Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins e TCE vão criar ferramenta para fiscalizar Portais da Transparência de Prefeituras do Bico

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer o Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE), o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, assinaram nesta quarta-feira,9, um convênio para a criação de uma ferramenta digital que permitirá a análise das despesas públicas disponíveis nos portais de transparência das Prefeitura de municípios do Bico e de outras regiões do estado, além de órgãos estaduais.

O ato de assinatura, que aconteceu no gabinete da presidência do TCE, em Palmas, contou com a presença o diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unitins, Silvano Maneck Malfatti; o gerente de projetos do Escritório de Soluções Criativas do NIT, professor Fredson Costa; a diretora-geral do Controle Externo do TCE, Dênia Luz; e o coordenador da Comissão de Integração do Sicap, Jônatas Soares Araújo.

O sistema realizará a coleta, armazenamento, análise dos dados e elaboração de relatórios sobre os portais de transparência, bem como, disponibilizar as informações em forma de gráficos, facilitando o processo de tomada de decisão pelos gestores, sociedade em geral e Tribunal de Contas.

O presidente da Corte de Contas comentou a importância da aproximação com a universidade, explicando que as instituições de ensino superior são as molas mestres propulsoras do desenvolvimento do País. Severiano disse ainda que a intenção é transformar essa ferramenta em um case de sucesso.

“Essa parceria é de suma importância, porque teremos um fortalecimento do nosso trabalho, utilizaremos a expertise que a Unitins possui, através do seu corpo técnico e laboratórios na área de Tecnologia da Informação, para desenvolver os sistemas, e com isso teremos fiscalização mais efetiva, dando mais resultados e de forma mais rápida à sociedade e administração pública do Estado”, acrescentou o presidente do TCE.

Já o reitor da Unitins ressaltou que a instituição de ensino agradece a confiança depositada pelo TCE e está aberta a parcerias, e essa com o Tribunal é mais um exemplo do que vem acontecendo dentro da universidade, que passa por um grande processo de reestruturação. Ele lembrou que as parcerias com outros órgãos demonstram que a instituição se consolida como um braço forte do governo do Estado na área da Educação e com expertise e condições de contribuir em diferentes frentes para o desenvolvimento do Tocantins. (Foto: Raimundo César)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Arma de fogo e munições são apreendidas

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta segunda-feira, 26, no centro de Sampaio, Norte do Estado, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. A arma apreendida é suspeita de pertencer a dois indivíduos, entre eles, um menor de idade, acusados de praticarem roubo de aparelho celular naquela cidade.

A guarnição da PM realizava patrulhamento quando recebeu informação por parte das vítimas comunicando que dois homens armados de revólver haviam acabado de roubar seus aparelhos celulares. Uma das vítimas ainda chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

Com a chegada da PM, os autores abandonaram o revólver no local e conseguiram fugir por um matagal próximo. A guarnição realizou diligências, mas ninguém foi localizado. A dupla conseguiu subtrair das vítimas aparelhos celulares e carteira com documentos pessoais. A arma e munições foram apresentadas na Delegacia de Polícia para as demais providências.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: TRE adia para quinta, decisão sobre recurso de Rocha Miranda

Publicado

em

A expectativa de aliados, candidatos a vereador e eleitores de Rocha Miranda (PTB), foi frustrada na tarde desta segunda, 26, com o adiamento da votação do recurso que a Coligação “De Volta ao Progresso”, apresentou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pedindo a reforma da decisão de primeira instância, que indeferiu o pedido de registro para a disputa da Prefeitura Municipal.

O recurso começou a ser examinado na sessão da manhã, e um voto chegou a ser proferido. Foi da relatora do processo, juíza Ana Paula Brandão, que chegou a elogiar a decisão de José Carlos Tajra Reis Júnior, juiz da 10ª Zona Eleitoral, que indeferiu o registro de Rocha Miranda e votou pela confirmação do indeferimento.

Em seguida, o juiz Marcelo Cordeiro, pediu vistas do processo, por conta de dúvidas sobre um ponto do relatório e acabou pedindo mais tempo para estudar a situação, prometendo regressar na pauta da tarde.

De fato, o que aconteceu, foi que o recuso de Rocha Miranda e outros, acabaram não entrando na pauta da tarde, desta segunda e acabaram sendo postergados para julgamento na sessão da manhã de quinta, 29.

Enquanto isso, os rochistas seguem em tensão, sem a definição da situação e com a campanha praticamente parada.

Ao todo, são 7 juízes que votarão no processo. A juíza Ana Paula Brandão, já deu seu voto pelo indeferimento, restam outros 6 magistrados.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com 1 voto pelo indeferimento de Rocha Miranda, juiz pede vistas e julgamento será retomado ainda nesta segunda

Publicado

em

Esta segunda-feira, 26, é um dia decisivo para a Coligação “De Volta ao Progresso”. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), começou a analisar o recurso do candidato Rocha Miranda (PTB), que pede a revisão do julgamento em primeira instância, que indeferiu seu pedido de registro, por conta de condenação de dano ao erário público, ainda quando prefeito.

O pedido de impugnação foi feito pela Coligação “Juntos Por Araguatins”.

A análise do recurso começou na manhã desta segunda, e já recebeu um voto pela confirmação da sentença de primeira instância, proferida pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral, José Carlos Tajra Reis Júnior. O voto na sessão de hoje, no TRE, foi dado pela relatora, juíza Ana Paula Brandão, que elogiou a decisão de Tajra.

No segundo voto, que seria do juiz Marcelo Cordeiro, ele pediu vistas do processo, por conta de dúvidas sobre um ponto do relatório e acabou pedindo mais tempo para estudar a situação. Cordeiro deve retornar o processo para pauta, na sessão das 17h, ainda desta segunda.

Continue lendo
publicidade Bronze