Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: MPE entra com ação de improbidade contra servidores de delegacia

Publicado

em

O Ministério Público Estadual (MPE) por meio do promotor de justiça Caleb Melo, protocolou denúncia e Ação de Improbidade Administrativa contra dois agentes de polícia e um servidor da delegacia de Xambioá. De acordo com o documento, Saulo Barros Borba, então chefe da cadeia da cidade, se omitiu para favorecer o detento que cumpria regime semi-aberto abolindo as faltas do presidiário Mizael Evangelista dos Santos que por diversas vezes faltou a delegacia.

O agente chegou a emitir uma certidão de bom comportamento do preso, de maneira que o MPE constatou falsidade de conteúdo. Além disto, junto com outro servidor, também denunciado, Carlos Alberto Gonçalves Oliveira, fraudava compras de alimentos dos detentos. Os dois servidores “enxertavam” a lista de detentos para receberem maior verba, a qual era depositada em conta administrada por um dos funcionários, que assinava os cheques para os comerciantes da cidade. Ainda segundo a Ação “nos materiais adquiridos, foram constatados, o consumo de mais 174 quilos de carnes diversas 85 quilos de arroz para alimentar menos de 15 presos em um único mês. Houve mês em que foram adquiridos nada menos que 300 quilos de arroz e 04 botijões de gás, quando há somente um fogão na cadeia pública”.

O MPE também denunciou o agente de polícia Paulo Rogério Alves da Silva por ter sido flagrado pela promotoria num encontro íntimo com uma mulher nas dependências da delegacia. O MPE considerou “irresponsável a conduta do servidor que, estando em serviço, fez das instalações públicas um motel em ato que manifesta violação da moralidade que se deve esperar de um agente público, principalmente diante da ausência de delegado de polícia”.

Há indícios ainda de enriquecimento ilícito do agente Saulo Barros Borba que estaria adquirindo vários imóveis na cidade de Xambioá, Araguanã e Araguaína com o fruto da subtração de verbas públicas. Diante da gravidade dos casos o MPE requereu a justiça que seja decretada a perda da função pública dos três denunciados; a suspensão dos direitos políticos e que sejam proibidos de contratar com o Poder Público, bem como de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, e ainda condenados ao pagamento das multas civis, equivalentes às violações e desvios de verbas públicas.

A promotoria também pediu à justiça para oficiar o Tribunal de Contas do Estado para instauração de Processo de Tomada de Contas. (Ascom MPE)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Para Aquiles, grupo liderado por Irajá tem melhor projeto para o Bico e Tocantins

Publicado

em

Durante as ações encampadas pelo senador Irajá Abreu, presidente estadual do PSD, desde quinta, 23, no Bico do Papagaio, o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), não deixou dúvidas quanto a seu apoio político ao projeto.

Aquiles por vários momentos ressaltou que o grupo em construção, é a melhor alternativa para o estado, e que tanto Irajá, como Edison Tabocão, tem condições que comandar um projeto viável e de reconstrução do estado.


O prefeito de Araguatins tem dito a aliados, que o momento é de centrar forças, no grupo que pode, segundo ele, ajudar o município em questões estruturantes e tem apontado a questão da estadualização do Hospital Municipal, como crucial, para as finanças do município. Aquiles tem criticado, promessas de estadualização não cumpridas.

O grupo liderado por Irajá, e que teve a presença do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente estadual do PSB e do empresário Edison Tabocão, reuniu diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças do Bico, em diferentes reuniões.

Irajá tem pregado que esse é um momento de mudanças para o Tocantins, e dito que com a união daqueles que anseiam por um estado mais justo e com oportunidades para todos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Amastha garimpando apoios para federal

Publicado

em

Amastha saudando líderes durante evento em Araguatins

Compondo a caravana comandada pelo senador, Irajá Abreu (PSD), durante 4 dias na região do Bico do Papagaio, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), que é pré-candidato a deputado federal, fez visitas em Araguatins, em busca de apoios.

Do seu principal conhecido no município, o ex-prefeito Lindomar Madalena, ele ouviu que não poderá contar com sua base, por conta de já estar compromissado com a reeleição da deputada federal, Professora Dorinha (DEM). Caso a deputada busque outro tipo de mandato, como o de senadora, por exemplo, existirá a possibilidade de abertura de diálogo com Amastha.

Mesmo sem a confirmação do apoio de Lindomar, Amastha pretende organizar um grupo de sustentação em Araguatins, e volta para Palmas, com conversas adiantadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Live discute sobre saúde mental e prevenção do suicídio

Publicado

em

A Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Araguatins realizou na sexta-feira, 24, uma live alusiva ao Dia Nacional da Juventude. Com o tema “Toda vida importa, juventude a favor da vida”, o evento foi conduzido pela coach de performance familiar e analista de perfil comportamental, Camila Castro.

A abordagem da live foi voltada ao cuidado com a saúde mental e a prevenção ao suicídio, seguindo a mobilização proposta pelo Setembro Amarelo, que defende que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

A temática do setembro também foi trabalhada durante a semana, com os alunos nas salas de aula e/ou por meio de roteiros de estudo, nas escolas que integram a Regional de Araguatins. Um dos resultados dessa ação foi a produção de vídeos alusivos às discussões propostas para este mês e que foram apresentados durante a live.

De acordo com o assessor de Políticas da Juventude da DRE de Araguatins, Bruno Marques, que foi mediador do evento, a live teve como foco a valorização dos jovens e a importância da vida. “A temática abordada foi ao encontro do momento vivido durante a pandemia e apontou que os jovens podem gerar mudanças decisivas na realidade mundial”, apontou.

Rayslla Layny Martins Silva, da Escola Estadual Vicente Carlos de Sousa, de Buriti do Tocantins, foi a responsável pela produção de um dos vídeos e destacou a importância das reflexões realizadas durante a live. “Ótima iniciativa da nossa regional. Foi um evento maravilhoso, aprendi muito e gostei da palestrante. Vai ser muito bom na vida dos jovens e dos pais”, afirmou.

Já a estudante Letícia Gabriela Milhomem, da Escola Estadual Leônidas Gonçalves destacou que a live impactou positivamente sua vida, especialmente as palavras de motivação. “O evento foi muito bom e produtivo, gostei da participação da Camila Castro e das palavras bonitas e motivadoras que ela falou, amei, me senti inspirada”, ressaltou. 

O evento contou com a participação da titular da Diretoria Regional de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, de jovens da rede estadual de ensino e da rede municipal, professores, diretores, secretários municipais de educação e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade de interagir com a palestra via chat.

A live está disponível no canal do YouTube da DRE-Araguatins podendo ser acessado pelo link https://youtu.be/36YycScLcdQ. (Cláudio Paixão)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze