Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins retoma aulas na próxima segunda, 24

Publicado

em

Veteranos e calouros dos cinco câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso – iniciarão na próxima segunda-feira, 24, o segundo semestre letivo do ano. Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas continuarão acontecendo de forma remota, assim como ocorreu nos últimos meses do primeiro semestre.

A Unitins aguarda o retorno de mais de 1.900 veteranos e o ingresso de 280 novos acadêmicos, que entraram através do Vestibular 2020/2, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e com seleção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas ofertadas foram para os Câmpus Palmas e Paraíso.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que, em maio passado, através de uma consulta realizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) com acadêmicos e docentes, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas com o ensino remoto, e percebeu-se também a predisposição da comunidade acadêmica com “mais de 85% validando a gente continuar este semestre letivo desta forma.”

O reitor fala ainda que a pesquisa gerou uma matriz de ações que a Universidade vem trabalhando desde o mês de julho para que as aulas tenham início no dia 24 de agosto. Dentre elas, a formação continuada para os docentes, com a realização, neste mês de agosto, da Jornada de Imersão Pedagógica, cujo tema foi “Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem”. Foram realizadas web talks com professores renomados no assunto, oficinas e oferta de muito conteúdo e apresentação de ferramentas digitais para oportunizar aos professores conhecimento e reflexões sobre a educação.

“A gente espera que o semestre caminhe bem desta forma. Os colegiados, os professores e coordenadores de cursos estão empenhados nesta retomada das aulas por meio remoto. A gente tem certeza que será um semestre desafiador, mas também será um semestre de resultados efetivos até o final do ano”, destaca o reitor Augusto Rezende.

O calendário acadêmico completo deste semestre letivo, já com as devidas alterações por conta da pandemia e aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pode ser consultado no Portal da Unitins.

Laboratórios

Ainda na pesquisa sobre as aulas remotas, cerca de 10%  dos acadêmicos relataram a dificuldade extrema em terem acesso a ferramentas tecnológicas, como computador, celular ou tablet, e também à internet de velocidade para que pudessem ter acesso às aulas remotas.

Diante disso, a Unitins reabrirá seus laboratórios de informática para que seus acadêmicos possam ter acesso às ferramentas e assim consigam realizar suas atividades. Um protocolo sanitário, respeitando todas as exigências dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, foi construído em conjunto pela Reitoria e direções dos câmpus. O uso dos laboratórios será através de agendamento.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANANÁS: Mulher faz da própria casa “boca de fumo”

Publicado

em

Policiais Civis da 18ª Delegacia de Ananás, comandados pelo delegado Teofábio Alves Siqueira efetuaram na manhã desta terça-feira, 24, naquela cidade, a prisão de uma mulher, de 21 anos por tráfico de drogas.

Conforme a autoridade policial, há algumas semanas os policiais da 18ª DP já estavam investigando a suspeita devido a indícios de que ela estaria utilizando a própria residência como ponto de venda de drogas. Dias depois esse fato foi confirmado.

Desse modo, o Delegado representou junto ao Poder Judiciário por um mandado de busca na residência da mulher, fato que foi acolhido pelo juízo da Comarca Local.

De posse da ordem judicial, os policiais foram até o imóvel no início da manhã de hoje e, após realizarem buscas no interior dos cômodos do imóvel, encontraram uma pequena bolsa contendo 22 porções de droga aparentando ser crack e uma pequena porção de droga do tipo maconha.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida até a sede da 18ª DP onde foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Segundo o delegado Teofábio, a droga encontrada na residência da mesma só confirma que de fato, estava ocorrendo à comercialização da droga no local. “A operação foi exitosa, pois, o mais importante é retirar de circulação a vendedora final do entorpecente, impedindo que a droga chegue as mãos de usuários, o que acaba fomentando a prática de outros crimes como furtos e roubos”, ressaltou a autoridade policial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Casal é preso no Bairro Parque das Estrelas traficando drogas

Publicado

em

As Polícias Militar e Civil prenderam na noite dessa segunda-feira, 23, uma mulher de 28 anos a qual já responde em liberdade por tráfico de drogas em Imperatriz-MA e um homem de 21, acusados de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. As abordagens ocorreram no Bairro Parque das Estrelas, em Sampaio, no Bico do Papagaio.

Os policiais chegaram até aos acusados por meio de denúncia de que na casa da autora ocorria venda de drogas. O suspeito de 21 anos deixava a residência da acusada quando foi preso pelos policiais. Em poder do indivíduo foram apreendidas duas porções de maconha encontradas em seu short.

Na residência da mulher a PM e PC apreenderam um aparelho celular; um rolo de papel alumínio; 50 gramas de maconha, enterradas no quintal da casa, R$ 17,00 em espécie e um comprovante de depósito no valor de R$ 150,00 em favor de uma possível fornecedora de drogas, residente em Imperatriz.

Todo o material apreendido juntamente com os envolvidos foi apresentado na Central de Atendimento da Polícia Civil em Araguatins para as demais providências. O homem foi submetido a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e a mulher foi autuada em flagrante delito por tráfico de drogas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Buritinense é morta pelo marido no Suriname

Publicado

em

Uma mulher identificada como Romênia Brito, de 28 anos, natural de Buriti do Tocantins, cidade do Bico do Papagaio, foi assassinada com vários golpes de faca pelo próprio marido na madrugada de segunda, 23. O caso aconteceu em uma região de garimpo, próximo a Paramaribo, capital do Suriname, onde a vítima morava a 16 anos com o criminoso.

A motivação para o crime teria sido uma suposta traição.

Identificado como Txuca, ele trancou os dois filhos que tem com a vítima em um dos quartos e no outro quarto esfaqueou e matou Romenia.

A população do povoado revoltada com o crime tentou linchar o Txuca. A polícia evitou e prendeu o homem.

Continue lendo
publicidade Bronze