Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins discute indicadores de qualidade durante capacitação em Araguatins e Augustinópolis

Publicado

em

Consultor Gildásio Mendes ministrará palestra sobre os indicadores de qualidade da educação superior.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove este mês a II Capacitação Presencial Sobre os Indicadores de Qualidade, nos Câmpus de Araguatins, de Augustinópolis e de Palmas, para a comunidade acadêmica. O evento está previsto para acontecer entre os dias 16 e 20 de outubro. A capacitação faz parte do plano de trabalho do Núcleo de Articulação e Melhoria do Índice Geral de Cursos (NAI) da Unitins e conta com a parceria da Lupa Consultoria e Treinamento.

Segundo Rosana Benício, articuladora NAI, essa segunda capacitação “é a continuidade dos trabalhos de membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de todos os cursos, técnicos da biblioteca, secretaria acadêmica, CPA e assessoria pedagógica, assim como da equipe de gestão, reitoria e pró-reitorias.”

Com o objetivo de preparar os acadêmicos para realização do Enade 2017, que será aplicado no dia 26 de novembro, a Universidade traz na programação de capacitação uma palestra com o consultor educacional Gildásio Álvares Mendes Filho, da Lupa Consultoria e Treinamento. Ele falará sobre o tema “Indicadores de qualidade da educação superior com foco no Enade: Questionário do Estudante e a prova”, nos Câmpus de Araguatins e de Palmas, respectivamente nos dias 16 e 18.

“A palestra é voltada para todos os acadêmicos, mesmo aqueles que não irão realizar o exame esse ano. Fica aqui o convite para aproveitarmos o máximo possível a presença do consultor, que tem interagido muito bem com a comunidade acadêmica em relação às propostas de melhorias, que é pauta prioritária do NAI”, conta Rosana. Veja programação completa aqui.

Perfil do palestrante  

Gildásio Álvares Mendes Filho é mestre em administração, especialista em Direito Econômico Empresarial, graduado em Ciências Econômicas; expertise no credenciamento e recredenciamento de faculdade, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de bacharelado, licenciatura e tecnólogo; Consultoria de qualidade feita sob medida para manutenção de indicadores satisfatórios de instituição de ensino superior.

O que é o NAI

O Núcleo de Articulação e Melhoria do Índice Geral de Cursos (NAI) é um espaço transversal em que se concentram ações articuladas que permitam elevar o Índice Geral de Curso (IGC) da Unitins, nos termos da Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Dentre as suas finalidades estão a de promover e articular ações direcionadas à elevação do IGC, bem como colaborar com outras ações de melhoria pertinentes. O NAI funciona no bloco A, da sede administrativa da Unitins.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com baixa vacinação, Saúde diz que falta adesão da população

Publicado

em

Sobre a baixa porcentagem de imunização da população contra Covid-19, no município de Araguatins, estando entre os oito piores do Tocantins, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, disponíveis no vacinômetro que pode ser acesso AQUI, a Secretaria Municipal de Saúde, disse nesta quarta-feira, 1º, que realiza rotineiramente campanhas de conscientização, com vacinação em massa, mídias sociais, carros de som, participação em rádios e busca ativas com intuito de que a população esteja imunizada contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde disse que o município conta com 32.550 doses aplicadas, dessas, 19.169 é referente a primeira dose e 12.478 de vacinados já com a segunda dose e dose única, constando ainda 903 individuo com a dose de reforço. Os dados são da plataforma https://localizasus.saude.gov.br/ atualizado até o último dia 24/11 que no momento encontra se em manutenção. A Secretaria ressaltou que os dados são alimentados diariamente direto ao Sistema SI-PNI do Ministério da Saúde, podendo haver delongamento na Plataforma Estadual.

O órgão municipal também lamentou a falta de adesão da população na imunização da Covid-19, e acredita que questões como Fake News, por causa ideologias políticas e/ou religiosas, tem atrapalhado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Cadáver é encontrado boiando no Rio Tocantins nas proximidades do povoado Camarão

Publicado

em

O corpo de um homem de 26 anos, foi localizado por pescadores no Rio Tocantins, próximo ao povoado Camarão, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio, nesta terça, 29. Moradores acionaram a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), dando conta do fato, por volta das 17h30.

O corpo já estava em estado de decomposição.

Os pescadores que encontraram o cadáver, amarraram o mesmo e o arrastaram até às margens do rio, lado do Tocantins.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionados para remanejamento do corpo para as devidas providências.

As primeiras informações são que o corpo seja de um dos assaltantes que tombaram em confronto com as Polícias Civil e Militar na última quarta-feira, 24 de novembro, no povoado de Bela Vista, em São Miguel, também no Bico do Papagaio, após os criminosos atirarem nos policiais que realizam a operação no intuito de prender os autores acusados de crimes de roubo e furto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze