- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 24 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Família de Isabel faz manifestação em frente ao TJ

Mais Lidas

Na manhã desta segunda-feira, 8, familiares e amigos da professora Isabel Barbosa, assassinada brutalmente em Xambioá no dia 28 de junho de 2009, realizaram durante toda manhã uma manifestação na frente no Tribunal de Justiça em Palmas.

Cerca de vinte pessoas vestidas com camisas com fotos de Isabel e com cartazes com fotos dos denunciados pelo Ministério Público, reivindicam que o TJ não conceda o habeas corpus aos três foragidos.

A irmã de Isabel, Celma Barbosa afirmou ao Site Roberta Tum que a família resolveu fazer a manifestação devido ao pedido de habeas corpus feito pela defesa dos foragidos.

“Queremos que não seja concedido o habeas corpus as essas três pessoas que até hoje estão foragidos, já fazem quase trinta dias e até hoje eles não se apresentaram a Justiça. A gente entende que se for concedido o habeas corpos com certeza vai prejudicar o processo e os foragidos serão beneficiados. Temos lutado para que a justiça seja feita, por isso fazemos esse apelo ao Tribunal de Justiça para que não conceda esse habeas corpus”.

Foragidos

No último dia 19, o Ministério Público denunciou e indiciou dez pessoas acusadas de envolvimento no caso, sete já estão presas, inclusive o marido de Isabel, Sergio Mendes que foi preso no Acre e transferido para o Tocantins neste domingo.

Entretanto três pessoas continuam foragidas, entre eles o mandante do crime, Wilmar Leite, esposo da atual prefeita de Xambioá, Ione Leite e tio do prefeito cassado Richard Santiago. Jenner Santiago, irmão do prefeito cassado Richard Santiago e sobrinho de Wilmar Leite, Clenio Rocha Brito atual vice-prefeito de Xambioá.

No Tribunal de Justiça

Segundo Celma Barbosa, a família procurou o relator do processo que está com o pedido de habeas corpus, o desembargador Nelson Freitas, mas infelizmente ele ainda não havia chegado.

“Agendamos para falar com o desembargador às 14h30 de hoje e protocolamos também um documento assinado  pela família, com 16 páginas contando os fatos e o que tem acontecido conosco. Porque não é apenas a morte da Isabel é todo um contexto político da cidade, são as ameaças que a gente vem sofrendo, são três pessoas que estão foragidas e isso que aconteceu com a minha família pode acontecer com qualquer outra”, explicou.

Ameaças em Xambioá

Celma Barbosa, contou ainda ao Site Roberta Tum que  toda a família tem sofrido ameaças no município de Xambioá.

“Pessoas influentes estão envolvidas no crime, é o marido da prefeita, o vice-prefeito, o irmão do ex-prefeito que foi cassado, então existe uma pressão da família deles de ameaças contra a minha família, porque pra todos os defeitos é uma denúncia do Ministério Público e não da minha família. Em momento algum a gente acusou alguém do envolvimento no assassinato da minha irmã, e sim o próprio Ministério Público através da conclusão de um inquérito após 1 anos e 4 meses denunciou essas dez pessoas das quais sete estão presas e três estão foragidas que são os mandantes mesmo e os que realmente tinham interesse no crime”, disse.

A irmã de Isabel contou que registrou um boletim de ocorrência após ameaça da filha de Wilmar e que sente medo. “Minha vontade é de tirar meus pais e toda minha família saia de Xambioá. Porque sofremos várias ameaças que chegam à porta na nossa casa. Fizemos banners e distribuímos pela cidade inteira e os que ele não conseguiram rasgar e jogar fora pintaram de vermelho. O filho do Wilmar Leite manda dizer para todo mundo que nós vamos pagar pelo estamos fazendo com a família deles. Então os assassinos agora somos nós. Eles dizem que estamos acabando coma família deles, mas se eles são inocentes porque não se apresentam?”, questiona. (Roberta Tum – Foto: Nacim Borges)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias