- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 16 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Alunos de Eletromecânica apresentam projetos inovadores em feira de ciências

Mais Lidas

Alunos do curso de Eletromecânica do posto avançado de Xambioá do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foram desafiados a criar projetos de inovação que combinam mecânica e elétrica para facilitar a vida das pessoas e aumentar a performance de processos industriais. Com a finalidade de apresentar os projetos desenvolvidos, o SENAI realizou uma feira de ciências na unidade.

A turma desenvolveu projetos que variam desde conceitos simples de mecânica e elétrica, como metrologia, desenho técnico, montagem de sistemas mecânicos e elétricos, até conceitos avançados, envolvendo cálculos elétricos, termodinâmica, resistência dos materiais, fluídos e tubulação, redução de engrenagem e polias, usinagem de precisão, solda e programação de arduino.

Entre os projetos apresentados, destaca-se o Motor Stirling, que visa a uma forma barata de obter energia mecânica rotacional para pequenos produtores; o Elevador Mecânico, que tem como objetivo a saúde ergonômica e o deslocamento de funcionários em empresas; a Esteira Transportadora, que facilita o carregamento e descarregamento de caminhões e o transporte industrial; a Garra Hidráulica, que visa o descolamento de cargas e insumos para aumentar o processo industrial; o Rompedor Elétrico, uma forma de oferecer maior segurança para funcionários de empresas de mineração; o Gerador de Energia Eólica, com o objetivo de levar mais conforto para pessoas sem energia; e o Amassador de Latinhas Hidráulico, para facilitar a vida de pessoas que têm como sua principal renda a venda de alumínio.

O instrutor do curso, o engenheiro mecânico João Victor, contou que “foram desafiados a realizarem projetos de inovação, envolvendo mecânica e elétrica com um único objetivo: facilitar a vida das pessoas e aumentar a performance de processos industriais. Desenvolvendo desde conceitos simples de mecânica e elétrica, como metrologia, desenho técnico, montagem de sistemas mecânicos e elétricos, até conceitos avançados, envolvendo cálculos elétricos, termodinâmica, resistência dos materiais, fluídos e tubulação, redução de engrenagem e polias, usinagem de precisão, solda e programação de arduino”.

Um dos alunos do curso, Júnior Rocha, que é torneiro mecânico em um frigorífico da cidade, colaborou no desenvolvimento da Garra Hidráulica. Ele explicou que o projeto foi criado a partir de uma situação problema que a empresa tem no abastecimento de lenha da caldeira. “Hoje é realizado de forma manual por três operadores, podendo causar doenças do trabalho devido levantamento excessivo de peso durante jornada de trabalho, com isso foi realizado essa maquete visando equipamento em forma de groa mecanizada trazendo mais segurança, minimizar mão de obra e custos”, disse o aluno.

Outro aluno do curso, Henrique Borges, que é operador de máquinas pesadas em uma mineradora de Xambioá, explicou que o projeto do rompedor surgiu devido à necessidade em algumas empresas de fabricação de calcário dolomítico, ser feito manualmente por pessoas usando marreta, causando grandes acidentes como esmagamento de membros, lesões nos braços e pernas, projeção de material entre outros. “Com isso decidimos criar um rompedor de pequeno porte elétrico para atender essa demanda. Nosso projeto é feito de um protótipo usando como base um modelo real, porém hidráulico. Apenas copiamos o modelo hidráulico redimensionando seu tamanho devido à necessidade de cada empresa, passando ele para elétrico. Nosso modelo apresentado no curso de eletromecânica da unidade de Xambioá foi feito usando servos motores e rádio controlador de aeromodelismo, e sua estrutura foi feita toda em acrílico de 5 milímetros”, explicou Henrique.

O SENAI adota uma metodologia própria que coloca o aluno como protagonista da sua história. O centro do processo de aprendizagem é a MSEP – Metodologia SENAI de Educação Profissional. O evento contou com a presença de pais, alunos, professores e autoridades locais que puderam prestigiar a criatividade e o empenho dos alunos em seus projetos. A iniciativa do SENAI de Xambioá incentiva a inovação e o desenvolvimento de novas soluções para facilitar a vida das pessoas e melhorar a eficiência dos processos industriais. (Brener Nunes)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias