Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Projeto de recuperação do córrego Caçador começa a ser executado

Publicado

em

Nascente do córrego Caçador, em Xambioá

Nascente do córrego Caçador, em Xambioá

O Instituto Beneficente e Filantrópico de Xambioá realizou nesse sábado, 16, o lançamento do projeto de recuperação da área degradada da nascente do córrego Caçador no município. O evento foi realizado no Assentamento Caçador. Na ocasião, foi realizada uma mobilização junto às 86 famílias que residem no assentamento e que serão diretamente envolvidas no projeto.

O projeto foi contemplado com R$ 100 mil do Programa Nascente Viva da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES). A recuperação do local será feita através do plantio de 1.025 mudas de espécies pertencentes à mata nativa como açaí, jatobá e mogno. O projeto também prevê ações de educação ambiental: dois cursos de capacitação sobre preservação ambiental; campanha de conscientização nas escolas e comunidade; e mutirão de limpeza das margens do córrego Caçador.

Para o presidente do Instituto, David Rangel, o projeto é muito importante para toda a comunidade que necessita das águas do córrego para diversas atividades. “Essa nascente já foi muito deteriorada pela ação do homem, já até mudou de lugar. Nós queremos garantir que não falte água no nosso município no futuro”, explica.

Segundo o secretário da SEMADES, Alan Barbiero, o lançamento do projeto foi o início dos trabalhos de execução dos projetos que foram contemplados com o Programa Nascente Viva. “Esse programa é muito importante porque oferece condições para que as nascentes do estado sejam preservadas. E queremos acompanhar de perto a execução dos projetos junto às comunidades”, ressalta.

Nascente Viva

O programa visa à recuperação e revitalização de nascentes ou olhos d’água em bacias hidrográficas do Tocantins. O edital foi divulgado em fevereiro desse ano e outras oito organizações foram contempladas com R$ 100 mil cada. Os recursos são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico poderão retirar vacinas CoronaVac nesta quarta, 20

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no inicio da tarde desta terça, 19, o transporte de 16.288 doses da vacina CoronaVac, para a Central de Distribuição em Araguaína. É lá, que as Secretarias Municipais de Saúde do Bico e do norte do estado, deverão retirar suas cotas.

Ao todo, a Central de Araguaína, vai atender 58 municípios do Bico e Norte.

As Secretaria de Saúde do Bico, já poderão fazer a retirada do imunizante, a partir das 14h, desta quarta, dia 20.

Nesta primeira fase, serão imunizados trabalhadores da Saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze