- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Mutirão do Sub-registro realiza 4 mil atendimentos no primeiro dia

Mais Lidas

Um total de 3.998 atendimentos foram prestados durante o primeiro dia do mutirão de erradicação do Sub-registro realizado na terça-feira, 2, no município de Xambioá. A triagem registrou o maior número de atendimentos com 1.318, seguido da cópia de documentação básica com 1.048. A ação está sendo realizada das 8 às 18 h, no Colégio Municipal Dom Cornélio, até está quarta-feira, 3. O objetivo da ação é levar cidadania, por meio do acesso à documentação básica.

As palestras também merecem destaque. As equipes de servidores ministraram um total de nove palestras para um público de mais de 300 estudantes. Os alunos receberam algumas dicas básicas sobre direitos básicos do consumidor, por técnicos do Procon. Foram orientados sobre o perigo do consumo de drogas, pela servidora do Conselho de Política sobre Drogas. E tiraram dúvidas sobre o trânsito com a servidora do Detran.

Durante todo o dia, foram expedidos 205 identidades, 209 CPFs, 152 Carteiras de Trabalho, 49 2ª vias de registro civil e 16 registro civil de nascimento extemporâneo. Foram fornecidas 894 fotos 3X4, prestados 25 atendimentos na Defensoria Pública e 73 atendimentos da saúde.

Geandro Milhomem da Silva, 20 anos, procurou a ação para retirar sua Carteira de Trabalho. “Estou aproveitando a oportunidade para regularizar minha situação trabalhista. Eu tenho um sonho de cursar engenharia florestal e somente trabalhando eu vou conseguir. Vou me cadastrar para trabalhar em uma firma hidrelétrica, que deve se instalar no Pará. Serão 5 anos de obras e com o dinheiro poderei realizar meu sonho”, disse Geandro.

O fazendeiro João de Carvalho Teixeira, 64 anos, pai de 6 filhos, veio com os seus dois filhos mais novos para tirar a documentação básica. “Resido em Xambioá há muito tempo, mas tenho propriedade no Pará. Meus filhos, de 12 e 14 anos, só possuíam a Certidão de Nascimento. Quando fiquei sabendo que ia ter esse trabalho corri para aproveitar para tirar toda a documentação dos meus filhos”.

A equipe do mutirão também registrou casos poucos comuns, como a história de vida de Edimar Torres da Silva. “Minha companheira C. R. S. mãe de minhas duas filhas, de 11 e de 10 anos, sumiu há mais de 8 anos. Acontece que a minha filha mais nova nunca foi registrada e não registram sem a presença da mãe”, contou. Edimar veio acompanhado de um conselheiro da Criança e do Adolescente, que explicou que já procurou diversas autoridades, mas não conseguiu sucesso. Em atendimento com a equipe da Defensoria Pública, Edimar foi orientado a entrar com processo na justiça comum.

Na quarta-feira, além de todos os atendimentos já oferecidos à população também contará com atendimento odontológico, que serão realizados no ‘odonto-móvel’ do Sesi.

Os mutirões estão sendo realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça, numa ação conjunta com o Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, através do Convênio nº. 700.227/2008/SEDH/PR. (Deydjane da Luz)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias