Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Estudante Bruno Alves é novamente medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado

em

311128_1000

Os alunos Bruno Barros de Sousa, da Escola Paroquial São Miguel, de Xambioá, e Victor Marques Fernandes Mozer, da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, participaram na tarde de segunda, 7, no Rio de Janeiro, da cerimônia de premiação de 500 medalhistas de ouro na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento foi organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e reuniu autoridades como o ministro da Educação, Mendonça de Barros Filho, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

A competição foi dividida em três níveis, sendo os dois alunos tocantinenses pertencentes ao nível 2. Victor ficou na 107ª colocação. Já Bruno obteve a segunda melhor nota neste nível, sendo esta a quarta vez que ele conquista uma vaga entre os melhores da Olimpíada. Eles foram ao Rio acompanhados pelo professor William Carlos de Sousa, coordenador da Obmep no Tocantins.

311129_1000

Cerimônia

Durante a cerimônia de premiação, o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, comemorou os resultados que a Obmep tem trazido para a educação nacional.  “A Obmep está contribuindo para ajudar a melhorar o panorama da Matemática nas nossas escolas. Fato que é comprovado por diversos estudos independentes”, destacou.

O ministro da Educação Mendonça de Barros Filho reconheceu que o Brasil está extremamente defasado na área da Educação, mas destacou que o Governo Federal é um parceiro ativo e decisivo do Impa. “Investimos R$ 26 milhões na Obmep e temos certeza que fizemos uma decisão correta. A Matemática é uma ciência fundamental para que o Brasil possa progredir e crescer”.

O ministro Gilberto Kassab também apoiou a realização da Obmep. “A Matemática é fundamental na Ciência e na Engenharia, e em tantas aplicações para podermos ter um Brasil melhor”.

Integração

A partir de 2017, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) vai unificar as olimpíadas escolares promovidas pela instituição. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) passam a ser feitas de forma conjunta. As mudanças foram anunciadas durante a cerimônia de premiação da edição 2015 da Obmep.

A expectativa do Impa é que, com a integração das duas Olimpíadas, a OBMEP – que hoje contempla quase 18 milhões de estudantes – alcance 21 milhões de alunos no ano que vem. (Com informações de assessoria)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Gestão nova, problemas antigos e população sofrendo na buraqueira

Publicado

em

Moradores de Augustinópolis, uma das principais cidades do Bico do Papagaio, assistem entrar e sair prefeito, e o mesmo problema persistir, a falta de cuidados com a vias urbanas e reclamam da quantidade de buracos, lama e falta de manutenção asfáltica.

Em diversas vias da cidade, seja nos bairros, periferia ou no centro da cidade, existem problemas sérios, que afetam até o que deveria ser um cartão postal da cidade, a Avenida Goiás.

Hoje é impossível, em muitas ruas, veículos trafegarem em linha reta, sem precisar se esquivar da buraqueira.

Moradores reclamam ainda de medidas emergenciais da Prefeitura, na Avenida Goiás, que além de prejudicar o trânsito, não seria um serviço que atenda a real necessidade. Os problemas sem solução, já caminham para uma década, sem que a cidade resolva demandas básicas nas vias, de forma definitiva, fazendo uso apenas de medidas paliativas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Professora Elizabete e líderes recebem Tiago Dimas

Publicado

em

A vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), continua se movimentando nos bastidores políticos. Nesta quinta, 22, ela e um grupo de líderes, organizaram uma reunião com o deputado federal Tiago Dimas (SD).

Na pauta, algumas reivindicações para o município e tratativas para a eleição do ano que vem.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Segundo boletim da Saúde, município chega a 23 mortes por Covid

Publicado

em

Nesta quinta, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou o 23ª óbito por Covid-19, no município de Xambioá, Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 14 de abril.

A vítima é um homem de 60 anos, sem comorbidades e que estava internado no Instituto Sinai de Araguaína.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze