Maranhão
Viajantes morrem em Açailândia-MA após carros colidirem e pegarem fogo
Um acidente entre dois veículos, no fim da tarde deste domingo (10), terminou com várias pessoas mortas e apenas um sobrevivente. Os dois carros colidiram quando travegavam pela BR-222, nas proximidades de Açailândia, distante 550 km de São Luís. O impacto foi tão forte que os veículos rapidamente foram consumidos pelo fogo.
Pelas informações iniciais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um dos veículos estava uma família e todas as pessoas neste veículo morreram no local. Por conta da gravidade do acidente, até o início da noite, não havia sido confirmado o número de pessoas mortas.
Ainda neste fim de semana, outro acidente terminou com morte. Em Riachão, na BR-230, distante 865 km de São Luís, uma colisão terminou com a morte de Cleiton Rodrigues da Cruz, que estava na garupa de uma moto. O condutor da moto, Raimundo de Aquino Moraes, de 28 anos, foi encaminhado ao hospital com lesões graves.
Outra rodovia federal bastante movimentada neste feriadão no Maranhão foi a BR-135, que dá acesso a São Luís. Contudo, até o início da noite deste domingo, nenhum acidente de grandes danos havia sido registrado. Contudo, o fluxo intenso fez com que a PRF realizasse intervenções em diversos momentos para organizar o trânsito.

Maranhão
AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.
O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.
Maranhão
AÇAILÂNDIA: Halan Nobre assume direção do SAAE

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, deu posse na sexta, 26, ao novo diretor executivo do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE). Halan Nobre é engenheiro civil, biólogo, técnico em agropecuária e tem pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. ⠀
Halan Nobre é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Açailândia. Atuou nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Atualmente estava como diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Urbana, cuidando diretamente do Código de Obras e Código de Postura do município.
Maranhão
STF manda Governo Bolsonaro ajudar a custear leitos de UTI Covid no Maranhão
A ministra Rosa Weber determinou que o Ministério da Saúde volte a financiar leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no estado do Maranhão.
No caso do Maranhão, cerca de 216 leitos haviam sido desabilitados em dezembro. No Twitter, o governador Flávio Dino, do PC do B, comemorou neste domingo a decisão:
“STF deferiu liminar determinando ao Ministério da Saúde repasses financeiros relativos a LEITOS de UTI no Maranhão. Ou seja, fica evidenciado que não se cuida de um “favor”, e sim de um DIREITO dos estados e um DEVER do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS.”
