Connect with us

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carga irregular de mudas frutíferas é apreendida

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu, nessa segunda-feira, 17, no município de Wanderlândia, na região norte do Estado, uma carga com mudas frutíferas irregulares que estavam sendo comercializadas de maneira ambulante na cidade. O proprietário foi multado em R$ 3,6 mil pela infração e em mais R$ 3,6 mil por dificultar e embaraçar o trabalho da fiscalização. As mudas serão destruídas nesta terça-feira, 18, no aterro sanitário da cidade.

Segundo o supervisor da área vegetal da Adapec de Araguaína, José Carlos Reis, os fiscais da Agência já estavam a procura deste veículo na região, uma vez que houve denúncia sobre a comercialização de mudas em Araguaína no domingo, 16, mas não foi possível localizar o veículo. “O comércio ambulante de mudas de plantas é proibido por lei, por isso emitimos um alerta na região e conseguimos localizá-lo em Wanderlândia. Na abordagem, o condutor apresentou a Permissão de Trânsito Vegetal emitida pelo Estado de Goiás, porém, o documento estava vencido”, relatou José Carlos.

Ainda de acordo com José Carlos, o proprietário da carga ofereceu resistência à fiscalização e a Polícia Militar (PMTO) foi acionada para que o serviço da Agência fosse concluído. A Adapec ressalta que a apreensão e a destruição das plantas visam preservar o patrimônio fitossanitário do Tocantins, conforme orienta a legislação, já que plantas nestas condições podem trazer pragas que não existem no Estado para as culturas e causar grandes prejuízos econômicos.

A Adapec orienta produtores rurais, comerciantes e consumidores para o perigo da comercialização, aquisição e uso de mudas oriundas de comércio ambulante, pois não possuem origem comprovada e nem garantia de identidade, qualidade, sanidade e produtividade.

As mudas devem ser adquiridas de viveiros inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cadastrados na Adapec. (Welcton de Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Corpo é encontrado boiando no Rio Tocantins

Publicado

em

O corpo de um jovem de 19 anos foi encontrado boiando no rio Tocantins, município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. A Polícia Militar acredita que ele faça parte de um grupo criminoso e que tenha sido morto após troca de tiros com a polícia, na última quarta-feira (24).

A PM informou que o confronto foi registrado no rio Tocantins. Cerca de três homens suspeitos de praticar furtos e roubos em Sampaio, norte do estado, tentavam atravessar o rio Tocantins em uma embarcação, quando foram abordados por militares.

Ao serem surpreendidos, teriam reagido e trocado tiros com policiais. Um dos suspeitos foi atingido e morreu na embarcação. Os outros teriam caído na água e desaparecido.


O corpo do jovem foi localizado na sexta-feira, 26, perto dos povoados Jatobal e Angical. A informação só foi divulgada neste sábado.

A polícia informou que o grupo é suspeito de vários assaltos. Eles entravam nas residências, agrediam as vítimas e depois fugiram em embarcações.

O outro suspeito continua desaparecido. Durante a operação, militares localizaram na canoa um revólver com munições deflagradas, duas espingardas de fabricação caseira e vários objetos furtados como facas, eletrodomésticos, bicicletas e até um botijão de gás.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Prefeitura proíbe circulação de veículos pesados em vias da cidade

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 29, está proibido na cidade de Axixá, no Bico do Papagaio, o tráfego de veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a dez toneladas, por toda a extensão da Avenida Elza Legal e das Ruas São José e 13 de Maio, independentemente do tipo de veículo, ficando orientado que o mesmo deverá ser feito nas vias transversais ou adjacentes.

A Prefeitura Municipal informou que a medida, visa diminuir os danos ao patrimônio público e prejuízos financeiros, dificuldades de locomoção e de prestação emergencial de socorro, e ainda, risco aos pedestres na travessia das ruas, que tem sido provocada pelo trânsito de veículo com grande peso.

Quem infringir o Decreto serão autuados em conformidade com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANANÁS: Posto do DETRAN e Núcleo de Identificação são inaugurados

Publicado

em

Como parte da política de descentralização dos serviços público da esfera estadual, o governador do Estado do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, entregou à população de Ananás, no Bico do Papagaio, neste sábado, 27, o Posto de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e o Núcleo de Identificação Civil. A iniciativa visa facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelos respectivos órgãos.

As unidades representam  uma antiga demanda reclamada pela população e vai atender ainda os moradores de cidades circunvizinhas como Cachoeirinha, Angico, Riachinho, que somam de mais de 20 mil habitantes.

A expectativa da gestão ao implantar o posto do DETRAN na cidade é melhorar o atendimento à população tocantinense, facilitando o acesso e ampliando a disponibilização dos serviços relacionados ao órgão estadual de trânsito na região. Essa é a trigésima quarta unidade do Detran no Estado.


Quanto aos núcleos de Identificação, o Tocantins passa a contar com 79 unidades de atendimento para emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade. Os serviços são coordenados pela Superintendência de Polícia Científica, por meio do Instituto de Identificação, instituições ligadas à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Ao defender a política de descentralização dos serviços públicos, em prática na sua gestão, o governador Wanderlei Barbosa explicou que o Tocantins não para e que ao interiorizar os serviços com a implantação da representação dos órgãos em cidades polos vai proporcionar cidadania e facilitar a vida dos usuários que necessitam dos serviços dos órgãos estaduais.

“Descentralizar os serviços para aproximar das pessoas é um ato de cidadania e uma missão de Governo. Já fazíamos esse trabalho e agora estamos aperfeiçoando para prestar um serviço melhor aos tocantinenses. As parcerias são fundamentais e tenho falado aos prefeitos que faremos um trabalho confiando na capacidade administrativa de cada um, porque estabelecer parceria é confiar nos prefeitos e nas suas capacidades de gestão”, frisou o governador.

Para o prefeito de Ananás, Valdemar Batista Nepomoceno, a implantação dos dois órgãos foi importante é constitui um sonho realizado não só para Ananás, mas para todas as cidades circunvizinhas. “São mais de 25 mil pessoas que estão sendo beneficiadas. Quantas vezes os usuários tiveram que se deslocar a outros centros com todas as dificuldades para realizar um serviço do Detran ou no Centro de Identificação! Agora esses serviços estão bem próximos, portanto, essas parcerias são importantes e demonstram a sensibilidade do governador Wanderlei ao estabelecer essa descentralização dos serviços”, frisou o prefeito.

O presidente do Detran, Paulo Roberto de Castro Nogueira, destacou que a descentralização dos serviços do órgão vai proporcionar satisfação à população. “Essa unidade que inauguramos é uma demonstração disso. Vai atender mais de 35 mil pessoas e o que queremos é prestar o melhor serviço possível. A nossa meta é levar esses serviços a todos os municípios tocantinenses”, disse.

O secretário de Segurança  Pública, Wlademir Costa, ressaltou que essa aproximação dos serviços do órgão da população é uma forma de proporcionar cidadania às pessoas. “Implantar esse Núcleo de Identificação vai permitir que as pessoas tenham acesso ao documento de identidade é garantir sua cidadania. É isso que o Governo do Tocantins está proporcionando às pessoas aqui da região”, pontuou o Secretario.

Inauguração

Ainda em Ananás o Governador Wanderlei Barbosa participou da inauguração da recuperação da estrada vicinal, bueiros e aterros que dão acesso aos Projeto de Assentamentos Antônio Alves Moreira, Luar do Sertão é Cacuri. As obras foram realizadas com recursos do Governo federal é do município de Ananás.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze