Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Estudantes participam de feira de empreendedorismo

Publicado

em

Mais de 500 alunos do município de Xambioá deverão colocar em prática conceitos ligados ao empreendedorismo estudados em sala de aula, nesta quarta-feira,01. As turmas 4º ao 9º ano produziram seus próprios produtos e irão comercializá-los na Feira do JEPP. Além das vendas, cada barraquinha terá de mostrar habilidades em plano de negócios e planejamento financeiro. A feira será aberta ao público das 18 às 21 horas na Praça Central de Xambioá.

“A ideia do projeto é a de que a educação deve atuar como transformadora desses jovens. É muito importante para incentivar o estudante quebrar paradigmas e desenvolver habilidades em comportamentos empreendedores. Dessa forma, a disciplina aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos alunos no próprio ato de fazer, pensar e aprender”, explicou a analista técnica do Sebrae e responsável pela gestão do Projeto JEPP, Ilma Lopes.

Durante cerca de seis meses, os professores que foram capacitados pelo Sebrae Tocantins repassaram aos alunos os conceitos de empreendedorismo e planejamento para os negócios. Também foram trabalhados em sala de aula assuntos como a cultura da cooperação, a cultura da inovação, a eco sustentabilidade, ética e a cidadania. É através deste projeto que os estudantes aprendem assumir riscos calculados, tomar decisões e a terem um olhar observador para identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. O Objetivo é disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios. Para isso, o Sebrae realiza nas escolas lições e atividades divertidas e lúdicas, para que os jovens aprendam a montar um negócio, a trabalhar em equipe, a inovar de forma sustentável e a se preparar para o futuro no mercado de trabalho. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Redação do vestibular do IFTO será dia 5 de dezembro, domingo

Publicado

em

No próximo domingo, 5 dezembro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará a prova de redação do Vestibular Unificado, das 9h às 11h (horário local), com abertura dos portões às 8h e fechamento às 8h50. O candidato que chegar ao local de prova após o fechamento dos portões não poderá entrar sob nenhuma justificativa, ficando automaticamente eliminado.

Para a realização das provas, o candidato deve estar munido de documento original de identificação com foto, máscara, frasco individual de álcool em gel e caneta esferográfica de tinta PRETA fabricada em material transparente. Todo material para a resolução da prova é de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato.

A Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter eliminatório, deverá ser feita à mão, com letra legível. Não será permitida a entrada do candidato: a) que se apresentar após o fechamento dos portões; b) que estiver sem máscara; c) que apresentar temperatura corpórea acima de 36,5 °C.

 
Somente os candidatos inscritos para as vagas nos cursos de nível superior farão a prova de redação, uma vez que a seleção dos candidatos aos cursos de nível médio consistirá apenas em análise curricular. Já para os cursos de nível superior, a seleção conta com análise curricular e prova de redação presencial. Após a análise do histórico escolar para os candidatos aos cursos técnicos e a análise do histórico escolar e da prova de redação para os candidatos aos cursos de graduação, serão convocados o número de candidatos 7 (sete) vezes o número de vagas de cada modalidade para a entrega de documentos que comprovem a adequação do candidato às modalidades de reserva de vagas e ações afirmativas.  

Confira mais informações no: seja.ifto.edu.br

Unidade de Araguatins

Na unidade Araguatins são ofertadas vagas para os cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao Ensino Médio, Subsequente em Agropecuária, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação.  

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Promoções, comidas regionais e shows culturais marcam programação da Feira do Empreendedor

Publicado

em

A cidade de Esperantina, no Bico do Papagaio, é considerada o portal da região conhecida como Bico do Papagaio e no último final de semana, 26 e 27, recebeu a Feira do Empreendedor. O objetivo é fomentar o empreendedorismo e estimular a competitividade dos empresários do município, com foco na micro e pequena empresa. Além disso, a ação proporcionou um ambiente de negócios, em que os empreendedores pudessem expor produtos e identificar oportunidades.

Participaram 14 microempreendedores que ao serem desafiados, desenvolveram produtos baseando-se nas potencialidades locais. “Reinventaram a maneira de apresentar os produtos que já comercializavam e se empenharam em fortalecer métodos de atendimento com qualidade para fidelizar novos clientes e gerar negócios. Fomos surpreendidos com a criatividade deles ao utilizarem recursos simples, mas com muita riqueza de detalhes e adequação a proposta que fizemos a eles”, afirmou a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro.

A ação foi realizada pelo Sebrae Tocantins e ofereceu capacitações, como boas práticas no manuseio de alimentos e excelência em atendimento. Segundo a analista do Sebrae, Juliana Massom, responsável pela preparação dos empresários e organização, o evento buscou “despertar do comportamento empreendedor dos participantes, a geração de renda e estímulo a competitividade”.


Para a coordenadora do departamento de eventos do município de Esperantina, Suene Oliveira, a feira era muito esperada pelos empresários e moradores, com excelente movimentação da economia local. “Nós da organização, vimos muita alegria e empolgação nos feirantes, que resultou em geração de renda e descoberta de novas maneiras de empreenderem e apresentarem seus produtos”, pontuou.

O gerente do Sebrae em Araguatins, André Naves, informou que a Feira de Esperantina faz parte do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae e que conta com a adesão do município. “São ferramentas de negócios que, além de criarem um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento humano e empresarial, contribuem para um verdadeiro ambiente de transformação. O público contou com promoções, exposição e venda de comidas regionais e shows culturais”, enfatizou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Imobiliária Eliane Aguiar comemora aniversário

Publicado

em

Aconteceu no domingo dia 28, em Araguatins, no Bico do Papagaio, a comemoração do primeiro ano de abertura da Imobiliária Eliane Aguiar Empreendimentos Imobiliários, um adas maiores e mais atuantes do mercado na região.

A comemoração aconteceu com a presença da promoter e influenciadora, Gilda Bonfim e da fotografa, Lucinalva Ferreira.

O encerramento aconteceu nesta segunda-feira, 29, com um culto de ações de graça em frente à imobiliária.

Eliane Aguiar disse que o crescimento da empresa tem se impulsionado a cada mês, e vem mostrando a força da economia araguatinense, mesmo nesse momento de crise que passa o país.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze