Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Edição extra da Caravana Acelera Tocantins leva beneficios

Publicado

em

Durante uma edição especial da Caravana Acelera Tocantins, realizada na tarde desta quinta-feira, 18, o governador Carlos Henrique Gaguim levou de uma só vez diversos benefícios para a população de Xambioá, município localizado no norte do Estado. Foram ações na área da saúde, educação, segurança pública, e uma atividade que reuniu dezenas de máquinas e centenas de homens para um trabalho emergencial de recuperação da infraestrutura do município.

Entre a comunidade e autoridades federais, estaduais e municipais, Carlos Gaguim assinou convênio com a prefeitura do município para a instalação da Clínica da Mulher de Xambioá e entregou um computador e uma ambulância, que servirá para atender a comunidade da cidade e da zona rural. O governador também autorizou a realização de licitação para a construção da ponte sobre o rio Araguaia que liga Xambioá ao município de São Geraldo (PA). “Provavelmente em 45 dias a licitação estará concluída e daremos início à obra que vai custar quase R$ 200 milhões”, afirmou.

A educação do município foi reforçada com a entrega de um ônibus escolar. A dona de casa Lenita dos Reis, de 35 anos, mora com seus dois filhos e o marido na zona rural do município, e comemorou a iniciativa da Caravana. “Antes não era todo dia que tinha ônibus pra levar os meninos pra escola. Agora tudo vai ficar mais fácil”, disse. Mais de 400 pioneiros mirins de Xambioá receberam cada um uma bicicleta e mudas de árvores nativas para o plantio e preservação do meio ambiente. Nos próximos dias serão entregues uniformes para todos os pioneiros e para os estudantes do ensino médio do município.

Caminhões, tratores e vários outros equipamentos foram levados ao município para iniciar uma força tarefa para a limpeza de lotes, praças, ruas e avenidas. Também serão feitos reparos em pontes, pinturas em meios fios, tapados buracos e haverá o patrolamento de ruas. A prefeita, Ione Santiago, agradeceu o esforço do Governo do Estado em levar desenvolvimentoa Xambioá. “O governador está transformando o Estado e a nossa Xambioá, só tenho a agradecer”, concluiu.

O governador e a prefeita ainda assinaram o termo de parceria para a implantação de escolinhas de iniciação esportiva. O secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalem, explicou como funcionará o programa. “Nós estamos iniciando em Xambioá o programa Segundo Tempo que vai atender 100 jovens do município com atividades esportivas, como basquete e vôlei”, ressaltou, completando que ainda neste ano o programa será implantado em outras nove cidades do Tocantins.

Carlos Henrique Gaguim esteve acompanhado da primeira-dama do Estado, Rose Amorim; do senador João Ribeiro; do senador licenciado e atual secretário estadual da Educação, Leomar Quintanilha; do presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Coimbra, dos deputados estaduais Raimundo Palito e César Halum; além de prefeitos e vereadores da região.

Recuperação BR-153

Ainda em Xambioá, o governador Carlos Henrique Gaguim participou do lançamento das obras de conservação e recuperação da travessia urbana da rodovia BR-153. No trecho de 1,5 quilômetros serão investidos R$ 706.665,29. “Essa obra é uma solicitação do governador Gaguim, que nos procurou e pediu a realização da pavimentação”, afirmou o superintendente regional do Dnit, Amauri Sousa Lima. (Samuel Daltan)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dois homens morrem após moto bater em caminhão com 23 indígenas na carroceria

Publicado

em

Dois homens morreram após uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão que transportava 23 indígenas da etnia Apinagé na carroceria. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (14) na TO-126, próximo da entrada do povoado Mumbuca em Tocantinópolis. As vítimas estavam na moto e foram identificadas como Gustavo Borges de Sousa, de 39 anos, e Hildo de Araújo Moraes, de 42 anos.

O motorista contou à Polícia Militar que estava fazendo o transporte dos indígenas após passarem o dia coletando coco babaçu em uma fazenda da região. Durante a viagem ele ouviu um barulho e quando parou percebeu que a moto tinha colidido na traseira do caminhão.


A PM informou que uma equipe médica ainda foi chamada, mas apenas constatou a morte de Gustavo Borges e Hildo de Araújo.

Nenhum ocupante do caminhão se feriu. O motorista permaneceu no local e não apresentava nenhum sinal de alteração da capacidade psicomotora. Depois ele foi levado para prestar depoimento na delegacia de plantão.

A Polícia Científica foi chamada para fazer a perícia e depois o IML recolheu os corpos. Os dois veículos foram apreendidos e entregues na delegacia. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rixa em bar tem tapa na cara, tiro de espingarda e prisão

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite de quinta-feira, 13, uma espingarda calibre 20, em poder de um homem de 36 anos, que acabou preso por porte ilegal de arma de fogo e também por efetuar disparo com a própria arma em vias públicas. A ocorrência se deu nas proximidades de um bar em um bairro de Araguatins, no Bico do Papagaio.

A equipe de policiais militares foi chamada para atender uma ocorrência nas proximidades de um bar, onde acontecia uma briga envolvendo o autor e outro homem de 38 anos, por motivos não revelados.


O autor disse aos policiais, que se encontrava no bar quando o homem de 38 anos, que também acabou sendo preso, chegou e começou a lhe agredir fisicamente com tapas, causando escoriações na cabeça e nas costas.

O autor também relatou à PM que após a agressão foi em sua residência e buscou a espingarda e apontou para o homem de 38 anos e só não atirou devido ter pessoas próximas. 

No momento da ação o autor acabou sendo contido por populares que estavam no bar, e que a espingarda disparou acidentalmente para o alto no momento em que ele era imobilizado. A espingarda foi escondida e entregue aos policiais militares a qual acabou sendo apreendida. 

Os dois homens e a arma de fogo foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Jacaré é visto nadando próximo a cidade

Publicado

em

Um jacaré-açu espécie predominante da Amazônia, foi filmado por moradores de Araguatins, esta semana, no Rio Araguaia, bem em frente a cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio. O animal é grande e esmo com a aproximação dos populares, ele não fugiu ou reagiu.

Pelas dimensões do bicho, se trata de um exemplar adulto. Normalmente esse tipo de jacaré se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor escura e da sua carne. Atualmente, encontra-se protegido e sua população encontra-se estável no Brasil. É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze