Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Festa da Manga incentiva a agricultura e a produção gastronômica

Publicado

em

Oficinas e competições gastronômicas, palestras para produtores rurais e apresentações culturais marcaram a “1ª Festa da Manga”, realizada nos dias 23 e 24 de novembro, no Espaço São Miguel, em Xambioá. O evento teve como objetivo estimular o cultivo e a produção de manga, além de valorizar a produção gastronômica e cultural na região. A festa foi organizada pela Associação do Conselho Comunitário de Xambioá (ACCX), com o apoio de órgãos públicos, entidades e da Votorantim Cimentos.

Técnico de Produção da Votorantim Cimentos de Xambioá, Elinon Almeida disse que o incentivo da empresa ao evento é mais uma ação da fábrica em prol do desenvolvimento local. “A Festa da Manga merece ser apoiada porque reúne ideias de geração de renda e de preservação ambiental, pois apresenta alternativas para evitar o desperdício de uma fruta tão abundante no município e que, sendo bem aproveitada, tem potencial para gerar mais renda às famílias, contribuindo de forma sólida para o desenvolvimento econômico e social”, disse Elinon.

Segundo o presidente da ACCX, José Wilton Costa, a colaboração de entidades e empresas é essencial para o sucesso das ações. “Desde a criação da associação, em 2011, temos o apoio da Votorantim Cimentos em nossas atividades. A consciência que a empresa possui das necessidades sociais de Xambioá faz toda a diferença porque isso mobiliza os apoios que tanto nos ajudam a colocar nossas ideias em prática para beneficiar a população”, afirmou. 

Atrações

Participaram da “1ª Festa da Manga” aproximadamente 500 pessoas. Nas oficinas gastronômicas, realizadas com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a comunidade, e também as merendeiras escolares, aprenderam a fazer diversos pratos deliciosos com manga, como: saladas, bolos, pudins, tortas, mousses, sorvetes, geleias, sucos e vitaminas.

Em outra oficina, os participantes aprenderam a aproveitar o caroço da manga para produção de peças de artesanato. A oficina foi ministrada por artesãs do projeto XambiArt, da  Cooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX). Para ensinar técnicas de plantio e cultivo de manga, uma palestra foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para pequenos produtores rurais.

Além disso, foram feitas doações de mudas e orientações sobre como evitar o desperdício de manga. Também foram promovidas competições para escolher o mais saboroso prato à base de manga, disputa do melhor comedor da fruta, concurso para eleger a Rainha da Manga e apresentações culturais de escolas municipais e estaduais. (Rosana Terra)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dupla faz consumação em bar e tenta pagar conta com dinheiro falso

Publicado

em

Na noite de sábado, 06, por volta das 20h30, a Polícia Militar prendeu um homem de 21 anos de idade e apreendeu um menor de 17 anos, por uso de moeda falsa. A dupla passou o dia consumindo bebida alcoólica em determinado estabelecimento comercial da cidade de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio e na hora de acertar a conta, resolveu pagar usando uma nota de R$ 50,00 falsa.

A Polícia Militar foi acionada e informada pelo dono do estabelecimento sobre a situação, os polícias militares foram até o local constataram a situação irregular e prenderam os envolvidos. Eles foram conduzidos, juntamente com a nota de dinheiro falsificado, e apresentados na delegacia de plantão, onde vão responder pelos seus atos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC se reabilita e vence por 3 a 0

Publicado

em

Com gols de Guly, Jheimy e Marinho o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC)m venceu o NC Paraíso, no estádio Pereirão, na noite deste sábado, 6. Com a vitória a equipe foi aos sete pontos na classificação geral e assumiu a vice-liderança da competição com sete pontos.

O NC Paraíso caiu para a terceira colocação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo
publicidade Bronze