Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Estudantes participam de feira de empreendedorismo

Publicado

em

Mais de 500 alunos do município de Xambioá deverão colocar em prática conceitos ligados ao empreendedorismo estudados em sala de aula, nesta quarta-feira,01. As turmas 4º ao 9º ano produziram seus próprios produtos e irão comercializá-los na Feira do JEPP. Além das vendas, cada barraquinha terá de mostrar habilidades em plano de negócios e planejamento financeiro. A feira será aberta ao público das 18 às 21 horas na Praça Central de Xambioá.

“A ideia do projeto é a de que a educação deve atuar como transformadora desses jovens. É muito importante para incentivar o estudante quebrar paradigmas e desenvolver habilidades em comportamentos empreendedores. Dessa forma, a disciplina aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender”, explicou a analista técnica do Sebrae e responsável pela gestão do Projeto JEPP, Ilma Lopes.

Durante cerca de seis meses, os professores que foram capacitados pelo Sebrae Tocantins repassaram aos alunos os conceitos de empreendedorismo e planejamento para os negócios. Também foram trabalhados em sala de aula assuntos como a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a eco sustentabilidade, ética e a cidadania. É através deste projeto que os estudantes aprendem assumir riscos calculados, tomar decisões e a terem um olhar observador para identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. O Objetivo é disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios. Para isso, o Sebrae realiza nas escolas lições e atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Grupo de Trabalho criado pelo Governo irá auxiliar Prefeituras do Bico na vacinação contra Covid-19

Publicado

em

Para Divino Allan Siqueira, o Grupo irá atuar para identificar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde no processo de imunização

O Governo do Tocantins designou os componentes do Grupo de Trabalho para o Monitoramento do Plano Estadual de Vacinação, que terá a atribuição de coordenar as estratégias destinadas ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. O Ato nº 770, que designa os componentes do Grupo de Trabalho, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição dessa segunda-feira, 21.

Como coordenadores do Grupo estão o secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan; e a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Perciliana Bezerra. O Grupo de Trabalho ainda tem como representante da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Nelsifran Sousa Lins; e da Polícia Militar, Melissa Barreira de Vasconcelos.

O secretário-executivo da Governadoria, Divino Allan Siqueira, explica que o Grupo irá atuar  com os municípios para identificar e auxiliar nas dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde no processo de imunização contra a Covid-19. “Nós queremos saber onde estão os gargalos. É na logística, é no morador que ainda não foi tomar a vacina ou tomou a primeira dose e não retornou para tomar a segunda. Com esse panorama, o Governo do Tocantins quer atuar ainda mais junto com nossos prefeitos para um trabalho mais intenso neste momento tão importante”, destaca.

O secretário ainda reforça o trabalho do Governo no atendimento à população. “Desde o primeiro momento da pandemia, o Governo do Tocantins esteve junto com os municípios. Foi ampliado o número de leitos para atender os pacientes com Covid-19 que precisaram de internação em todas as regiões do Estado. E agora, com a chegada da vacina, não podemos atrasar o processo de imunização. Nossos colegas da Secretaria da Saúde; do Trabalho e Desenvolvimento Social; e da Polícia Militar foram convidados a se juntarem a nós, os representantes dos órgãos de controle”, finaliza.

À convite, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE), o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE) e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE) também terão representatividade no Grupo de Trabalho, tendo designados os seguintes servidores: Celsimar Custódio Silva (MPE), Marcelo Olímpio Carneiro Tavares (TCE) e Cleiton Martins da Silva (DPE).

Continue lendo

Bico do Papagaio

Ocupação de leitos Covid no Bico caem

Publicado

em

A semana inicia com as duas Unidades de Saúde preparadas para atendimento Covid-19, no Bico do Papagaio, com a pressão por atendimento mais branda.

No Hospital Regional de Augustinópolis, única unidade que conta com leitos UTI Covid, a ocupação para esse tipo de demanda, é de 80%. Os leitos clínicos estão em 69% de sua capacidade.

Já no Hospital Regional de Xambioá, onde existem apenas leitos clínicos, a ocupação é de 45%.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta terça, 22

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze