Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Índio é condenado por sequestro de servidores da FUNASA

Publicado

em

Em consequência de ação penal proposta pelo Ministério Público Federal no Tocantins, a Justiça Federal condenou Roberval Txebuare Karajá a um ano e dois meses de reclusão e pagamento de 12 dias multa, à base de um trigésimo do salário mínimo vigente à época do fato cada dia, pelo sequestro de três servidores da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A pena restritiva de liberdade foi convertida em restritiva de direitos, a serem fixadas pelo juízo da execução penal.

Roberval Karajá foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público Federal no Tocantins após impedir um engenheiro, um auxiliar de saneamento e um motorista destacados para acompanhar o serviço de saneamento que seria realizado na aldeia Xambioá, onde chegaram de barco após deixarem o carro na aldeia Kurehê. Ao final do dia, retornaram à aldeia Kurehê, onde foram abordados por Ruberval que pediu a chave do carro a anunciou que os três estavam retidos na aldeia.

Os três servidores da FUNASA permaneceram na aldeia entre os dias 10 e 14 de abril de 2007, enquanto os indígenas exigiam a presença do coordenador local da Funasa na aldeia para ouvir suas reivindicações. Os três sequestrados foram instalados em uma casa próxima à aldeia e não sofreram agressões ou maus tratos, apesar das pressões psicológicas com ameaças de incendiar os carros da FUNASA com gasolina. Embora não tivessem sido fisicamente agredidos, todas as vítimas afirmaram em juízo que foram proibidos de sair da aldeia, e que as chaves do veículo foram subtraídas mediante uso de força por Ruberval.

O fato teve grande repercussão na época até sua solução. Relutante em se deslocar à aldeia nas condições apresentadas, o então coordenador da FUNASA acionou a Polícia Federal, que negociou as condições para libertação dos sequestrados. Também denunciado por ameaça, a decisão judicial considera que não há provas suficientes à condenação de Roberval por este crime, motivo pelo qual ele foi absolvido desta acusação.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura vai licitar empresa para compra de combustíveis

Publicado

em

A Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, abriu licitação para aquisição de combustíveis para abastecimento de veículos de utilidade da Prefeitura, Fundo Municipal de Saúde, Fundo Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

A licitação acontece no próximo dia 29 de janeiro às 8h30, por meio de pregão presencial, na modalidade, menor preço. A receita é do próprio Tesouro Municipal.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze