Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: GT volta ao TO para reconhecer novos pontos da Guerrilha do Araguaia

Publicado

em

O Grupo de Trabalho (GT) Tocantins, que procura restos mortais de guerrilheiros e militares mortos na Guerrilha do Araguaia (1972-1975), está no sul do Pará desde o último dia 18, buscando novas informações sobre pontos onde ossadas poderiam estar enterradas, além de realizar escavações em locais já apontados por colaboradores e visitados pelo GT. Na tarde de ontem, quinta-feira, 22, o grupo esteve novamente no Tocantins para fazer o reconhecimento do cemitério municipal e da pista de pouso de Xambioá onde antes existia uma base militar do Exército.

Segundo o coronel Amauri Silvestre, da comunicação social do Exército, na cidade foram ouvidas muitas informações contraditórias dadas pelos colaboradores independentes, entre eles o aposentado Osvaldo Rodrigues, 68, que na época era o coveiro do cemitério. Ele chegou a apontar cinco locais, onde houveram exumações em outras duas expedições, das quais Rodrigues participou. “Para fazer exumações tem que ter pontos corretos, porque no cemitério de Xambioá não é difícil encontrar ossos”, disse Silvestre.

O GT Tocantins esteve também a antiga base militar na cidade tocantinense, onde foi apontado um novo ponto, que já seria o quarto, onde podem ser feitas escavações. Apesar da visita, o grupo ainda não tem certeza se volta ao Estado para fazer as escavações. Até agora, de acordo com informações repassadas pelo coronel Silvestre, não foram encontrados vestígios de restos mortais nos mais de 20 locais escavados. Ao todo já foram gastos R$ 2,2 milhões e até o próximo dia 31 esteve valor deve chegar a R$ 2,4 milhões. (JT – Weberson Dias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Irajá começa articulação pró Edison Tabocão

Publicado

em

Desde o final de semana, o senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, iniciou uma maratona de reuniões com prefeitos, vereadores e líderes do Bico do Papagaio, para apresentar oficialmente o empresário Edison Tabocão, como pré-candidato a governador do Tocantins.

Edison é vice-presidente estadual do PSD.

Irajá permanecerá em Araguatins até quarta, recebendo e se reunindo com os líderes municipais.

Edison atua empresarialmente no setor de combustíveis, transporte e alimentação, com abrangência principalmente nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo. Em Araguatins, Tabocão tem forte identificação com a comunidade, local onde tem residência fixa no estado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saúde oficializa 65ª morte por Covid-19

Publicado

em

Neste domingo, 25, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou a 65ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A informação foi publica no Boletim Epidemiológico.

A vítima é um homem de 72 anos, com doença respiratória crônica. A morte aconteceu no dia 26 de maio no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Vendedor de maconha do Setor Santa Rita é preso

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 24,  a Polícia Militar prendeu um homem de 51 anos, suspeito de tráfico de drogas no Setor Santa Rita, município de Axixá, Bico do Papagaio.

Policiais militares do 9° Batalhão, monitoraram o suspeito, que rotineiramente se deslocava ao Estado do Maranhão, município de Imperatriz, para supostamente comprar substância análoga à maconha. As equipes de serviço posicionaram o cerco no endereço informado, com o objetivo de bloquear a passagem do transporte público que o indivíduo usava para se deslocar. 

O veículo foi interceptado e o suspeito abordado pelos policiais, momento em que os militares localizaram alguns pacotes de substância análoga à maconha. A droga apreendida e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze