Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Pescadores recebem curso profissionalizante do SENAR

Publicado

em

Sem título

Dezenove alunos participaram do Curso de Piscicultura em Tanque Rede realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), coordenado pela presidente do Sistema CNA/FAET, senadora Kátia Abreu.  A capacitação, que tem a duração de cinco dias, foi finalizada no domingo, 24, e aconteceu na sede da colônia de pescadores Z-33 de Xambioá, na qual os participantes são associados.

Segundo o presidente da colônia, José Albino de Oliveira, o objetivo é implantar 80 tanques rede e passar a fornecer mais de 70 mil toneladas de peixe por ano, além da construção de um minifrigorífico para vender a carne branca já processada.  “Com certeza temos mercado para isso e o que estamos aprendendo vai ser fundamental para que o processo de criação e manejo com peixe seja um sucesso”.

A intenção é profissionalizar os mais de 200 associados, que ainda praticam a pesca de forma convencional. Para isso, foram feitas novas solicitações do mesmo curso junto ao SENAR. Oliveira conta que a colônia fornece peixe para diversas cidades do entorno, inclusive Araguaína. “Atualmente nós produzimos 35 mil quilos de peixe por ano, mas queremos aumentar, por isso estamos em busca de conhecimento”, disse o presidente.

O próximo curso de piscicultura em tanque rede na colônia começa nesta segunda-feira, 25. A capacitação faz parte do programa de Formação Profissional Rural e tem duração de cinco dias. Durante as aulas os participantes aprendem mais sobre o manejo do peixe, as ferramentas utilizadas para a criação em grande escala, a forma correta da alimentação dos alevinos, entre outros assuntos. (Assessoria de Comunicação FAET/SENAR)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Servidores do município serão pagos até dia 5

Publicado

em

O secretário de Administração, Wendell Miranda, informou que o prefeito Aquiles da Areia (PP), determinou que os salários dos servidores municipais de Araguatins, sejam pagos até o dia 5 de cada mês.

A informação foi dada durante entrevista na Rádio Sucesso FM e são referentes ao período da nova gestão, que começou em 1º de janeiro.

Salários atrasados

A gestão também começou a quitar salários atrasados de servidores deixados pela gestão anterior. No final de semana foi quitada a folha de dezembro com servidores da Saúde e novembro para médicos.

A Prefeitura se prepara para também quitar a folha pendente com as demais pastas e 13ª.

Continue lendo

Bico do Papagaio

No dia que Brasil começa vacinação contra Covid-19, Bico acumula mais de 12 mil infectados

Publicado

em

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, neste domingo, 17, foi aplicada a primeira dose no país.

A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.

A vacina chega, nove meses depois do registro do primeiro caso no Bico do Papagaio. Durante esses noves meses, a região acumula 12.010 casos de pessoas que se infectaram com o vírus Sars-Cov-2. A quantidade configura 12.4% de todos os 96.319 casos identificados no Tocantins.

188 pacientes dos 12.010 infectados morreram na região. Isso representa 1.56%. Em comparação ao número de mortes no Tocantins, os óbitos no Bico, corresponde a 14.3% dos 1.313 registrados em todo o estado.

Tocantinópolis é o município do Bico do Papagaio que mais teve moradores infectados, com 1.374, seguido de Araguatins, com 1.148 e Xambioá com 1.125.

Quanto ao número de mortes, quem lidera é Araguatins, com 31 óbitos, seguido de Tocantinópolis, com 24 e Ananás com 16.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulher de 84 anos é a 31ª vítima da Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 16, a 31ª morte por Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Com a confirmação, Araguatins segue na liderança no Bico do Papagaio em quantidade de mortes, seguido de Tocantinópolis e Ananás e na sétima posição em relação ao estado, atrás de Araguaína, Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Colinas.

A vítima confirmada neste sábado, morreu na terça, dia 12. Ela tinha 84 anos, era mulher e tinha diabetes e hipertensão.

Continue lendo
publicidade Bronze