Connect with us

Maranhão

Vendas no Maranhão aumentam 5,8 % em 2020, diz IBGE

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa quinta-feira (8) a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), referente ao mês de agosto de 2020. A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país.

Em relação ao Maranhão, em agosto de 2020, frente a julho/2020, com ajuste sazonal, o índice de volume de vendas ficou na casa de +5,8%, número esse um pouco maior do que o detectado no mês anterior: +5,1%. Já são quatro meses consecutivos de elevação no volume de vendas no Maranhão, de maio a agosto, depois de três meses de queda: fevereiro (-0,5%), março (-5,5%) e abril (-13,1%). As duas Unidades da Federação (UFs) que apresentaram os maiores aumentos nessa base comparativa temporal no mês de agosto foram AC (+15,6%) e RO (+12,8%). Duas UFs tiveram redução no volume de vendas nessa base de comparação temporal, a saber: RS (-0,2%) e no TO (-2,4%).

Em relação ao índice que compara mês/mesmo mês do ano anterior (agosto de 2020/agosto de 2019), no Maranhão foi detectado avanço no volume de vendas de 23,5%. No mês anterior, julho/2020, houve elevação no volume de vendas de 21,4%. Dentre todas as 27 UFs, o Maranhão teve a terceira melhor performance, sendo superado somente pelo AC (+26,1%) e pelo AP (25,4%). No mês anterior, o Maranhão tinha obtido a segunda melhor performance dentre as 27 UFs, quanto ao índice do volume de vendas nessa base de comparação temporal.

Na base comparativa no ano, isto é, o volume de vendas de janeiro a agosto de 2020 em relação ao mesmo período de 2019, o Maranhão apresentou uma taxa positiva no volume de vendas, 3,8%.

Quanto ao acumulado nos últimos 12 meses (setembro de 2019 a agosto de 2020 cotejado com setembro de 2018 a agosto de 2019), o índice de volume de vendas no Maranhão teve alta de 2,5%, acima da média nacional: +0,5%. No mês findo em julho de 2020, o acumulado dos últimos 12 meses no Maranhão estava em 0,5%.

No Maranhão, na comparação agosto/2020 com mês imediatamente anterior (julho/2020), o volume de vendas do comércio varejista ampliado apresentou um aumento no volume de vendas na ordem de 4,7%, taxa essa um pouco menor do que a ocorrida no mês anterior, que foi de 6,3%. Foi o quarto mês consecutivo de aumento. Essas taxas positivas foram antecedidas por dois meses de taxas negativas: em março (-17,1%) e abril (-7,1%).

Nesse indicador de base temporal, a UF com maior taxa de elevação no volume de vendas foi PI (+20,2%), seguida pelo AC (+12,6%). A UF com taxa negativa mais acentuada foi RR (-1,4%).

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, agosto de 2020/agosto de 2019, no Maranhão, foi detectada elevação no volume de vendas, 20,0%, terceiro maior número dentre as 27 UFs. Desde junho que vem havendo reversão de taxas negativas detectadas de fevereiro a maio. As duas UFs que apresentaram aumentos no volume de vendas maior que o observado no Maranhão foram: PA (21,4%) e AC (20,7%).

Na base de comparação em que se leva em conta o ano de 2020 (janeiro a agosto com igual período do ano anterior), o volume de vendas acumulado nem cresceu nem diminui no Maranhão: 0,0%. Com esse número, o estado começa a sair de uma trajetória de queda nessa base de comparação temporal.

No acumulado dos últimos 12 meses (setembro de 2019 a agosto de 2020 comparado com setembro de 2018 a agosto de 2019), o recuo, no Maranhão, foi de 20,3%. Quedas mais significativas foram observadas em PI (-6,2%) e SE (-6,5%).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

É proibido acesso a área de segurança da UHE de Estreito, informa CESTE

Publicado

em

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Sine Municipal já realizou mais de 60 mil atendimentos em 2020

Publicado

em

No primeiro semestre, o Sine Municipal de Imperatriz registrou a marca de 67 mil atendimentos realizados na cidade. Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, Covid – 19, os trabalhos do órgão foram mantidos para garantir o atendimento de toda população.

Esses atendimentos dizem respeito ao encaminhamento para vagas no mercado de trabalho, convocações e seleções, entre outros serviços. Só de trabalhadores cadastros no sistema do Sine, são 49.457. Vale ressaltar que o Sine Municipal também atende pessoas de outros municípios.

O horário de funcionamento é das 8h até às 12h, de segunda-feira à sexta-feira. Para a solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador deve ter em mãos RG, CPF, Carteira de Trabalho e Requerimento do Seguro Desemprego (quem não possui, pode solicitar ao seu empregador).

O Sine Municipal está localizado na rua Coriolano Milhomem, sala anexa ao Estádio Frei Epifânio, no Centro.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Iluminação da nova Rua Cauamé no Parque Santa Lúcia recebe modernização

Publicado

em

Após receber obras de pavimentação em bloquetes, meios-fios e sarjetas, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, inicia trabalho de modernização do sistema de iluminação pública da Rua Cauamé, no Parque Santa Lúcia.

Objetivo é substituir antigas luminárias de vapor de sódio pelas econômicas e eficientes lâmpadas de LED que oferecem mais luminosidade e segurança aos moradores da Rua Cauamé. “Esse trabalho é essencial à população, pois gradualmente o município tem feito à modernização do sistema de iluminação pública de ruas e avenidas de Imperatriz”, garante o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho.

Ele informou também que o município modernizou para LED a iluminação da movimentada Avenida das Constelações, via de acesso a faculdades, órgãos da justiça e a diversos outros bairros.

“Essa avenida foi recentemente ampliada e recapeada pela Prefeitura de Imperatriz. Além disso, recebeu nova sinalização viária com divisão de fluxo, instalação de tachões refletivos e placas de regulamentação realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran”, destacou.

A Prefeitura expandiu ainda a iluminação de LED para a Avenida Tapajós, interligando a Avenida Itaipu, no Parque Santa Lúcia. Obra beneficiada centenas de moradores com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio. 

Vila Independência

A Prefeitura de Imperatriz entregou ainda a obra de modernização do sistema de iluminação pública das ruas do Parque Independência, substituindo as antigas luminárias, passando a oferecer mais luminosidade e segurança à população. As ruas do bairro também receberam reforço da sinalização viária.

Continue lendo
publicidade Bronze