Connect with us

Bico do Papagaio

Unitins retoma aulas na próxima segunda, 24

Publicado

em

Veteranos e calouros dos cinco câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso – iniciarão na próxima segunda-feira, 24, o segundo semestre letivo do ano. Em virtude da pandemia da Covid-19, as aulas continuarão acontecendo de forma remota, assim como ocorreu nos últimos meses do primeiro semestre.

A Unitins aguarda o retorno de mais de 1.900 veteranos e o ingresso de 280 novos acadêmicos, que entraram através do Vestibular 2020/2, que utilizou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e com seleção via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas ofertadas foram para os Câmpus Palmas e Paraíso.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que, em maio passado, através de uma consulta realizada pela Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional (DDPI) com acadêmicos e docentes, foram identificadas as principais dificuldades enfrentadas com o ensino remoto, e percebeu-se também a predisposição da comunidade acadêmica com “mais de 85% validando a gente continuar este semestre letivo desta forma.”

O reitor fala ainda que a pesquisa gerou uma matriz de ações que a Universidade vem trabalhando desde o mês de julho para que as aulas tenham início no dia 24 de agosto. Dentre elas, a formação continuada para os docentes, com a realização, neste mês de agosto, da Jornada de Imersão Pedagógica, cujo tema foi “Ensino Híbrido e Metodologias Ativas de Aprendizagem”. Foram realizadas web talks com professores renomados no assunto, oficinas e oferta de muito conteúdo e apresentação de ferramentas digitais para oportunizar aos professores conhecimento e reflexões sobre a educação.

“A gente espera que o semestre caminhe bem desta forma. Os colegiados, os professores e coordenadores de cursos estão empenhados nesta retomada das aulas por meio remoto. A gente tem certeza que será um semestre desafiador, mas também será um semestre de resultados efetivos até o final do ano”, destaca o reitor Augusto Rezende.

O calendário acadêmico completo deste semestre letivo, já com as devidas alterações por conta da pandemia e aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), pode ser consultado no Portal da Unitins.

Laboratórios

Ainda na pesquisa sobre as aulas remotas, cerca de 10%  dos acadêmicos relataram a dificuldade extrema em terem acesso a ferramentas tecnológicas, como computador, celular ou tablet, e também à internet de velocidade para que pudessem ter acesso às aulas remotas.

Diante disso, a Unitins reabrirá seus laboratórios de informática para que seus acadêmicos possam ter acesso às ferramentas e assim consigam realizar suas atividades. Um protocolo sanitário, respeitando todas as exigências dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, foi construído em conjunto pela Reitoria e direções dos câmpus. O uso dos laboratórios será através de agendamento.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze