- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Festa da Manga incentiva a agricultura e a produção gastronômica

CULTURA

Mais Lidas

Oficinas e competições gastronômicas, palestras para produtores rurais e apresentações culturais marcaram a “1ª Festa da Manga”, realizada nos dias 23 e 24 de novembro, no Espaço São Miguel, em Xambioá. O evento teve como objetivo estimular o cultivo e a produção de manga, além de valorizar a produção gastronômica e cultural na região. A festa foi organizada pela Associação do Conselho Comunitário de Xambioá (ACCX), com o apoio de órgãos públicos, entidades e da Votorantim Cimentos.

Técnico de Produção da Votorantim Cimentos de Xambioá, Elinon Almeida disse que o incentivo da empresa ao evento é mais uma ação da fábrica em prol do desenvolvimento local. “A Festa da Manga merece ser apoiada porque reúne ideias de geração de renda e de preservação ambiental, pois apresenta alternativas para evitar o desperdício de uma fruta tão abundante no município e que, sendo bem aproveitada, tem potencial para gerar mais renda às famílias, contribuindo de forma sólida para o desenvolvimento econômico e social”, disse Elinon.

Segundo o presidente da ACCX, José Wilton Costa, a colaboração de entidades e empresas é essencial para o sucesso das ações. “Desde a criação da associação, em 2011, temos o apoio da Votorantim Cimentos em nossas atividades. A consciência que a empresa possui das necessidades sociais de Xambioá faz toda a diferença porque isso mobiliza os apoios que tanto nos ajudam a colocar nossas ideias em prática para beneficiar a população”, afirmou. 

Atrações

Participaram da “1ª Festa da Manga” aproximadamente 500 pessoas. Nas oficinas gastronômicas, realizadas com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a comunidade, e também as merendeiras escolares, aprenderam a fazer diversos pratos deliciosos com manga, como: saladas, bolos, pudins, tortas, mousses, sorvetes, geleias, sucos e vitaminas.

Em outra oficina, os participantes aprenderam a aproveitar o caroço da manga para produção de peças de artesanato. A oficina foi ministrada por artesãs do projeto XambiArt, da  Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX). Para ensinar técnicas de plantio e cultivo de manga, uma palestra foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para pequenos produtores rurais.

Além disso, foram feitas doações de mudas e orientações sobre como evitar o desperdício de manga. Também foram promovidas competições para escolher o mais saboroso prato à base de manga, disputa do melhor comedor da fruta, concurso para eleger a Rainha da Manga e apresentações culturais de escolas municipais e estaduais. (Rosana Terra)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias