Connect with us

Bico do Papagaio

Vistoriada ponte sobre o Rio Tocantins que liga São Miguel à Imperatriz

Publicado

em

pontePor determinação da governadora Roseana Sarney, a Secretaria de Estado de Infraestrutura – Sinfra, iniciou uma vistoria técnica na ponte sobre o Rio Tocantins, obra construída pelo Governo do Maranhão que deve ser inaugurada na primeira semana de dezembro. A vistoria foi feita pelo engenheiro José Lauro Braga, superintendente de Planejamento Rodoviária da Sinfra, e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento do Sul do Maranhão, Adhemar Freitas.

José Lauro explicou que, a última vistoria será feita no dia 30, prazo final para que a construtora responsável pela obra entregue a ponte, seus acessos e toda a infraestrutura secundária estão prontas.

A obra está dentro do cronograma. Estamos procedendo à primeira vistoria, das duas programadas para a etapa final da obra, e constatamos que restam apenas pequenos acabamentos, explicou o engenheiro da Sinfra.

A orientação da governadora Roseana Sarney é de que essas vistorias sejam realizadas dentro dos mais rigorosos padrões técnicos, visando primeiramente a segurança de pessoas e veículos que irão trafegar pela ponte, acrescentou o secretário Adhemar Freitas. O Governo do Estado, segundo Freitas, ainda não definiu a data exata da inauguração da ponte, mas será entre o dia 1º e 7 de dezembro, acrescentou.

Dados

Iniciada em 2006 e deixada inacabada pelo governo anterior, a ponte sobre o Rio Tocantins, ligando Imperatriz ao município de São Miguel do Tocantins – TO, tem uma extensão de 1.020 metros. São 2,6 quilômetros de acesso do lado maranhense – e uma ponte de 90 metros sobre o riacho Cacau, no território imperatrizense, e 6,6 quilômetros na margem tocantinense.

Para a ponte foram projetadas duas faixas de tráfego de 4,95m de largura cada uma e dois passeios laterais. Seu projeto foi concebido de modo a não prejudicar o livre fluxo de embarcações no Rio Tocantins. O vão central mede 140 metros e é sustentado por cabos de aço ancorados em torres.

Nesse vão, a altura entre o maior nível d’água e a parte inferior da viga da ponte é de 30 metros. A obra já é o principal cartão postal de Imperatriz, devido a sua grandeza e beleza. (FM Nativa)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

IMPERATRIZ: Policial diz que tiro em médico foi acidental e provocado por desavença com amigo

Publicado

em

Momento em que Adonias sai da delegacia para fazer exame de corpo de delito

Após ser preso, na noite desta terça 27, o policial militar Adonias Sadda, acusado de matar o médico, Bruno Calaça, de 23 anos, na madrugada da última segunda, 26, em uma festa na cidade de Imperatriz, na região Tocantina, no Maranhão, foi levado para prestar depoimento na delegacia, depois conduzido para exame de corpo de delito e colocado a cela do 3º Batalhão da Polícia Militar.

Nesta quarta, 28, ele deve ser ouvido novamente pelo delegado Praxisteles Martins e detalhar sua versão.

Após ser preso, o militar disse que o tiro foi acidental e relatou que antes do crime, aconteceu uma desavença entre um de seus amigos que aparece nas imagens da câmera de segurança no momento do crime e o médico.

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Homem de 61 anos é a 8ª vítima da Covid

Publicado

em

A oitava morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do papagaio, foi oficializada pela Secretaria de Estado da saúde (SES), nesta quarta, 28, por meio de seu Boletim Epidemiológico.

A vítima é uma home de 61 anos, sem comorbidades. Ele morreu no dia 24 de junho no Hospital Regional de Porto Nacional.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Conselho de Educação aprova curso de Medicina na UNITINS. Carlesse e Amélio comemoram

Publicado

em

No final da tarde desta terça-feira, 27, o Conselho Estadual de Educação aprovou, em sua 414ª Sessão Plenária, a autorização do funcionamento do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), que será ofertado no campus de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio.

O governador Mauro Carlesse (PSL) e o deputado estadual Amélio Cayres (SD), que se empenharam diretamente em todo o processo de articulação, comemoraram a decisão.

Carlesse já solicitou ao reitor da Unitins, Augusto Rezende, providências para a realização do primeiro vestibular o quanto antes.


“Temos muito o que comemorar pois é mais um sonho que aos poucos vai se tornando realidade. Em breve vamos lançar o primeiro vestibular e assim dar a oportunidade para que nossos jovens possam cursar Medicina, de forma gratuita, lembrando que 50% das vagas vão ser destinadas para alunos de escolas públicas. É uma conquista não só do Governo através da nossa universidade Estadual, a Unitins, mas de toda a comunidade tocantinense, em especial da região do Bico do Papagaio, que não vai precisar mandar o filho para fora do Estado ou até mesmo para fora do país para alcançar essa formação”, destaca o governador.

Amélio reforçou que será uma sonho e um passo de desenvolvimento para a região. “Na verdade é um grande sonho, uma grande realização poder ter participado diretamente da concretização de tudo isso. Sei que cada minuto de empenho valerá apena, porque nossa região vai experimentar um desenvolvimento extraordinário. Não posso deixar de agradecer, tudo o que o governador Carlesse fez, para que isso se tornasse realidade. Ele deu provas claras, que se importa com nossa região e com o desenvolvimento dela”, disse o parlamentar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze