- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 06 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

XAMBIOÁ: Praia do Murici terá ponto de coleta de óleo de cozinha usado e oficina de sabão ecológico

MEIO AMBIENTE

Mais Lidas

A temporada oficial das praias no Bico do Papagaio está começando e junto com o período mais movimentado nos rios da região, o projeto Praia Consciente, executado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vais instalar  um ponto de coleta de óleo de cozinha usado e oficinas de sabão ecológico.

Toda mobilização de educação ambiental é planejada pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh, que, este ano, continuou com a sensibilização direta aos turistas, munícipes e barraqueiros. Blitz ambientais foram realizadas com abordagem sobre a preservação dos recursos hídricos, dicas de combate às queimadas, o não descarte de resíduos sólidos na areia e nos rios; além da orientação voltada exclusivamente aos barraqueiros para que não joguem o óleo de cozinha usado diretamente na água. O objetivo é sensibilizar sobre o perigo ao meio ambiente já que um litro de óleo polui até 20 mil metros cúbicos de água.

Para que o projeto de coleta tenha continuidade, após a temporada de praias, o Termo de Compromisso assinado entre a Semarh e a Prefeitura de Xambioá, possibilitará a implantação de pontos de coleta, com tonéis e banners. Segundo a técnica e engenheira ambiental da Semarh, Cinthia Azevedo, serão escolhidos pontos estratégicos como escolas municipais e restaurantes, para garantir êxito no projeto. “Com este projeto, a Semarh contribui  para a proteção das águas e do meio ambiente como um todo”, afirmou.

De acordo com a técnica Cinthia, o óleo de cozinha usado servirá para a fabricação de sabão ecológico por meio das oficinas; assim garante a sustentabilidade, com a reutilização, além de promover a economia sustentável.

Oficinas

No total, foram distribuídos 12 tonéis com capacidade de 50 litros cada para recolhimento de óleo de cozinha usado e 12 banners de divulgação. A oficina foi destinada para a Associação Xambioart.

Integrante da associação, a morada do município de Xambioá, Ivanete Hipólito Ferreira Marino, informou que a oficina foi importante, pois abordou a temática ambiental e também ofereceu uma atividade a mais já que aprenderam como fazer na prática o sabão ecológico. “Antes, eu jogava o óleo de cozinha fora, agora posso reaproveitar. Com isso, economizo em casa também e posso fazer o sabão para vender e assim ganhar uma renda extra”, ressaltou.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias