Connect with us

Pará

Usuários do Hospital Regional de Marabá-PA são orientados sobre câncer de próstata

Publicado

em

Durante o ‘Novembro Azul’, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), tem intensificado as orientações sobre o câncer de próstata. Nesta quarta-feira, 22, os usuários ambulatoriais, que aguardavam a chamada para exames, participaram de um bate-papo sobre o tema.

Ana Lúcia Ramos, de 44 anos, foi uma delas. Depois de ouvir atenta o alerta, a dona de casa comentou que ainda é grande o número de homens que deixam de ir ao consultório médico porque o exame do toque retal é considerado um tabu. ‘Meu marido é um exemplo disso. Eu o incentivo. Já até marquei consulta, mas ele inventa várias desculpas e não vai. Ele tem 50 anos e não quer fazer o exame’, relatou a usuária.

Segundo o urologista do HRSP, Cassiano Barbosa, o exame é rápido e indolor. ‘A partir dos 50 anos, o homem precisa começar a fazer exame de PSA e de toque retal. Se houver histórico familiar de câncer de próstata, é a partir dos 45 anos’, explicou o médico. Além de detectar o câncer, o exame ajuda a identificar outros problemas de saúde, como prostatite (inflamação na próstata) e feridas na região anorretal.

Sensibilização

Na próxima quinta-feira, 30/11, as orientações serão repassadas aos colaboradores do hospital pela equipe do Serviço Psicossocial. Também como forma de sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce, até o final deste mês, o Hospital Regional do Sudeste do Pará está iluminando a sua fachada na cor azul em alusão ao movimento ‘Novembro Azul’.

Público e gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ao longo do ano, o HRSP realiza outras ações de educação em saúde, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população da região, como os projetos ‘Saúde na Escola’, que leva informação a crianças e adolescentes, e ‘Hospital Regional Amigo da Comunidade’, que aproxima a unidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na zona rural e comunidades em situação de vulnerabilidade. (Aretha Fernandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Empresários e advogado são presos suspeitos de prostituição e aliciamento de adolescentes

Publicado

em

Dois empresários e um advogado foram presos na primeira fase da operação “Book Rosa”, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), da Polícia Civil em Parauapebas, sudeste do Pará, nesta quarta (23). Eles são acusados de participação em um esquema de aliciamento e prostituição de adolescentes. Os presos devem responder por estupro e prostituição de vulneráveis.

Os presos são Mauro de Souza Davi, o Marola, empresário da área de shows; Eduardo Liebert Araújo dos Santos, empresário do ramo de segurança patrimonial e o advogado Antônio Araújo Oliveira foram presos. Três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos pela operação.

Uma quarta pessoa com prisão decretada pela 2ª Vara Criminal de Parauapebas está foragida. Segundo as investigações, era quem aliciava as vítimas.

A delegada titular da Deam, Ana Carolina Carneiro, disse que os abusos eram corriqueiros. “Detectamos três alvos que abusavam dessas adolescentes de forma muito corriqueira, então eles estavam sempre incentivando, pedindo para elas levarem outras vítimas, outras meninas, menores, e quanto mais novas, mais dinheiro eles ofereciam”, detalha.

De acordo com a delegada, três adolescentes foram identificadas e encaminhadas para o acolhimento junto aos órgãos responsáveis. Outra adolescente citada em depoimentos ainda não foi localizada.

“Essa é a primeira parte da operação, terão outras onde nós vamos identificar outras pessoas, que exploraram sexualmente dessas adolescentes”, afirma a delegada.

O advogado Antônio Araújo nega todas as acusações. A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa dos outros dois presos.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Toni Cunha se encontra com Roberto Jeferson e reafirma total oposição a Helder

Publicado

em

Nesta quarta, dia 23, o deputado estadual Toni Cunha, esteve na sede nacional do PTB, onde foi recebido pelo presidente, Roberto Jeferson.

Toni Cunha disse que assim como o presidente estadual, deputado Josué Bengtson, Jeferson garantiu independência, na defesa das posições do parlamentar na ALEPA. O deputado paraense reafirmou absoluta oposição ao Governo Helder Barbalho (MDB), independente de decisões partidárias. Cunha chamou o Governo Helder de “O pior governo da história do Pará”.

A deputado ainda foi duro e reforçou os ataques ao governador Helder Barbalho. “De longe, o de maior número de escândalos de corrupção já visto em nosso Estado. Temos que virar, de vez, essa página triste da vida do Estado do Pará”, finalizou.

Continue lendo

Pará

MARABÁ: Polo UAB DA UFPA retoma Processo Seletivo Especial 2021

Publicado

em

A Universidade Federal do Pará (UFPA) torna pública a reabertura dos procedimentos referentes ao primeiro Processo Seletivo Especial de 2021 (PSE 2021-1) destinado ao ingresso de discentes nos cursos de graduação da UFPA na modalidade de Educação a Distância. O processo seletivo teve suas atividades suspensas em virtude das restrições estabelecidas para atividades presenciais na Universidade, a partir da adoção da Bandeira Laranja, em todos os campi, na data de 28 de janeiro, conforme orientação do Grupo de Trabalho da UFPA sobre o Novo Coronavírus. A retomada do novo cronograma iniciará com a aplicação da prova de Conhecimentos Gerais, que ocorrerá em 27 de junho de 2021 (domingo), no horário das 14h às 18h30, respeitando todas as medidas de segurança sanitária exigidas pela OMS, bem como, acatando as orientações do Grupo de Trabalho da UFPA.

Após horário de início das provas, os candidatos deverão permanecer obrigatoriamente, pelo menos, por (1) uma hora na sala de aplicação antes de deixá-la em definitivo. O cronograma atualizado e os locais de prova serão divulgados no dia 21 de junho de 2021, na página de acompanhamento do candidato, no site do Centro de Processos Seletivos.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze