Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins e TCE vão criar ferramenta para fiscalizar Portais da Transparência de Prefeituras do Bico

Publicado

em

Com o objetivo de fortalecer o Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE), o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, assinaram nesta quarta-feira,9, um convênio para a criação de uma ferramenta digital que permitirá a análise das despesas públicas disponíveis nos portais de transparência das Prefeitura de municípios do Bico e de outras regiões do estado, além de órgãos estaduais.

O ato de assinatura, que aconteceu no gabinete da presidência do TCE, em Palmas, contou com a presença o diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unitins, Silvano Maneck Malfatti; o gerente de projetos do Escritório de Soluções Criativas do NIT, professor Fredson Costa; a diretora-geral do Controle Externo do TCE, Dênia Luz; e o coordenador da Comissão de Integração do Sicap, Jônatas Soares Araújo.

O sistema realizará a coleta, armazenamento, análise dos dados e elaboração de relatórios sobre os portais de transparência, bem como, disponibilizar as informações em forma de gráficos, facilitando o processo de tomada de decisão pelos gestores, sociedade em geral e Tribunal de Contas.

O presidente da Corte de Contas comentou a importância da aproximação com a universidade, explicando que as instituições de ensino superior são as molas mestres propulsoras do desenvolvimento do País. Severiano disse ainda que a intenção é transformar essa ferramenta em um case de sucesso.

“Essa parceria é de suma importância, porque teremos um fortalecimento do nosso trabalho, utilizaremos a expertise que a Unitins possui, através do seu corpo técnico e laboratórios na área de Tecnologia da Informação, para desenvolver os sistemas, e com isso teremos fiscalização mais efetiva, dando mais resultados e de forma mais rápida à sociedade e administração pública do Estado”, acrescentou o presidente do TCE.

Já o reitor da Unitins ressaltou que a instituição de ensino agradece a confiança depositada pelo TCE e está aberta a parcerias, e essa com o Tribunal é mais um exemplo do que vem acontecendo dentro da universidade, que passa por um grande processo de reestruturação. Ele lembrou que as parcerias com outros órgãos demonstram que a instituição se consolida como um braço forte do governo do Estado na área da Educação e com expertise e condições de contribuir em diferentes frentes para o desenvolvimento do Tocantins. (Foto: Raimundo César)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Primeira vacinada contra Covid-19 no Tocantins é enfermeira de 52 anos

Publicado

em

Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, enfermeira do Hospital Regional de Gurupi, foi a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus no Tocantins. A aplicação da dose foi feita no Laboratório Central do Estado (Lacen) às 20h04.

Edileuza Ferreira é casada e tem duas filhas. Ela é hipertensa e faz parte do grupo de risco. A servidora atua no Hospital Regional Gurupi desde 1994.

Outras duas pessoas também foram vacinadas na noite desta segunda, foram a técnica de enfermagem Jocília Tito Barbosa foi a segunda pessoa a ser vacinada. Moradora de Palmas, ela tem 50 anos e trabalha no Hospital Geral de Palmas (HGP) há nove anos. O terceiro vacinado foi o indígena José Rolando, de 30 anos, da etnia Xerente. Ele é casado, tem dois filhos e vive na aldeia Funil, em Tocantínia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins abre seleção para Pós-Graduação em Contabilidade e Direito Tributário

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, lançou o edital com 45 vagas para o curso de Pós-Graduação lato sensu em Contabilidade e Direito Tributário, ofertado no Câmpus Augustinópolis. Podem concorrer egressos da Unitins e de outras instituições de ensino superior com formação em qualquer área do conhecimento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, 15, pela Fapto: http://sistemas.fapto.org.br/CursosEventos/GUI/index.html

O curso conta com 16 módulos de 25 horas, com carga horária total de 400 horas e duração de 1 ano e quatro meses. As aulas serão ministradas por professores especialistas, mestres e doutores com vasta experiência na área de Gestão de Tributos, e acontecerão mensalmente, às sextas-feiras das 19h às 22h e aos sábados e domingos das 8h às 12h e das 13h às 18h. O valor da mensalidade é R$: 199,99, num total de 17 parcelas. O início das aulas está previsto para o dia 16 de abril de 2021.

Para a coordenadora da especialização, Gisele Padilha, o curso possibilitará aos interessados em Gestão Fiscal e Tributária a oportunidade de atualização de conhecimentos e continuidade dos estudos, considerando que um profissional especialista pode fazer a diferença em qualquer organização. Segundo ela, o curso atende a demanda por capacitação diante das constantes alterações na área tributária e as dificuldades enfrentadas pelas empresas para gerenciar os gastos com tributos. Gisele lembra que o curso é presencial, mas que durante o período de afastamento das atividades presenciais, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as aulas serão ofertadas em formato remoto.

Esse é o primeiro curso de Pós-Graduação oferecido pelo Câmpus Augustinópolis, que conta atualmente com três cursos de graduação: Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem. 

A diretora de Pós-Graduação da Unitins, Leda Verônica Benevides Dantas Silva, ressalta que o curso de Especialização em Contabilidade e Direito Tributário ofertado pela Unitins é uma grande oportunidade para profissionais interessados em se aperfeiçoar e atualizar em sua área de atuação. “A professora Gisele, coordenadora do curso, foi extremamente criteriosa em todas as etapas de concepção da especialização, e conseguiu aliar um corpo docente qualificado a uma matriz curricular dinâmica e atual. Estamos entusiasmados com o lançamento do primeiro edital de pós-graduação de 2021 e ansiosos pelos novos cursos que ainda serão ofertados neste ano”, afirma já anunciando que outros cursos de pós-graduação serão lançados neste ano.

Continue lendo

Bico do Papagaio

No dia que Brasil começa vacinação contra Covid-19, Bico acumula mais de 12 mil infectados

Publicado

em

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, neste domingo, 17, foi aplicada a primeira dose no país.

A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.

A vacina chega, nove meses depois do registro do primeiro caso no Bico do Papagaio. Durante esses noves meses, a região acumula 12.010 casos de pessoas que se infectaram com o vírus Sars-Cov-2. A quantidade configura 12.4% de todos os 96.319 casos identificados no Tocantins.

188 pacientes dos 12.010 infectados morreram na região. Isso representa 1.56%. Em comparação ao número de mortes no Tocantins, os óbitos no Bico, corresponde a 14.3% dos 1.313 registrados em todo o estado.

Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio que mais teve moradores infectados, com 1.374, seguido de Araguatins, com 1.148 e Xambioá com 1.125.

Quanto ao número de mortes, quem lidera é Araguatins, com 31 óbitos, seguido de Tocantinópolis, com 24 e Ananás com 16.

Continue lendo
publicidade Bronze