Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Escritor Luís Poeta é premiado por um dos editais na Lei Aldir Blanc

Publicado

em

O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (adetuc.to.gov.br), divulgou na última terça, 29, o resultado final dos editais da Lei Aldir Blanc, onde figura o nome do escritor, jornalista, repórter fotográfico, poeta, memorialista e fotógrafo Luís Alves Ribeiro, que recebeu o carinhoso epíteto de Luís Poeta, dos seus conterrâneos.

De acordo com o projeto apresentado o trabalho irá realizar uma pesquisa documental sobre a história de Xambioá, com imagens dos seus atrativos culturais e potencial turístico, para que sejam fomentadas discussões acerca das potencialidades turísticas locais com a oferta turística autossustentável.

O escritor informa que “é necessário divulgar as potencialidades turísticas do Município de Xambioá tendo em vista que o local possui peculiaridades que se destacam dentre as demais cidades na região norte devido a sua história e posição geográfica que proporcionam aos habitantes, visitantes e turistas a oportunidade de entrarem em contato com paisagens exuberantes e a história de luta, resistência e desafios dos moradores locais. Sendo assim, será abordada a história, memória e identidade dos moradores locais e evidenciadas as alternativas para que os atrativos culturais e turísticos de Xambioá sejam preservados, com a divulgação de sua importância para o cenário estadual tocantinense, por estar no Mapa do Turismo, no vale dos Grandes Rios.”

Com os recursos recebidos na premiação, será editado um livro informativo e dinâmico sobre a história do Município de Xambioá, com depoimentos de pioneiros, informações sobre o potencial turístico local e os atrativos existentes em Xambioá.

Conheça Luís Poeta

O autor é natural de Xambioá, tem uma vasta experiência em movimentos culturais de base comunitária, foi autor do Projeto Quinta Cultural, que reunia artistas populares locais a fim de realizarem as mais diversas manifestações culturais, também idealizou o FESPOXAM –Festival da Poesia Xambioaense, que premiou e revelou diversos talentos literários, como gestor social elaborou e auxiliou no gerenciamento de diversos projetos sociais no norte do Estado do Tocantins, sendo atualmente consultor em alguns municípios do Bico do Papagaio.

É autor dos livros Diário de Bordo, versão virtual, 2020; Cartas ao Tempo, lançado em 2018; Odes à Minha Terra, em 2016 e O Siena Preto, lançado em 2015.

É casado com a turismóloga Ludimila Ribeiro, formada pela Universidade Federal do Tocantins, que tem pesquisado os atrativos culturais e turísticos locais e segundo o escritor a inspiração para a apresentação do projeto se deu através das discussões acerca da infraestretura turística local.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Campanha promove prevenção da gravidez na adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, realizaram durante toda esta semana, a Campanha de Conscientização e Prevenção da Gravidez na Adolescência, no âmbito do Projeto: “Criança não tem Criança”.

A iniciativa teve como objetivo de informar a população sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, além de promover a conscientização das famílias.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com produções de vídeos e materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete recorrem de sentença que reprovou contas de campanha

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP) e sua vice, Professora Elizabete (PSD), recorreram da decisão da Justiça, que reprovou a prestação de contas de campanha de 2020. A assessoria jurídica entrou com Embargos de Declaração, com pedido de efeito modificativo.

A Sentença proferia na prestação de contas que julgou pela desaprovação, apontou uma série de irregularidades entre ela, a existência de dívida de campanha sem a anuência do partido; aplicação irregular de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e extrapolação do limite de gastos.

A Justiça ainda determinou que Aquiles e Elizabete paguem ao Tesouro Nacional do valor apurado correspondente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha em R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais), além de serem multados no valor de R$ 56.432,21 à título de violação ao limite de gastos efetuados na campanha eleitoral.

Em trecho da defesa, os advogados de Aquiles atacam a decisão. “Salta aos olhos a flagrante violação ao direito constitucional da ampla defesa e do contraditório, pois tamanha velocidade implementada no julgamento do processo, suprimiu significativo tempo concedido aos Requerentes para a apresentação das necessárias justificativas, que, uma vez juntadas aos autos a tempo e modo, certamente mudaria o rumo da decisão”.

Clique AQUI e leia o recurso completo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Prefeito Jackson reativa construção de creche

Publicado

em

A gestão do prefeito Jackson Marinho, no município de Darcinópolis, no Bico do Papagaio, retomou a construção de uma creche iniciada em gestões anteriores e abandonadas. Com uma série de problemas jurídicos e financeiros, a obra foi recebida pelo gestor, ainda em 2016 e só agora, a administração conseguiu solucionar os problemas burocráticos deixados.

A obra vai beneficiar crianças que nunca conseguiram frequentar uma creche.

O prefeito Jackson disse que a reativação da obra, parada mais de dez anos, é mais um grande desafio em sua gestão, de todos os desafios que conseguiu superar, esse é um dos maiores. “Essa obra vai trazer para o povo de Darcinópolis uma qualidade de vida melhor, e educação é prioridade da nossa gestão”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze