Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mutirão do Sub-registro realiza mais de 8 mil atendimentos

Publicado

em

A equipe do Mutirão para erradicação de pessoas que não possuem a certidão de nascimento no Tocantins realizou durante os dois dias de ação, 2 e 3 fevereiro, no município de Xambioá, um total de 8.235 atendimentos. Os relatos de casos de sub-registros receberam destaques. Um total de 19 pessoas requereu a sua certidão de nascimento extemporânea, quando a pessoa tem acima de 12 anos e ainda não tirou o documento.

Francisco Raimundo da Silva, 42 anos, viajou 25 km para requerer a sua primeira Certidão de Nascimento. “Eu nasci de parteira em Piçarra-PA e fui criado pelos meus tios. Meus pais morreram quando eu era pequeno. Moro em Araguanã há 4 anos. Nem acredito que cheguei aqui sem nenhum documento e estou saindo com certidão de nascimento, identidade e carteira de trabalho. Estou tão feliz que nem tenho palavras para agradecer”, disse.

O serviço mais procurado durante a ação no município foi para tirar cópia de documentos pessoais com 1.901 procedimentos, perdendo apenas para a triagem com 2.468 orientações. A equipe da fotografia forneceu um total de 1.840 fotos 3X4 para emissão de documentos.

Durante a ação, a Van disponibilizada pelo Sesi, onde foram realizados atendimentos odontológico, também foi bastante procurada. Os dentistas fizeram um total de 574 procedimentos clínicos, como escovações supervisionadas, bochechos com flúor, extrações e restaurações.

A estudante Gilvana Pereira dos Santos, 21 anos, moradora local, procurou a equipe do mutirão para requerer a sua carteira de trabalho e aproveitou para extrair um dente. “Ações como essa resolvem nossos problemas em apenas um dia. Eu vim com intenção de requerer minha Carteira de Trabalho e já passei pelo atendimento da dentista”, frisou Gilvana.

Também foi prestado em Xambioá, um total de 123 atendimentos a saúde, 426 Carteira de Identidade, 294 Carteira de Trabalho, 416 CPF, 44 atendimentos da Defensoria Pública, 5 palestras sobre Drogas, 4 palestras sobre direitos do consumidor, 5 palestras do Detran e 116 autorização para 2ª via de documentos.

O mutirão em Xambioá foi o quinto em um total de 37 que serão realizados por meio do convênio nº 700.227/2008/SEDH/PR firmado entre o Governo do Estado e o Governo Federal por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos como parte da grande mobilização nacional pela Certidão nascimento e Documentação Básica.

O 6º mutirão será realizado no município de Darcinópolis nestas quinta e sexta-feira, 4 e 5. Também serão beneficiados com a ação os municípios de Wanderlândia e Palmeiras do Tocantins. (Deydjane da Luz)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água continua em diversos bairros. Problema dura mais de uma semana

Publicado

em

Equipe do SEMUSA entrou a noite desta quinta trabalhando para tentar reestabelecer o sistema

Moradores de Araguatins, no Bico do Papagaio, já estão há mais de uma semana sem abastecimento de água. O problema começou a acontecer na quinta, dia 29. Nesse período a cidade chegou a ficar totalmente desabastecida.

O fornecimento chegou a ser retomado em alguns bairros, porém de maneira inconstante. A maiorias dos setores permanecem sem água.

Também foi registrado desabastecimento em distritos no município.


O problema, segundo o Serviço Municipal de Saneamento (SEMUSA), autarquia responsável pelo tratamento de fornecimento de água, teria sido provocado por bombas queimadas.

Em Nota divulgada na manhã desta sexta, 7, o SEMUSA informou que foi instalada uma bomba que deve dar conta de atender toda demanda de abastecimento de água na cidade. Também disse providenciou uma bomba reserva revisada e pronta pra ser utilizada assim que necessário. Ainda comentou que efetuou a compra de uma nova bomba e aguarda a chegada.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Falta de água: Galdioso responde Rafael. “Deixou queimar a bomba por irresponsabilidade”

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta sexta, 7

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze