Connect with us

Bico do Papagaio

Xambioá, Wanderlândia e Darcinópolis discutem turismo com municípios que compõem região Turística dos Grandes Rios

Publicado

em

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e em parceria com a prefeitura de Colinas, realizou nesta terça-feira, 3, a 4ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente da Região Turística Vale dos Grandes Rios. No encontros estiveram os municípios de Xambioá, Wanderlândia e Darcinópolis, todos do Bico do Pagaio, além de Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Filadélfia, Guaraí, Itacajá, Pau D’arco e Pedro Afonso O encontro reuniu 11 municípios que compõem essa região para tratar sobre atualização de informações a respeito do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).

A reunião teve como objetivo esclarecer informações sobre PDITS, sendo este um documento que apresenta o diagnóstico das potencialidades turísticas da região, e que servem de base para que tanto os governos estadual e municipal tenham elementos para elaborar suas políticas públicas, oferecendo ainda à iniciativa privada um panorama de oportunidades para investimentos no setor.

Segundo a superintendente do Turismo da Adetuc, Maria Antônia Valadares, o fórum é de fundamental importância para que os municípios possam planejar suas ações e prioridades, no sentido de identificar as potencialidades de forma organizada e estruturada a fim de captar recursos junto ao Banco Mundial.

De acordo com o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a reunião é o ponto de partida para o desenvolvimento do turismo sustentável nas regiões do Estado, sendo determinante para o desenvolvimento econômico e social. “O PDITS é um documento norteador de ações nas regiões turísticas que permitem investimentos, por meio de políticas públicas, além da geração de emprego e renda para a população local, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse”, enfatizou.

PDTIS

O Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo, criado pelo Governo Federal no âmbito do Ministério do Turismo, é aquele que busca organizar intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, por meio de ações voltadas ao planejamento de regiões turísticas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com vistas à obtenção de crédito de financiamento externo.

O PDTIS é o instrumento de planejamento do turismo em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão. Deve, portanto, constituir o instrumento técnico de gestão, coordenação e condução das decisões da política turística e de apoio ao setor privado, de modo a dirigir seus investimentos e melhorar a capacidade empresarial e o acesso ao mercado turístico. (Com informações de Wladimir Machado)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO

Veja as vagas de emprego em outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze