Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins retoma atividades práticas e uso de laboratórios nesta terça, 3

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) retoma, nesta terça, 3, as atividades presenciais relacionadas a aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco câmpus da universidade, entre eles de Araguatins e Augustinópolis e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape). As aulas teóricas continuarão acontecendo de forma remota.

As atividas práticas estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19.  Na coletiva, o reitor falou sobre o protocolo elaborado pensando em todos os ambientes das instituições de ensino. “O protocolo regulamenta esse retorno aos laboratórios, obedecendo ao distanciamento, com turmas de menor volume, não passando de 15 alunos.  Eu considero um grande passo esse protocolo, desenvolvido por várias mãos, que recebeu contribuições de várias instituições do Estado”, enfatizou, acrescentando que foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, há álcool em gel produzido pela própria universidade, e haverá disponibilização de termômetros para aferir a temperatura dos usuários dos laboratórios.

O reitor informou, ainda, que essa retomada das atividades beneficiará neste primeiro momento, principalmente, os cursos de Engenharia Agronômica e Enfermagem, que possuem maior retenção de carga horária de aulas práticas. As turmas do 8º e 9º períodos do curso de Enfermagem, Câmpus Augustinópolis, por exemplo, estão com 460 horas de aulas práticas retidas. 

Atividades práticas

A pró-reitora de Graduação (Prograd) da Unitins, Alessandra Ruita Santos Czapski, detalhou que o uso da biblioteca, por exemplo, acontecerá em forma de agendamento e, após o uso do livro, o material ficará em quarentena por cinco dias, para depois ser repassado para outro aluno. Em relação às bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a pró-reitora explicou que serão agendadas pelo coordenador, com envio da solicitação para Prograd, e contarão com número máximo de dez pessoas, com respeito ao distanciamento social e uso de EPIs, além da aferição da temperatura.

Quanto às atividades de estágio que acontecem fora da Unitins, a pró-reitora informou que foi pedido aos coordenadores um levantamento a respeito de cada cenário e estrutura local que recebem os acadêmicos, mas que haverá também a orientação da obrigatoriedade do uso de EPIs. “Nós iremos cumprir e seguir rigorosamente o que foi estabelecido no protocolo, justamente assim que nós iniciaremos gradualmente nossas atividades”, arrematou.

Segurança em saúde

O Protocolo de Segurança em Saúde, anexo à Portaria Conjunta, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da última segunda-feira, 26, determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene como lavar as mãos e desinfectar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas e corrimão, entre outros.

O acesso aos estabelecimentos de ensino só será permitido com o uso de máscara e, no momento da entrada dos estudantes, os portões dos estabelecimentos deverão ficar abertos para evitar o contato das pessoas no abrir e fechar. Um funcionário da instituição deverá verificar a temperatura dos estudantes e borrifar álcool 70% para higienização de suas mãos.

Todos os corredores e áreas comuns deverão ter pontos de álcool 70%, principalmente junto às portas de entrada das salas de aula e de setores administrativos. O álcool 70% também deve ser disponibilizado em salas de aulas cujas janelas e portas deverão permanecer abertas, favorecendo o fluxo de ar nos ambientes. Fitas adesivas coloridas podem ser usadas para demarcar a distância entre alunos, que deverá ser de 1,5 m. Não deve haver compartilhamento de objetos como canetas, lápis, livros, apontadores, borrachas, entre outros.

Todas as medidas de segurança em saúde obedecem ao Guia de Orientações elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar os sistemas e as redes de ensino na retomada às atividades presenciais, que levam em consideração as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. Confira o Protocolo de Segurança em Saúde na íntegra aqui. (Josiane Mendes / Foto: Nonato Silva)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze