Tocantins
Vereador suspeito de participação em assalto a casa de PM é solto
O vereador de Bandeirantes do Tocantins, Artur Santos Carneiro (PDT), de 22 anos, suspeito de participar de um assalto à casa de um capitão da Polícia Militar em Colinas do Tocantins, foi solto nesta quinta-feira (31). O vereador ficou preso por dez dias e, de acordo com parentes, ele teria sido torturado durante o tempo em que esteve em poder de três policiais militares. O pai do vereador, Fernando Carneiro, disse que já solicitou que a agressão seja investigada e que os culpados sejam punidos.
Parentes do vereador informaram que ele foi solto em função de um ‘habeas corpus’ concedido pela justiça. Segundo eles, o parlamentar está com diversos hematomas, duas costelas quebradas e a audição do ouvido esquerdo comprometida. O pai disse que ele também está abalado psicologicamente e precisará de acompanhamento. “Meu filho está muito assustado e não consegue dormir direito. Quando ele consegue dormir acorda espantado”, explica.
O vereador foi preso no último dia 21. Ele é suspeito de assaltar a casa do capitão da Polícia Militar, Moacir Sotero Junior, junto com outros dois homens. Durante o assalto, o grupo teria levado cerca de R$ 500 mil em joias que pertenceriam à mulher do capitão, que revendia os produtos.
Para o pai do vereador, a ação que teria sido feita por policiais militares em Colinas do Tocantins foi “brutal”. “O Artur é inocente. Ele estava no lugar errado, na hora errada. A tortura é uma coisa que não se faz. Esse trauma vai acompanhar meu filho para o resto da vida dele. Atrapalhou um jovem com um futuro brilhante. A população aqui em Bandeirantes está comovida com a situação. A PM usou de um método ultrapassado”, lamenta.
Fernando informou que ofereceu denúncia contra o capitão à Corregedoria da Polícia Militar do Tocantins e ao Ministério Público Estadual.
Resposta
O corregedor-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Eurivan Francisco Lima, confirmou o recebimento da denúncia no dia 29 deste mês, e disse que a corregedoria está coletando informações sobre o caso. Lima explicou que a corregedoria tem um prazo de 50 dias corridos, a partir do recebimento da denúncia, para concluir a investigação.
O Ministério Público Estadual também confirmou que foi procurado pelo pai do vereador. Um dos promotores que acompanham o caso, requereu à Polícia Civil que investigue a denúncia. A delegada responsável pelas investigações ainda não foi localizada para dar informações sobre o inquérito.
Volta à rotina
Os parentes de Artur disseram que ele vai passar por uma bateria de exames para verificar o estado de saúde do parlamentar. O pai do vereador informou que o jovem deve reassumir o cargo na Câmara, e voltar a frequentar as aulas na faculdade de odontologia na próxima semana. Fernando disse que o filho irá se pronunciar sobre o caso assim que estiver recuperado das agressões. (G1)

Tocantins
PALMAS: Rumo ao Lockdown. “Se organizem”
Tocantins
Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.
Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.
Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.
Clique AQUI e veja o boletim completo.
Tocantins
Superintendente do Sebrae Tocantins discute projetos para MPE em Brasília

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira, 25/02, em Brasília-DF com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça. Na pauta foram discutidos projetos importantes e de interesse das micro e pequenas empresas que estão em andamento no Congresso.
Moisés Gomes comentou que estes projetos que estão em discussão irão contribuir com um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento e a produtividade dos pequenos negócios num momento tão delicado como este causado pela pandemia.
“Aproveitamos também para discutir pontos importantes relacionados à implantação abrangente do Cidade Empreendedora no país. Este projeto terá o objetivo de tornar os municípios muito mais competitivos na gestão pública e no fomento ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o superintendente, acrescentando que no mês de março iniciará um circuito de visitas nos municípios tocantinenses para tratar sobre esta pauta.