Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: TSE cassa mandato de prefeito Richard Santiago

Publicado

em

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia cassou nesta quarta-feira, 14, a liminar que mantinha Richard Santiago Pereira (PMDB) no cargo de prefeito de Xambioá (TO). Ele foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral por compra de votos na eleição de 2008. Na decisão, a ministra acata a denúncia da Procuradoria segundo a qual o prefeito realizou “captação ilícita de sufrágio”, “aquisição e doação de pulverizador em momento crítico do período eleitoral” ao agricultor Sérgio Mendes da Silva, e pela “utilização de cheque de empresa do candidato para a aquisição do equipamento” e por “pedido expresso de voto”.

A segunda colocada nas eleições de 2008 em Xambioá, Ione Leite (PP), que já havia sido empossada e depois retirada do cargo em razão da liminar que garantiu o retorno de Richard, assumirá o paço municipal. Em março deste ano, Richard Santiago foi cassado pelo juiz eleitoral de Xambioá, Océlio Nobre da Silva. No entanto, onze dias após o afastamento a Justiça Eleitoral determinou seu retorno ao cargo, através de uma liminar.

Com a decisão do TSE, o diploma Richard foi cassado, sendo assim “decretada a nulidade dos votos recebidos”. O ex-prefeito terá que pagar, ainda, multa de quarenta mil Ufirs (Unidades Fiscais de Referência) – cada Ufir equivale a R$1,06.

O advogado do prefeito cassado, Admar Gonzaga, informou que ainda analisará o caso, para verificar se cabe entrada de recurso ou não. No entanto, o advogado já adiantou que por se tratar de uma cassação de liminar não sabe se haverá tempo para o recurso.

MPF

Conforme a denúncia da Procuradoria, Richard e o empresário Alexandre Vaz prometeram e entregaram a Sérgio um pulverizador marca Stihl SR 420, avaliado em R$2.330,00, em troca de seu voto e apoio político durante as eleições no município de Xambioá.O MPF apresentou ainda cópia de nota fiscal que comprovou a negociação. (Valmir Araújo – Portal CT)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
4 Comments

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bolecho aceita convite e entra na gestão Aquiles

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), convocou na noite desta segunda, 10, todo seu primeiro escalão para anunciar a chegada ex-prefeito Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho, que fará parte da gestão.

Bolecho e Aquiles vinham negociando a entrada na gestão há cerca de um mês, mas a decisão acabou sendo protelada por conta do ex-prefeito ter contraído a Covid-19, ter sido internado e passado por processo de recuperação.


Aquiles ainda não tornou oficial qual pasta Bolecho vai assumir, mas a expectativa é que seja de Administração, realocando Wendell Miranda para a pasta de Finanças. Aquiles deve oficializar a definição nas próximas horas.

A ideia de buscar Bolecho, que havia sido coordenador da campanha de Ian Cavalcante (PL), adversário de Aquiles, foi do contador e principal conselheiro, Jailson Pontes, homem forte do Governo Municipal, que também é responsável pela indicação de Wendell Miranda, na Finanças e deu a última palavra para efetivação de Ulissevânia Sales, na Educação. O ex-prefeito de Axixá, Damião Castro, pela proximidade que tem com Bolecho, também ajudou no convencimento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa nesta terça, 11

Publicado

em

Nesta terça-feira (11) começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que vai até o dia 8 de junho. Desta vez, o público-alvo são idosos com mais de 60 anos e professores. A estimativa é vacinar cerca de 33 milhões de pessoas nesta etapa.

Já a terceira fase, que acontecerá entre 9 de junho e 9 de julho, deve abranger cerca de 22 milhões de pessoas. As doses serão destinadas a integrantes das Forças Armadas; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; entre outros.


Promovida pelo Ministério da Saúde em todo o território nacional, a campanha teve início no dia 12 de abril, focada na vacinação de crianças, povos indígenas, trabalhadores da área da saúde e gestantes. De acordo com o vacinômetro da campanha, já foram aplicadas quase 7 milhões de doses. Mas atenção, pessoas que recentemente tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 14 dias para tomar o imunizante contra a gripe.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Dois indivíduos são presos no setor Nossa Senhora Aparecida portando garrucha

Publicado

em

Durante patrulhamento, na noite desse domingo, 09, no Setor Nossa Senhora Aparecida em Xambioá, a equipe de policiais militares avistou dois indivíduos, 26 e 37 anos, transitando em uma motocicleta Honda/CG 125 Titan de cor verde sendo que o passageiro estava sem capacete. Ao ser realizada a abordagem e busca pessoal, foi localizada dentro de uma mochila uma arma de fogo, tipo garrucha, e o veículo por possuir pendências administrativas foi apreendido.

Diante dos fatos, os suspeitos foram conduzidos, juntamente com as armas de fogo à Central de Flagrantes de Araguaína para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze