Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Escritor Luís Poeta é premiado por um dos editais na Lei Aldir Blanc

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (adetuc.to.gov.br), divulgou na última terça, 29, o resultado final dos editais da Lei Aldir Blanc, onde figura o nome do escritor, jornalista, repórter fotográfico, poeta, memorialista e fotógrafo Luís Alves Ribeiro, que recebeu o carinhoso epíteto de Luís Poeta, dos seus conterrâneos.

De acordo com o projeto apresentado o trabalho irá realizar uma pesquisa documental sobre a história de Xambioá, com imagens dos seus atrativos culturais e potencial turístico, para que sejam fomentadas discussões acerca das potencialidades turísticas locais com a oferta turística autossustentável.

O escritor informa que “é necessário divulgar as potencialidades turísticas do Município de Xambioá tendo em vista que o local possui peculiaridades que se destacam dentre as demais cidades na região norte devido a sua história e posição geográfica que proporcionam aos habitantes, visitantes e turistas a oportunidade de entrarem em contato com paisagens exuberantes e a história de luta, resistência e desafios dos moradores locais. Sendo assim, será abordada a história, memória e identidade dos moradores locais e evidenciadas as alternativas para que os atrativos culturais e turísticos de Xambioá sejam preservados, com a divulgação de sua importância para o cenário estadual tocantinense, por estar no Mapa do Turismo, no vale dos Grandes Rios.”

Com os recursos recebidos na premiação, será editado um livro informativo e dinâmico sobre a história do Município de Xambioá, com depoimentos de pioneiros, informações sobre o potencial turístico local e os atrativos existentes em Xambioá.

Conheça Luís Poeta

O autor é natural de Xambioá, tem uma vasta experiência em movimentos culturais de base comunitária, foi autor do Projeto Quinta Cultural, que reunia artistas populares locais a fim de realizarem as mais diversas manifestações culturais, também idealizou o FESPOXAM –Festival da Poesia Xambioaense, que premiou e revelou diversos talentos literários, como gestor social elaborou e auxiliou no gerenciamento de diversos projetos sociais no norte do Estado do Tocantins, sendo atualmente consultor em alguns municípios do Bico do Papagaio.

É autor dos livros Diário de Bordo, versão virtual, 2020; Cartas ao Tempo, lançado em 2018; Odes à Minha Terra, em 2016 e O Siena Preto, lançado em 2015.

É casado com a turismóloga Ludimila Ribeiro, formada pela Universidade Federal do Tocantins, que tem pesquisado os atrativos culturais e turísticos locais e segundo o escritor a inspiração para a apresentação do projeto se deu através das discussões acerca da infraestretura turística local.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze