Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins discute indicadores de qualidade durante capacitação em Araguatins e Augustinópolis

Publicado

em

Consultor Gildásio Mendes ministrará palestra sobre os indicadores de qualidade da educação superior.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove este mês a II Capacitação Presencial Sobre os Indicadores de Qualidade, nos Câmpus de Araguatins, de Augustinópolis e de Palmas, para a comunidade acadêmica. O evento está previsto para acontecer entre os dias 16 e 20 de outubro. A capacitação faz parte do plano de trabalho do Núcleo de Articulação e Melhoria do Índice Geral de Cursos (NAI) da Unitins e conta com a parceria da Lupa Consultoria e Treinamento.

Segundo Rosana Benício, articuladora NAI, essa segunda capacitação “é a continuidade dos trabalhos de membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de todos os cursos, técnicos da biblioteca, secretaria acadêmica, CPA e assessoria pedagógica, assim como da equipe de gestão, reitoria e pró-reitorias.”

Com o objetivo de preparar os acadêmicos para realização do Enade 2017, que será aplicado no dia 26 de novembro, a Universidade traz na programação de capacitação uma palestra com o consultor educacional Gildásio Álvares Mendes Filho, da Lupa Consultoria e Treinamento. Ele falará sobre o tema “Indicadores de qualidade da educação superior com foco no Enade: Questionário do Estudante e a prova”, nos Câmpus de Araguatins e de Palmas, respectivamente nos dias 16 e 18.

“A palestra é voltada para todos os acadêmicos, mesmo aqueles que não irão realizar o exame esse ano. Fica aqui o convite para aproveitarmos o máximo possível a presença do consultor, que tem interagido muito bem com a comunidade acadêmica em relação às propostas de melhorias, que é pauta prioritária do NAI”, conta Rosana. Veja programação completa aqui.

Perfil do palestrante  

Gildásio Álvares Mendes Filho é mestre em administração, especialista em Direito Econômico Empresarial, graduado em Ciências Econômicas; expertise no credenciamento e recredenciamento de faculdade, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de bacharelado, licenciatura e tecnólogo; Consultoria de qualidade feita sob medida para manutenção de indicadores satisfatórios de instituição de ensino superior.

O que é o NAI

O Núcleo de Articulação e Melhoria do Índice Geral de Cursos (NAI) é um espaço transversal em que se concentram ações articuladas que permitam elevar o Índice Geral de Curso (IGC) da Unitins, nos termos da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Dentre as suas finalidades estão a de promover e articular ações direcionadas à elevação do IGC, bem como colaborar com outras ações de melhoria pertinentes. O NAI funciona no bloco A, da sede administrativa da Unitins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete tem contas de campanha reprovadas pela Justiça

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP) e sua vice, Professora Elizabete (PSD), tiveram as contas da campanha, reprovadas pela Justiça Eleitoral. A decisão foi publicada na última quinta, dia 18, no Diário de Justiça.

Segundo a decisão, foram identificadas diversas falhas, algumas chegaram a ser sanadas, porém as seguintes irregularidades se destacam pela gravidade, como: Existência de dívida de campanha sem a assunção regular pelo partido político, inclusive no que se refere à apresentação de autorização do órgão nacional, acordo expressamente formalizado (origem e valor da obrigação, dados e anuência dos credores), cronograma de pagamento e quitação que não ultrapasse o prazo fixado para a prestação de contas da eleição subsequente para o mesmo cargo, e indicação da fonte dos recursos que serão utilizados para a quitação do débito assumido.

Consta na decisão que Aquiles e Elizabete, não apresentaram documentos que comprovem a regularidade de aplicação dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha ou irregularidade nos documentos apresentados para comprovar a referida aplicação dos recursos públicos.

Outro ponto que provocou reprovação foi a extrapolação do limite de gastos correspondeste a 113,87%.

A Justiça ainda determinou que Aquiles e Elizabete paguem ao Tesouro Nacional do valor apurado correspondente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha em R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais), além de serem multados no valor de R$ 56.432,21 à título de violação ao limite de gastos efetuados na campanha eleitoral.

Cabe recurso da decisão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Saúde confirma óbitos de janeiro por Covid-19 em Ananás e Riachinho

Publicado

em

Praticamente um mês depois, a Secretária de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta quarta, 24, mores por Covis-19, ocorridas nos municípios de Ananás e Riachinho, no Bico do Papagaio.

A vítima de Ananás, foi um homem de 57 anos, com neoplasia. Ele morreu dia 24 de janeiro, no Hospital Regional de Araguaína. O paciente de Riachinho era mulher, tinha 51 anos, sofria de insuficiência renal crônica, diabetes e hipertensão. A morte ocorreu em 25 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Antônio do Bar e Ivoneide participam com Bolsonaro de lançamento de guia para prefeitos

Publicado

em

Prefeitos do Bico do Papagaio, entre eles o de Augustinópolis, Antônio do Bar (PSC) e de Itaguatins, Ivoneide Barreto (PL), participaram nesta terça, 23, em Brasília, no Palácio do Planalto, junto com o presidente Jair Bolsonaro, do lançamento do programa Agenda Prefeito + Brasil, onde o Governo Federal, disponibilizou um guia com orientações para os primeiros 100 dias de administração.

O documento está disponível para download no Portal Federativo. Com foco nos prefeitos eleitos e reeleitos, o guia traz orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatro anos de mandato. O objetivo, de acordo com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos, é aprimorar a prestação de serviços públicos à população dos municípios.

O guia traz, por exemplo, informações sobre recursos financeiros e consórcio para a gestão municipal, orientações sobre como usar a Plataforma +Brasil, modelos de planejamento estratégico, exemplos de boas práticas de transparência e prestação de contas.

“Pra muitos de nós, como foi pra mim, o início de uma gestão no Executivo não é fácil. Nós devemos contar com meios e o que é mais importante, com gente de confiança ao nosso lado”, afirmou o presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento da plataforma.

“Tive honra em participar em Brasília ao lado da bancada federal do Tocantins, lançamento da Agenda do Prefeito + Brasil. É uma plataforma fantástica do Governo Federal com diretrizes para a elaboração de políticas públicas para auxiliar nós prefeitos na gestão municipal”, disse Antônio do Bar.

O guia está dividido em cinco eixos: gestão municipal, eixo governança, eixo social, eixo território e eixo finanças. Cada um deles traz orientações específicas sobre boas práticas de gestão.

O guia também oferece a oportunidade para prefeitos e gestores fazerem parte da Rede do Prefeito +Brasil. “Nessa rede, os prefeitos aderem pelo Portal Federativo, inscrevem seus dados e passam a receber, semanalmente, informes federativos, com orientações das entregas dos ministérios”, afirmou a secretária especial de Assuntos Federativos, Deborah Arôxa.

O Informe Federativo é uma publicação mensal com um serviço de curadoria de informações de interesse de gestores estaduais e municipais. No documento, são apresentadas as principais informações do Poder Executivo federal e do Poder Legislativo que impactam o dia a dia dos municípios.

Segundo o governo, serão lançados em breve dois novos guias para prefeitos, um com orientações para os 200 dias de mandato e outro com orientações para o primeiro ano de gestão municipal. Coordenado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, vinculada à Secretaria de Governo, o guia contou com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e mais de 30 ministérios, órgãos, instituições e colaboradores independentes. (Com informações da Agência Brasil)

Continue lendo
publicidade Bronze