- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

XAMBIOÁ: Prefeitura diz que teste descartou coronavírus em primeiro suspeito, mas outro entrou em isolamento domiciliar

Mais Lidas

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Xambioá, informou que nesta segunda-feira, 23, saiu o resultado do exame que detecta a doença Covid-19, provocada pelo coronavírus, em um paciente do município, que foi o primeiro caso suspeito na região do Bico. O paciente deu entrada no Hospital Regional de Xambioá no dia 17 de março, com sintomas similares aos que acometem as pessoas contagiadas com doença e levada para o Hospital de Doenças Tropicais, em Araguaína. Dia 19 foi encaminhado para isolamento em casa. O resultado negativo para coronavírus trouxe um alívio para a cidade, em meio a tanta apreensão.

A Prefeitura de Xambioá, por meio da Secretaria de Saúde, está monitorando ainda outro caso suspeito que está isolamento domiciliar porque o paciente não apresenta nenhum sintoma mais grave. Uma pessoa que veio de viagem de São Paulo também é monitorada, embora não conste oficialmente na lista de casos suspeitos. “Nós orientamos os procedimentos e o período de quarentena. É preciso passar pelo menos os primeiros sete dias em monitoramento constante para termos certeza que não está contaminada e com chance de disseminar a doença”, explicou o secretário de saúde, Marcus Vinícius.

Em relação ao combate ao coronavírus, os agentes de saúde já foram orientados a levar esclarecimentos à comunidade local. Os servidores das Unidades de Saúde estão responsáveis pelos atendimentos básicos, evitando aglomerações, atento aos sintomas e sempre orientando como deve ser evitado o contágio.

Pacientes que apresentarem os sintomas e estiverem em risco serão encaminhados para o Hospital de Referência de Xambioá. “Nosso maior esforço neste momento é que as pessoas se conscientizem do risco, conheçam os sintomas e saibam como se prevenir. Também estamos orientando que evitem sair da cidade. Precisamos respeitar esse momento de recolhimento, sair de casa apenas para resolver questões essenciais”, disse a prefeita, Patrícia Evelin.

Decreto

Por meio de decreto, a prefeita de Xambioá, Patrícia Evelin, determinou várias ações de enfrentamento ao Covid-19, o Coronavírus com a intenção de barrar ou minimizar o contágio de moradores da cidade, além de certificar o atendimento de possíveis pessoas contaminadas, sem que isso paralise o andamento dos serviços públicos.

As aulas nas escolas municipais, que já estavam suspensas desde o início da declaração de pandemia, permanecerão dessa forma por tempo indeterminado, segundo o decreto. Além disso, todos os eventos, públicos ou privados, que possam ocasionar aglomeração de pessoas estão suspensos, inclusive qualquer evento realizado dentro dos espaços públicos municipais. O atendimento presencial ao público externo será prestado pelos meios tecnológicos ou por telefone e, além disso, o acesso aos Órgãos do Executivo Municipal está restrito aos servidores em efetivo exercício e terceirizados que prestem serviços. Estão suspensas também todas as viagens oficiais de servidores, ressalvados casos necessários, mediante aprovação regular. A recomendação é ainda suspender as atividades em feiras livres e no comércio. “Precisamos ser rigorosos nesse momento para evitar que o caos atinja também a nossa cidade. Precisamos pensar acima de tudo no próximo, nos nossos pais e avós que estão sob maior risco. Conto com a ajuda de toda a população nesse momento”, pediu a prefeita.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias