Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mutirão do Sub-registro realiza 4 mil atendimentos no primeiro dia

Publicado

em

Um total de 3.998 atendimentos foram prestados durante o primeiro dia do mutirão de erradicação do Sub-registro realizado na terça-feira, 2, no município de Xambioá. A triagem registrou o maior número de atendimentos com 1.318, seguido da cópia de documentação básica com 1.048. A ação está sendo realizada das 8 às 18 h, no Colégio Municipal Dom Cornélio, até está quarta-feira, 3. O objetivo da ação é levar cidadania, por meio do acesso à documentação básica.

As palestras também merecem destaque. As equipes de servidores ministraram um total de nove palestras para um público de mais de 300 estudantes. Os alunos receberam algumas dicas básicas sobre direitos básicos do consumidor, por técnicos do Procon. Foram orientados sobre o perigo do consumo de drogas, pela servidora do Conselho de Política sobre Drogas. E tiraram dúvidas sobre o trânsito com a servidora do Detran.

Durante todo o dia, foram expedidos 205 identidades, 209 CPFs, 152 Carteiras de Trabalho, 49 2ª vias de registro civil e 16 registro civil de nascimento extemporâneo. Foram fornecidas 894 fotos 3X4, prestados 25 atendimentos na Defensoria Pública e 73 atendimentos da saúde.

Geandro Milhomem da Silva, 20 anos, procurou a ação para retirar sua Carteira de Trabalho. “Estou aproveitando a oportunidade para regularizar minha situação trabalhista. Eu tenho um sonho de cursar engenharia florestal e somente trabalhando eu vou conseguir. Vou me cadastrar para trabalhar em uma firma hidrelétrica, que deve se instalar no Pará. Serão 5 anos de obras e com o dinheiro poderei realizar meu sonho”, disse Geandro.

O fazendeiro João de Carvalho Teixeira, 64 anos, pai de 6 filhos, veio com os seus dois filhos mais novos para tirar a documentação básica. “Resido em Xambioá há muito tempo, mas tenho propriedade no Pará. Meus filhos, de 12 e 14 anos, só possuíam a Certidão de Nascimento. Quando fiquei sabendo que ia ter esse trabalho corri para aproveitar para tirar toda a documentação dos meus filhos”.

A equipe do mutirão também registrou casos poucos comuns, como a história de vida de Edimar Torres da Silva. “Minha companheira C. R. S. mãe de minhas duas filhas, de 11 e de 10 anos, sumiu há mais de 8 anos. Acontece que a minha filha mais nova nunca foi registrada e não registram sem a presença da mãe”, contou. Edimar veio acompanhado de um conselheiro da Criança e do Adolescente, que explicou que já procurou diversas autoridades, mas não conseguiu sucesso. Em atendimento com a equipe da Defensoria Pública, Edimar foi orientado a entrar com processo na justiça comum.

Na quarta-feira, além de todos os atendimentos já oferecidos à população também contará com atendimento odontológico, que serão realizados no ‘odonto-móvel’ do Sesi.

Os mutirões estão sendo realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, numa ação conjunta com o Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através do Convênio nº. 700.227/2008/SEDH/PR. (Deydjane da Luz)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nesta segunda, 23, completa 1 ano que parte do Cais desmoronou

Publicado

em

Esta segunda, 23, completa exatamente 1 ano, que parte de um dos principais cartões postais do Bico do Papagaio, desmoronou. Na madrugada de 23 de novembro de 2019, provocada por uma infiltração de água da chuva, favorecida por uma obra de revitalização do local, sem que medidas preventivas fossem tomadas, o Cais de Araguatins, caiu.

Por sorte, ninguém ficou ferido.

Durante todo esse período, nenhuma medida concreta foi adotada pela Prefeitura Municipal, a não ser, a instalação de tapumes, para evitar a aproximação de pessoa ou veículos, pela Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O local, que sempre foi ponto de encontro para moradores, turistas e visitantes, é marcada pela decadência.

A população de modo geral se queixa da situação e lamenta a falta de iniciativa do poder público, de não ter iniciado de imediato a reconstrução.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Ação dos bombeiros impede que fogo destrua caminhão

Publicado

em

A intervenção dos bombeiros militares do 2º Batalhão, em Araguaína, foi fundamental no combate ao incêndio em uma carreta na madrugada desta segunda-feira, 23. O caminhão Volvo FH 440, com placa MSK 1321 – Ananindeua – PA, estava na Rodovia Belém-Brasília, na BR 153, altura do município de Darcinópolis, quando o motorista Renan Martins de Oliveira percebeu as chamas no conjunto de rodas da parte traseira.

Apesar da distância, cerca de 80km de Araguaína, os bombeiros militares chegaram a tempo e combateram o sinistro, evitando que as chamas se alastrassem a destruíssem a carreta.

O fogo se limitou ao conjunto de rodas traseiras do caminhão, que teve o combate concluído após cerca de três horas de ação. (Luiz Henrique Machado)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Homem de 28 anos morre em acidente entre Pálio e moto

Publicado

em

Na noite deste domingo, 22, um acidente nas mediações da rotatória da rodovia Transamazônica (BR-230), no distrito Transaraguaia, deixou uma vítima fatal.

Um veículo Fiat Pálio colidiu com uma moto Honda XLR, placa de Araguaína, onde seu condutor, Elielson Vitalino dos Santos, de 28 anos, veio a óbito. O motorista do Pálio fugiu sem prestar socorro.

O local do sinistro foi isolado e a perícia acionada, além do Instituto Médico Legal (IML) para remoção do corpo.

Continue lendo
publicidade Bronze