Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Povoado Manchão do Meio recebe ação de educação sanitária e ambiental

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 2, moradores do povoado Manchão do Meio, do município de Xambioá, no Bico do Papagaio, receberam uma ação de educação sanitária e ambienta. 80 famílias passaram a ter acesso à água tratada na localidade este mês. Ao todo, foram instalados mais de 4,5 mil metros de redes de água da concessionária.

Durante a ocasião, representantes da BRK Ambiental e da Prefeitura de Xambioá conversaram com os moradores sobre a importância do consumo da água tratada. O agente comunitário de Saúde, Valmir Rodrigues, explicou para os moradores que o acesso à água tratada na região precisa ser comemorado. “É uma grande melhoria, pois se não houver tratamento da água distribuída aos moradores, os fatores de risco à saúde humana aumentam, ocasionando doenças”, esclareceu.

Diversas doenças podem ser transmitidas pelo consumo de água não tratada, como febre tifoide, cólera, diarreia, esquistossomose e até hepatite. O engenheiro, Vinícius Terra, informou que o intuito é levar mais saúde aos moradores do povoado. “Temos o compromisso de transformar a vida das pessoas por meio do saneamento, e o fornecimento de água tratada nos ajuda nesta tarefa “, explicou.

Outros assuntos também foram abordados durante a reunião com os moradores, como a Tarifa Social, que é um benefício que gera descontos na fatura de água para famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Dez respiradores devem ser enviados ao HRAug após articulação de Amélio, Gomes e Carlesse

Publicado

em

Um boa notícia para a população do Bico do Papagaio deve ser anuncia nos próximos dias. É o envio de 10 respiradores mecânicos, para colocar em funcionamento os novos leitos de UTI, no Hospital Regional de Augustinópolis e serem usados no enfrentamento a Covid-19.

Os respiradores foram conseguidos pelo senador Eduardo Gomes (MDB) e repassados ao Governo do Estado. Ao todo, são 20 máquinas, que desembarcam em Palmas, neste sábado, 30.

Após a divulgação feita pelo senador, sobre a chegada dos respiradores ao Tocantins, o deputado Amélio Cayres (SD), entrou em cena, e pediu direto ao senador, que fossem enviados 10 dos equipamentos para serem utilizados nos novos leitos no HRAug.

Eduardo Gomes então topou e articulou junto ao governador Mauro Carlesse (DEM), que concordou.

O Bico do Papagaio já se aproxima dos 900 casos de Covid-19 oficializados e nesta semana, o HRAug já se encontra com sua capacidade de internação no limite.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Município já é o terceiro com mais casos de Covid-19 no Bico

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Prefeitura deixa pai e mãe de vereador sem medicamentos para Covid-19

Publicado

em

Vereador Marconcelio Assunção da Silva

Nesta sexta, 29, o vereador da cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, Marconcelio da Silva (PV), denunciou o descaso da Secretaria Municipal de Saúde, com sua família, no que tange ao tratamento da Covid-19.

Segundo o parlamentar, seu pai e sua mãe, testaram positivo para Covid-19, mas não estariam recebendo o medicamento da Secretaria Municipal de Saúde, situação que estaria prejudicando na recuperação.

Marconcelio relatou que seu pai, é do grupo de risco, por ser hipertenso e diabético, mas que mesmo assim, a Secretaria teria fornecido apenas parte do medicamento. Já sua mãe, não teria sido atendida com nenhum dos remédios para o tratamento.

O parlamentar ainda denunciou, que o prefeito Júlio, estaria levando os medicamentos, para pessoas de seu interesse, pessoalmente e cobrou do gestor, tratamento igual para todos que estejam com a doença.

Pai do vereador

O webjornal Folha do Bico, solicitou uma posição da Secretaria Municipal de Saúde sobre a situação, mas até a publicação desta notícia, não recebemos retorno.

Nesta sexta, Augustinópolis registrou mais 5 casos de Covid-19, chegando a 40 paciente que se infectaram com o vírus Sars-CoV-2 e 200 já se recuperaram.

Mãe do vereador
Continue lendo
publicidade