Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Escritor lançará livro durante feira literária de Porto Nacional

Publicado

em

O escritor Xambioaense Luís Alves Ribeiro irá participar da III Feira Literária de Porto Nacional que acontecerá entre os dias 09 e 13 de julho, em uma versão totalmente digital.

A Feira Literária ocorrerá dessa maneira devido à pandemia do novo coronavírus que assola o mundo todo, em sua segunda edição o evento lançou mais setenta livros de escritores que abordam os mais diversos tipos de escrita sob variadas óticas e gêneros literários.

O livro Diário de Bordo que é o quarto livro de Luís Alves Ribeiro será lançado na feira literária com a apresentação da obra que trará relatos das viagens, encontros, reencontros e parte da trajetória do poeta que já lançou os livros O Siena Preto, Odes à Minha Terra e Cartas ao Tempo.

A obra é uma coleção de relatos de viagens, memória e história de partes das suas viagens ao lado dos amigos e companheiros. Trazendo também algumas poesias escritas nesse itinerário que rendeu um livro impressionante sobre o ir e vir de um poeta.

Luís Alves Ribeiro é conhecido pela alcunha de Luís Poeta, devido seu destaque no gênero literário poesia. O poeta é imoral da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins (ACALANTO).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Família questiona óbito de aposentado por Covid-19

Publicado

em

A família de Lourenço Pereira dos Santos, morador de Araguatins, que morreu nesta segunda, 10, por Covid-19, questiona o resultado do exame que apontou a doença no paciente. O aposentado completou 69 anos hoje.

Segundo os familiares, Lourenço que é morador da rua 3, possuía nódulos na garganta e vinha fazendo tratamento médico no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug) e aguardava por uma cirurgia.

Na última segunda, dia 3, Lourenço havia feito um teste rápido para Covid-19 e dado negativo para a doença.

Nesta segunda, 10, a família informou que ele retornou ao hospital, foi se sentia cansado e falta de ar. Mas dizem que a situação era comum por conta do problema na garganta. Ao dar entrada no hospital, pouco tempo depois foi a óbito, sem que a família tivesse acesso ao exame, apenas a Declaração de Óbito, apontando como sendo Neoplasia do Sistema Digestivo e Covid-19 a causa.

Os familiares dizem ainda, que existe uma grande dificuldade no HRAug para se conseguir informações, orientações e assistência.

Conforme a família, o corpo de Lourenço vai ficar no necrotério até o dia amanhecer para o sepultamento.

Eles cobram ainda, uma posição mais clara do HRAug quando a situação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Governo abre processo seletivo para estagiários em Araguatins e Augustinópolis

Publicado

em

Está aberto o processo seletivo para preenchimento de vagas de estágio supervisionado no Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad). A seleção ocorre por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – Núcleo Regional do Tocantins e oferece 93 vagas de estágio em diferentes órgãos estaduais.

O secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, destaca que este é o primeiro edital de seleção de 2020, já que, por ocasião da pandemia da Covid-19, o lançamento teve de ser adiado para readequações. “Fizemos alguns estudos e, conforme as solicitações dos órgãos, definimos o lançamento para este mês de agosto”, pontua.

A superintendente de Benefícios e Atendimento ao Cidadão da Secad, Carol Bueto, explica como funciona o processo seletivo. “Cada órgão encaminha a solicitação com o perfil de estagiário, sendo feito a triagem pelo IEL onde os pré-requisitos são avaliados com a documentação necessária. A segunda etapa é a entrevista e, depois, a formalização do contrato de estagiário, quando o estudante começa a executar o serviço dentro das unidades para onde ele foi selecionado”, acrescenta.

Os estudantes interessados devem procurar o IEL e fazer seu cadastro. São oferecidas 93 vagas, distribuídas em 13 municípios tocantinenses: Araguatins, Augustinópolis, Alvorada, Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. As vagas são destinadas a estudantes do 1° ao 2° ano do ensino médio.

Os estagiários deverão desenvolver atividades correlatas à sua área de formação para auxiliar no desempenho do órgão. O valor da bolsa é de R$ 350 para nível médio, sendo quatro horas diárias de trabalho, mais auxílio-transporte de R$ 150 por mês.

Os interessados em participar da seleção devem acessar o site do IEL pelo endereço eletrônico www.iel-to.com.br. Todas as informações deste processo seletivo estarão publicadas no site do instituto.

Cronograma

O período de inscrições prossegue até o dia 24 de agosto. O resultado preliminar da avaliação curricular deverá ser divulgado no dia 27 e a interposição de recursos no dia 28 de agosto, até as 17 horas. Já o resultado definitivo da avaliação curricular está previsto para o dia 1° de setembro. A realização das entrevistas ocorre conforme demanda dos supervisores, idade e cidade do ilustrador.

Continue lendo

Bico do Papagaio

LUZINÓPOLIS: “Liberou geral. Aqui não existe mais pandemia”, diz morador que culpa Prefeitura por negligência

Publicado

em

O município de Luzinópolis, no Bico do Papagaio, que já foi palco de diversas reclamações, por conta do descumprimento de medidas de isolamento social e depois de distanciamento social, volta a ser alvo de queixas por parte de moradores.

Agora, os protestos são pela falta de ação da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde, para coibir as diversas festas e farras de “fundo de quintal” que estariam ocorrendo no município, sem qualquer tipo de cuidado.

Ainda conforme o relado de moradores, o mau exemplo, vem mesmo dos próprios funcionários da Saúde, que além de participar, tem promovidos aglomerações, sem qualquer tipo de pudor.

“Aqui em Luzinópolis tá parecendo que não existe Covid, parece que estamos em outro lugar do planeta. Daí você olha e não vê ação da Prefeitura, não vê ação da Saúde, não vê nada. Única coisa que é vista diariamente são mais contaminados no estado e mortes”, desabafou um morador.

Continue lendo
publicidade