Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: De mãos dadas, estudantes fazem SOS pelo Araguaia que está secando

Publicado

em

Estudantes de Xambioá gravaram um clipe na manhã desta terça-feira, 10, para chamar a atenção para a situação do rio Araguaia. Com a forte seca, a água desapareceu e bancos de areia surgiram no rio. Preocupados com a situação, professores e cerca de 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Bonifácio participaram da gravação.

De mãos dadas os participantes fizeram o símbolo SOS, que é usado mundialmente como pedido de socorro. Eles se posicionaram em meio ao rio e cantaram de mãos dadas a música ‘Planeta água’ que fala sobre a importância da água para a vida na Terra.

A estudante de 15 anos, Joana da Silva Aguiar, descreveu a manhã como marcante para a vida dela. “Para sobreviver precisamos de água e a fonte aqui [Xambioá] é o Araguaia. Todos nós estudantes estamos com o mesmo pensamento e queremos cuidar dele. Foi muito forte e sei que de alguma forma estou fazendo minha parte para preservar”.

O coordenador pedagógico da escola, Cosmo Nascimento Silva, diz que levou os alunos para o rio para que eles reflitam sobre as próximas gerações. “Eles precisam ver de perto a situação, ver como o rio está. Assim vão pensar sobre o rio que querem deixar para seus próprios filhos e para as próximas gerações”.

Com o clipe editado, a escola pretende encaminhar as imagens para autoridades locais e estaduais para que alguma atitude seja tomada a respeito do rio. “Nós moramos ao lado do rio, mas o cuidado com ele tem que partir de todos. O Rio Araguaia não pode morrer”, finaliza o coordenador.

Situação do Rio Araguaia

O Araguaia nasce em Goiás e percorre 2,1 mil, até se encontrar com o rio Tocantins na divisa com o Pará. Em alguns pontos, as águas chegam a apenas 20 centímetros.

Em Xambioá, o nível do rio baixou cerca de 2 metros e grandes bancos de areia estão se formando no meio do afluente. “Quem é que disse que um dia eu ia ver meu Araguaia assim? Seco desse jeito”, lamentou Cleonice Oliveira Barros, que tem um comércio em Xambioá.

A seca na bacia do rio Araguaia tem causado grandes consequências na Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. A força das águas desapareceu e caminhonetes conseguem atravessar a seco de uma margem a outra. Os índios que vivem no local não estão mais encontrando peixes para sobreviver.

No Bico do Papagaio, há algumas semanas uma moradora gravou um vídeo atravessando o rio em uma caminhonete. Já no parque Estadual do Cantão, a areia tomou conta da paisagem e o que restou de água se resume a um córrego raso.(G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Militar muda de direção

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 26, aconteceu a solenidade de passagem de direção do Colégio Militar (CM) Unidade VI, de Araguatins, no Bico do Papagaio. O tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida passou a gestão ao 2º tenente, Antônio Cláudio Pereira da Silva.

O evento contou com a presença dos militares lotados na Unidade Educacional (UE), dos funcionários civis da instituição de ensino, e equipe de alunos da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da banda marcial do Colégio Militar.

Além da transição, a cerimônia também foi de despedida do diretor, tenente-coronel Márcio, que esteve à frente da escola desde o início do ano de 2018. O oficial deixa a função e vai para Reserva Remunerada (RR) após assinar requerimento ao completar seus 30 anos de Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze