Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Festival da Manga estimula a geração de renda

Publicado

em

Comunidades de baixa renda de Xambioá, município do Bico do Papagaio, participaram, de 15 a 22 de novembro, de oficinas voltadas para o empreendedorismo social a partir da fabricação de produtos que têm como base uma das principais riquezas do agronegócio regional: a manga. A fruta dá nome ao Festival da Manga, que é idealizado pelo Conselho Comunitário de Xambioá e realizado com apoio da Votorantim Cimentos, entidades e órgãos públicos municipais.

O evento é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a cultura local, por meio da diversificação do aproveitamento da manga, contribuindo para movimentar a economia, fortalecer a culinária nativa, a conservação ambiental e o turismo local. Em sua segunda edição, foram promovidas no Festival várias atividades gratuitas para pessoas interessadas em obter a própria renda com a fabricação de produtos artesanais.

No Assentamento Barra do Lontra, 20 mulheres foram capacitadas em oficinas de Produção de Licor, Compota e Sabão de Manga. Outra atividade do Festival foi a Oficina de Doces, Compotas e Geleia, com a participação de 20 profissionais, entre merendeiras, cozinheiros e doceiras. A programação do evento ainda contou com a Oficina Gastronômica à Base de Manga, que beneficiou 50 participantes, entre pessoas da comunidade local, merendeiras e cozinheiros. Já a Oficina de Artesanato com Caroço de Manga contemplou 25 estudantes das escolas públicas.

Segundo a conselheira do Conselho Comunitário de Xambioá, Antonia Rita Costa Monteiro, o Festival da Manga já é um evento reconhecido pela população e tem tudo para entrar para o calendário oficial de eventos da cidade. Para ela, além de impulsionar a economia criativa, o Festival contribui para a sustentabilidade ambiental, incentivando o aproveitamento da manga em todas as suas etapas.

“Durante o Festival foram feitas doações de mudas e orientações sobre como evitar o desperdício de manga. Mostramos como aproveitar até mesmo as folhas, que serão utilizadas nos figurinos das jovens que irão participar do desfile da Rainha da Manga, marcado para o dia 23 de novembro. É uma atração, inclusive, muito importante para também movimentar a cultura e o turismo local”, ressaltou Antonia.

Técnico de Produção da Votorantim Cimentos de Xambioá, Elinon Almeida, destaca que a empresa mantém o apoio ao Festival porque acredita no potencial produtivo das comunidades para contribuir com o desenvolvimento local. “A soma de esforços é muito importante para viabilizar iniciativas que, transformam, de forma concreta e duradoura a vida das pessoas. Por isso, continuaremos apoiando este evento que já cresceu nesta segunda edição e deve se consolidar ainda mais nos próximos anos”, disse.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Paragominas neste domingo com dois reforços

Publicado

em

O Tocantinópolis confirmou mais dois reforços, após ter anunciado Bilau (atacante), Potiguar (defensor) e Elifran (meia) nesta semana. Os dois primeiros já foram inscritos no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e devem ficar à disposição para o jogo deste domingo (13), às 16h, contra o Paragominas, pelo Brasileiro da Série D.

Nesta sexta-feira a diretoria anunciou o meia-atacante Samuel e o goleiro Gabriel, ex-Cascavel, do Paraná. Samuel chega por empréstimo junto ao Brasiliense, a exemplo do meia Elifran.

O TEC embarca para o interior do Pará neste sábado. Conforme a diretoria, a previsão de saída da delegação é por volta das 5h da manhã, com chegada prevista por volta das 12h. O time deve fazer reconhecimento do gramado no período da tarde.

O clube ainda não confirmou todos os testes da Covid. Incialmente está fora o meia Rubens, que testou positivo para a Covid. O técnico Neto Costa deve contar com o retorno do goleiro Paulo Henrique, que ficou fora do jogo contra o Moto Club – após ter uma lesão na panturrilha, e ter testado positivo para a Covid-19. O atacante Bilau e o defensor Potiguar viajam com a delegação. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Produtores participam de curso sobre manejo alimentar para bovinos de leite

Publicado

em

No município de Buriti do Tocantins, produtores se uniram em busca de qualificação em uma cadeia que tem impulsionado a economia da região: a Bovinocultura de Leite. Dez participantes se capacitaram no curso de “Manejo Alimentar para Bovinos de Leite”, realizado pela primeira vez no município, por meio do sistema FAET/SENAR.

A produtora Simone Costa que participou do primeiro curso, comentou que a cadeia está em expansão: “Nossa região possui vários laticínios que tem impulsionado a produção de leite, mas para fornecermos um produto de qualidade nós precisamos estar capacitados e também investir na qualidade do nosso rebanho”, explicou. Ainda segundo Simone, o curso irá fazer com que os participantes conquistem mais respeito dos compradores e também uma melhor remuneração.  


Durante as aulas práticas, realizadas na fazenda Alto Bonito, a instrutora do curso, Geicianne Batista, explicou aos participantes pontos importantes para melhorar a produção como compreender as características e as necessidades nutricionais dos bovinos em cada fase de desenvolvimento dos animais, bem como na fase de produção.

Para a instrutora, um dos pontos que comprometiam a produtividade dos participantes eram as técnicas adotadas e que careciam de atualização. “Conseguimos identificar muitos problemas no manejo, como por exemplo, o fornecimento da mesma ração para todos os animais. Explicamos que cada categoria tem uma exigência nutricional diferente, por isso eles não tinham um melhor desempenho em relação a produção. O intuito do curso é aumentar a produção e contribuir com a bacia leiteira na região”, destacou.

Satisfeito com o resultado, o participante Leonardo Nascimento se sente mais preparado para o mercado: “Durante essa semana percebi os erros que antes eu cometia por não conhecer as técnicas adequadas, mas agora com o conhecimento certo vou aumentar minha produção e os meus lucros”, concluiu. O curso teve carga horária de 24 horas e foi realizado em parceria com a Regional de Araguatins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Mulher de 47 anos é a 10ª vítima da Covid

Publicado

em

Mais uma morte por Covid-19 foi oficializada no município de Darcinópolis, no Bico do Papagaio. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico desta sexta, 11.

A vítima é uma mulher de 47 anos, sem comorbidades relatadas, que faleceu no dia 18 de maio, no Instituto Sinai.

Agora, Darcinópolis soma 10 óbitos pela doença.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze