- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Unitins retoma atividades práticas e uso de laboratórios nesta terça, 3

Mais Lidas

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) retoma, nesta terça, 3, as atividades presenciais relacionadas a aulas práticas, acompanhamento nas disciplinas Exatas e Específicas, estágios, uso de laboratórios, Complexo de Ciências Agrárias (CCA), projetos de Pesquisa e Extensão, uso das bibliotecas nos cinco câmpus da universidade, entre eles de Araguatins e Augustinópolis e atendimento no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape). As aulas teóricas continuarão acontecendo de forma remota.

As atividas práticas estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19.  Na coletiva, o reitor falou sobre o protocolo elaborado pensando em todos os ambientes das instituições de ensino. “O protocolo regulamenta esse retorno aos laboratórios, obedecendo ao distanciamento, com turmas de menor volume, não passando de 15 alunos.  Eu considero um grande passo esse protocolo, desenvolvido por várias mãos, que recebeu contribuições de várias instituições do Estado”, enfatizou, acrescentando que foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs), máscaras, há álcool em gel produzido pela própria universidade, e haverá disponibilização de termômetros para aferir a temperatura dos usuários dos laboratórios.

O reitor informou, ainda, que essa retomada das atividades beneficiará neste primeiro momento, principalmente, os cursos de Engenharia Agronômica e Enfermagem, que possuem maior retenção de carga horária de aulas práticas. As turmas do 8º e 9º períodos do curso de Enfermagem, Câmpus Augustinópolis, por exemplo, estão com 460 horas de aulas práticas retidas. 

Atividades práticas

A pró-reitora de Graduação (Prograd) da Unitins, Alessandra Ruita Santos Czapski, detalhou que o uso da biblioteca, por exemplo, acontecerá em forma de agendamento e, após o uso do livro, o material ficará em quarentena por cinco dias, para depois ser repassado para outro aluno. Em relação às bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a pró-reitora explicou que serão agendadas pelo coordenador, com envio da solicitação para Prograd, e contarão com número máximo de dez pessoas, com respeito ao distanciamento social e uso de EPIs, além da aferição da temperatura.

Quanto às atividades de estágio que acontecem fora da Unitins, a pró-reitora informou que foi pedido aos coordenadores um levantamento a respeito de cada cenário e estrutura local que recebem os acadêmicos, mas que haverá também a orientação da obrigatoriedade do uso de EPIs. “Nós iremos cumprir e seguir rigorosamente o que foi estabelecido no protocolo, justamente assim que nós iniciaremos gradualmente nossas atividades”, arrematou.

Segurança em saúde

O Protocolo de Segurança em Saúde, anexo à Portaria Conjunta, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da última segunda-feira, 26, determina que haja um controle rigoroso de acesso e permanência às instituições de ensino, adotando medidas para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e os hábitos de higiene como lavar as mãos e desinfectar objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas e corrimão, entre outros.

O acesso aos estabelecimentos de ensino só será permitido com o uso de máscara e, no momento da entrada dos estudantes, os portões dos estabelecimentos deverão ficar abertos para evitar o contato das pessoas no abrir e fechar. Um funcionário da instituição deverá verificar a temperatura dos estudantes e borrifar álcool 70% para higienização de suas mãos.

Todos os corredores e áreas comuns deverão ter pontos de álcool 70%, principalmente junto às portas de entrada das salas de aula e de setores administrativos. O álcool 70% também deve ser disponibilizado em salas de aulas cujas janelas e portas deverão permanecer abertas, favorecendo o fluxo de ar nos ambientes. Fitas adesivas coloridas podem ser usadas para demarcar a distância entre alunos, que deverá ser de 1,5 m. Não deve haver compartilhamento de objetos como canetas, lápis, livros, apontadores, borrachas, entre outros.

Todas as medidas de segurança em saúde obedecem ao Guia de Orientações elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar os sistemas e as redes de ensino na retomada às atividades presenciais, que levam em consideração as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde. Confira o Protocolo de Segurança em Saúde na íntegra aqui. (Josiane Mendes / Foto: Nonato Silva)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias