Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Festival da Manga estimula a geração de renda

Publicado

em

Comunidades de baixa renda de Xambioá, município do Bico do Papagaio, participaram, de 15 a 22 de novembro, de oficinas voltadas para o empreendedorismo social a partir da fabricação de produtos que têm como base uma das principais riquezas do agronegócio regional: a manga. A fruta dá nome ao Festival da Manga, que é idealizado pelo Conselho Comunitário de Xambioá e realizado com apoio da Votorantim Cimentos, entidades e órgãos públicos municipais.

O evento é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar a cultura local, por meio da diversificação do aproveitamento da manga, contribuindo para movimentar a economia, fortalecer a culinária nativa, a conservação ambiental e o turismo local. Em sua segunda edição, foram promovidas no Festival várias atividades gratuitas para pessoas interessadas em obter a própria renda com a fabricação de produtos artesanais.

No Assentamento Barra do Lontra, 20 mulheres foram capacitadas em oficinas de Produção de Licor, Compota e Sabão de Manga. Outra atividade do Festival foi a Oficina de Doces, Compotas e Geleia, com a participação de 20 profissionais, entre merendeiras, cozinheiros e doceiras. A programação do evento ainda contou com a Oficina Gastronômica à Base de Manga, que beneficiou 50 participantes, entre pessoas da comunidade local, merendeiras e cozinheiros. Já a Oficina de Artesanato com Caroço de Manga contemplou 25 estudantes das escolas públicas.

Segundo a conselheira do Conselho Comunitário de Xambioá, Antonia Rita Costa Monteiro, o Festival da Manga já é um evento reconhecido pela população e tem tudo para entrar para o calendário oficial de eventos da cidade. Para ela, além de impulsionar a economia criativa, o Festival contribui para a sustentabilidade ambiental, incentivando o aproveitamento da manga em todas as suas etapas.

“Durante o Festival foram feitas doações de mudas e orientações sobre como evitar o desperdício de manga. Mostramos como aproveitar até mesmo as folhas, que serão utilizadas nos figurinos das jovens que irão participar do desfile da Rainha da Manga, marcado para o dia 23 de novembro. É uma atração, inclusive, muito importante para também movimentar a cultura e o turismo local”, ressaltou Antonia.

Técnico de Produção da Votorantim Cimentos de Xambioá, Elinon Almeida, destaca que a empresa mantém o apoio ao Festival porque acredita no potencial produtivo das comunidades para contribuir com o desenvolvimento local. “A soma de esforços é muito importante para viabilizar iniciativas que, transformam, de forma concreta e duradoura a vida das pessoas. Por isso, continuaremos apoiando este evento que já cresceu nesta segunda edição e deve se consolidar ainda mais nos próximos anos”, disse.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja os números da Covid-19 deste domingo, 25

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANGICO: Justiça barra candidatura de ex-esposa de Nego D’água, atual prefeito

Publicado

em

Com o registro da candidatura à prefeita de Raimunda Reis (PP) indeferido, em razão de a candidata ser ex-cônjuge do atual prefeito do município, Deusdete Borges Pereira, conhecido como Nego D’Agua. Em substituição a Raimunda Reis, o PP oficializou o nome Cleofan Barbosa.

A Justiça Eleitoral barrou o nome de Raimunda Reis, por ela ser ex-esposa do atual prefeito, tendo se divorciado no transcorrer do mandato e agora ser lançada candidata pelo próprio ex-marido.

Cleofan já foi vereador por dois mandatos, candidato a vice-prefeito de Nena nas eleições de 2016 e era candidato a vice-prefeito de Raimunda Reis.

Ieda Miranda que estava disputando pela segunda vez o cargo de vereadora foi escolhida pelo grupo do PP para ser a nova candidata a vice-prefeita. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” muda candidato a prefeito

Publicado

em

A Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” encabeçada pelo PSD e integrada pelos partidos PL e PT, oficializou na noite desta sexta, 23, a substituição de Valdir Chaves por seu filho Venâncio Chaves.

A mudança aconteceu após a candidatura de Valdir Chaves ter sido indeferida, em razão da queimada de uma roça ocorrida alguns anos atrás, rendendo multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA. O empresário chegou apresentar recurso, porém, optou pela renúncia da disputa.

Valdir Chaves fez um discurso emocionado, onde explicou os motivos da mudança. O ex-candidato a prefeito também agradeceu todas as famílias de Riachinho que estão abraçando a campanha e confiando nas propostas.

O novo candidato a prefeito de Riachinho, Venâncio Chaves (PSD), afirmou que está preparado e seguro para disputar as eleições e assumir a gestão municipal com competência. O jovem de 27 anos também fez um discurso emocionado ao lado do pai, afirmando que esse é o maior desafio de sua vida e que não pretende decepcionar.

“É com responsabilidade e compromisso que encaro a maior missão de minha vida. Assim como o meu pai, conheço as necessidades da nossa gente e das áreas que mais necessitam de atenção, como a saúde, educação, assistência social e agricultura. Com apoio do povo de Riachinho e da Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso”, venceremos estas eleições. É preciso união de todos por uma Riachinho Melhor e mais próspera. Juntos somos mais fortes”, disse o candidato a prefeito. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo
publicidade Bronze