- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: De mãos dadas, estudantes fazem SOS pelo Araguaia que está secando

MEIO AMBIENTE

Mais Lidas

Estudantes de Xambioá gravaram um clipe na manhã desta terça-feira, 10, para chamar a atenção para a situação do rio Araguaia. Com a forte seca, a água desapareceu e bancos de areia surgiram no rio. Preocupados com a situação, professores e cerca de 200 alunos do ensino médio do Colégio Estadual José Bonifácio participaram da gravação.

De mãos dadas os participantes fizeram o símbolo SOS, que é usado mundialmente como pedido de socorro. Eles se posicionaram em meio ao rio e cantaram de mãos dadas a música ‘Planeta água’ que fala sobre a importância da água para a vida na Terra.

A estudante de 15 anos, Joana da Silva Aguiar, descreveu a manhã como marcante para a vida dela. “Para sobreviver precisamos de água e a fonte aqui [Xambioá] é o Araguaia. Todos nós estudantes estamos com o mesmo pensamento e queremos cuidar dele. Foi muito forte e sei que de alguma forma estou fazendo minha parte para preservar”.

O coordenador pedagógico da escola, Cosmo Nascimento Silva, diz que levou os alunos para o rio para que eles reflitam sobre as próximas gerações. “Eles precisam ver de perto a situação, ver como o rio está. Assim vão pensar sobre o rio que querem deixar para seus próprios filhos e para as próximas gerações”.

Com o clipe editado, a escola pretende encaminhar as imagens para autoridades locais e estaduais para que alguma atitude seja tomada a respeito do rio. “Nós moramos ao lado do rio, mas o cuidado com ele tem que partir de todos. O Rio Araguaia não pode morrer”, finaliza o coordenador.

Situação do Rio Araguaia

O Araguaia nasce em Goiás e percorre 2,1 mil, até se encontrar com o rio Tocantins na divisa com o Pará. Em alguns pontos, as águas chegam a apenas 20 centímetros.

Em Xambioá, o nível do rio baixou cerca de 2 metros e grandes bancos de areia estão se formando no meio do afluente. “Quem é que disse que um dia eu ia ver meu Araguaia assim? Seco desse jeito”, lamentou Cleonice Oliveira Barros, que tem um comércio em Xambioá.

A seca na bacia do rio Araguaia tem causado grandes consequências na Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. A força das águas desapareceu e caminhonetes conseguem atravessar a seco de uma margem a outra. Os índios que vivem no local não estão mais encontrando peixes para sobreviver.

No Bico do Papagaio, há algumas semanas uma moradora gravou um vídeo atravessando o rio em uma caminhonete. Já no parque Estadual do Cantão, a areia tomou conta da paisagem e o que restou de água se resume a um córrego raso.(G1)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias