência Social, de Araguatins, no Bico do Papagaio, será realizada no dia 26 de agosto, com a proposta de ampliar as discussões acerca da proteção social e do enfrentamento às desigualdades. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal.

Com o tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o encontro irá debater questões importantes voltadas à assistência social.


O encontro é organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH).

A Conferência Municipal antecede a estadual e nacional, envolvendo a mobilização de setores da sociedade civil e a intersetorialidade. No encontro municipal também serão eleitos os delegados que representarão o município em eventos posteriores.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Acidente de trânsito provoca mortes na TO-010

Publicado

em

Na madrugada deste deste quinta, 29, um acidente envolvendo um veículo na rodovia TO-010, deixou vítimas fatais. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, são quatro vítimas, sendo três homens e uma mulher. Os nomes ainda não foram confirmados pela PM.

Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica e Instituto Medico Legal chegaram no local logo cedo, assim que populares avistaram o veículo em meio a vegetação e comunicação as autoridades.

Dois corpos foram encontrados dentro do automóvel e os outros dois, do lado de fora.

As circunstâncias do acidente ainda não foram confirmadas.

Mais atualizações em breve…

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gestores do Bico terão suporte e soluções para fortalecer pequenos negócios

Publicado

em

Prefeitos da região do Bico do Papagaio assinaram o Termo de Parceria com o Sebrae Tocantins para a realização do Programa Cidade Empreendedora. O documento formaliza uma parceria que objetiva desenvolver ações voltadas aos pequenos negócios, aprimorar as compras públicas e tornar o ambiente mais favorável para as empresas.

O município de São Sebastião foi o primeiro a aderir ao Programa, seguido pela cidade de Santa Terezinha. No início desta semana, assinaram o Termo os prefeitos Paulo Gomes (PSD), de Tocantinópolis; Paulo Wanderson (PSD), de São Bento e Aquiles da Areia (PP), de Araguatins.


O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, celebrou a inserção do Cidade Empreendedora no Bico do Papagaio, que tornarão a administração pública mais eficaz, além de proporcionar um ambiente ainda mais favorável para as empresas. “Nossa intenção é que o Programa alcance os 139 municípios do Tocantins e é fundamental que todos possam aderir para apresentar boas soluções e participar de um projeto que apoia, treina, capacita e reconhece aqueles 99% do mundo empresarial, que são os micro e pequenos negócios”, detalhou.

André Naves, gerente do Sebrae em Araguatins, destacou a importância que o Cidade Empreendedora tem para auxiliar no desenvolvimento da economia e fomentar o empreendedorismo. “O Programa atende um público prioritário, que são os empresários. Estamos prontos para qualificar e estimular a participação e distribuição de renda nesses municípios”. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze