Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Missão em busca de desaparecidos na Guerrilha encontra monumento abandonado

Publicado

em

Memorial do Araguaia

Apesar de não encontrar nenhum resto mortal dos 58 desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, movimento guerrilheiro criado pelo Partido Comunista do Brasil entre fins da década de 60 e metade da década de 70, a expedição da Comissão Especial sobre Mortos e Desparecidos Políticos (CEMDP), se deparou com o abandono de monumentos e símbolos da história do episódio histórico.

Em Xambioá, município do Bico do Papagaio, onde houve forte atuação dos guerrilheiros e militares, a Comissão visitou o conjunto arquitetônico do Memorial do Araguaia concebido pelo arquiteto Nivaldo Iamauti, fundado em 2001 com a participação da comunidade de vários municípios da região, mas atualmente não revebe nenhum tipo de apoio do poder público. O local é ligado ao Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia (IAPA).

O mato e a sujeira tomaram conta do local e fica evidente o estado de negligência a obra. Nenhum dos Governos nas três esferas, tem dado apoio para a manutenção do monumento, que do projeto total, tem apenas a construção do anfiteatro e do obelisco concluídas. Ainda restam uma biblioteca, um museu, salas para oficinas, um cinema, uma lanchonete e um espaço para o IAPA.

Em Marabá, local por onde a equipe também passou, encontrou mais abandono. Desta feita com a Casa Azul, lugar para onde eram levadas as pessoas presas na época. A expedição se reuniu com representantes de movimentos sociais da Câmara Municipal em Marabá para alinhar um projeto de lei de tombamento.

Casa Azul é utilizada atualmente pelo Dnit e está em situação de abandono. Equipe tenta tombamento do local e transformação em memorial.

Ao todo compuseram a equipe três membros da CEMDP, um médico perito, uma arqueóloga forense, uma bioantropóloga, três geofísicos e cerca de oito familiares de desaparecidos políticos. Colaboram ainda representantes da perícia oficial do estado do Pará e de professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). (Foto: Eugênia Augusta Gonzaga))

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ANGICO: Justiça barra candidatura de ex-esposa de Nego D’água, atual prefeito

Publicado

em

Com o registro da candidatura à prefeita de Raimunda Reis (PP) indeferido, em razão de a candidata ser ex-cônjuge do atual prefeito do município, Deusdete Borges Pereira, conhecido como Nego D’Agua. Em substituição a Raimunda Reis, o PP oficializou o nome Cleofan Barbosa.

A Justiça Eleitoral barrou o nome de Raimunda Reis, por ela ser ex-esposa do atual prefeito, tendo se divorciado no transcorrer do mandato e agora ser lançada candidata pelo próprio ex-marido.

Cleofan já foi vereador por dois mandatos, candidato a vice-prefeito de Nena nas eleições de 2016 e era candidato a vice-prefeito de Raimunda Reis.

Ieda Miranda que estava disputando pela segunda vez o cargo de vereadora foi escolhida pelo grupo do PP para ser a nova candidata a vice-prefeita. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” muda candidato a prefeito

Publicado

em

A Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso” encabeçada pelo PSD e integrada pelos partidos PL e PT, oficializou na noite desta sexta, 23, a substituição de Valdir Chaves por seu filho Venâncio Chaves.

A mudança aconteceu após a candidatura de Valdir Chaves ter sido indeferida, em razão da queimada de uma roça ocorrida alguns anos atrás, rendendo multas e outras penalidades impostas pelo IBAMA. O empresário chegou apresentar recurso, porém, optou pela renúncia da disputa.

Valdir Chaves fez um discurso emocionado, onde explicou os motivos da mudança. O ex-candidato a prefeito também agradeceu todas as famílias de Riachinho que estão abraçando a campanha e confiando nas propostas.

O novo candidato a prefeito de Riachinho, Venâncio Chaves (PSD), afirmou que está preparado e seguro para disputar as eleições e assumir a gestão municipal com competência. O jovem de 27 anos também fez um discurso emocionado ao lado do pai, afirmando que esse é o maior desafio de sua vida e que não pretende decepcionar.

“É com responsabilidade e compromisso que encaro a maior missão de minha vida. Assim como o meu pai, conheço as necessidades da nossa gente e das áreas que mais necessitam de atenção, como a saúde, educação, assistência social e agricultura. Com apoio do povo de Riachinho e da Coligação “Trabalho, Confiança e Compromisso”, venceremos estas eleições. É preciso união de todos por uma Riachinho Melhor e mais próspera. Juntos somos mais fortes”, disse o candidato a prefeito. (Com informações de Michelle Brasil)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 24

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze