Connect with us

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Xambiart é pré-selecionada para Salão do Artesanato de SP

Publicado

em

A Gerência de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) divulgou nesta sexta, 13, a lista provisória dos Artesãos Individuais e das Entidades Representativas, classificados para participarem do 13º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento ocorrerá no período de 9 a 13 de outubro, no pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Por ordem de pontuação, foram selecionados na categoria artesãos individuais: Guilherme Antonio dos Santos (Porto Nacional), com artesanato em bucha vegetal, fruto, madeira, semente, capim e ferro; Márcio Bello dos Santos (Porto Nacional), com madeira, pele animal, casca de árvore e cerâmica; Laudeci Ribeiro de Sousa Monteiro (Mateiros), com capim dourado e seda; Raimundo Carneiro Soares (Pium), com peças confeccionadas em talo de buriti; e Josias de Souza Menezes (Gurupi), com peças em madeira.

Na categoria associações contam as seguintes entidades: Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Lajeado (cerâmica e talo de buriti); Cooperativa dos Artesãos de Biojoias de Xambioá (biojóias em madeira, semente, fibra e resina); Associação das Mulheres Feirantes de Taquaruçu (palha de milho, talo de buriti, madeira, bucha vegetal); Associação das mulheres e artesãs do capim dourado de Novo Acordo (capim dourado); Centro Cultural Kájre, povo Krahô/Goiatins (semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira); Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, de Ponte Alta (capim dourado); Casa de Cultura Karajá, Ilha do Bananal (cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto); Associação Dianopolina de Artesãos, Dianópolis (semente, capim e fibra); Associação de Mulheres Produtoras dos Projetos de Assentamento Santo Onofre e Santa Teresa 1, Ponte Alta (capim dourado e fibra).

Foram disponibilizadas, via edital, cinco vagas para artesãos individuais (pessoa física), sendo uma específica para a matéria-prima do capim dourado, e 10 vagas para entidades representativas de artesãos (pessoa jurídica), sendo três destinadas a associações de etnias indígenas e duas para associações que trabalham com a matéria-prima de capim dourado.

Buscando abrir espaço para um número maior de participantes, o edita destina, 30% das vagas a artesãos ou associações que não tenham participado das duas últimas feiras de 2019 com espaços disponibilizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Estão neste grupo, Laudeci Ribeiro, Raimundo carneiro e as associações de Lajeado, Taquaruçu, Xambioá, Novo Acordo e assentamento Santo Onofre e Santa Teresa, de Ponte Alta.

A Adetuc custeará as despesas referentes ao transporte das mercadorias dos artesãos e entidades representativas. Já despesas referentes a alimentação, embalagem para o armazenamento dos produtos que estarão à venda ficarão a cargo dos selecionados. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) arcará com as despesas de hospedagem, translado, seguro viagem e camisetas.

“O incentivo a participação nas feiras de artesanato é a forma do governador Mauro Carlesse de demonstrar sua preocupação e empenho em valorizar e dar visibilidade aos nossos artistas”, esclarece Tom Lyra, presidente da Adetuc, lembrando que a gestão tem trabalhado para viabilizar a participação do artesanato tocantinense também em eventos internacionais.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Tocantinópolis e Esperantina tem novas confirmações de óbitos por Covid-19

Publicado

em

Mais duas mortes foram confirmadas como sendo pro Covid-19 no Bico do Papagaio. Os óbitos são nos municípios de Tocantinópolis e Esperantina. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

O óbito em Tocantinópolis é de um paciente do sexo masculino, de 64 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes. Ele faleceu em 27 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Já a vítima de Esperantina, é mulher de 43 anos, com diabetes e obesidade. O óbito aconteceu no dia 17 de outubro, também no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Carretas batem de frente na BR-153

Publicado

em

Um acidente envolvendo caminhões foi registrado na manhã desta terça-feira (20) na BR-153 entre Wanderlândia e Araguaína, no Bico do Papagaio. Os bombeiros informaram que foram chamados para retirar um corpo preso às ferragens. A pista está totalmente interditada para retirada dos veículos.

A colisão aconteceu próximo de uma ponte sobre o ribeirão Lajes.

A Polícia Rodoviária Federal informou que uma equipe também foi para o local atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a colisão, mas chovia no momento do acidente. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Caminhonete capota na TO-404 e vítimas são socorridas

Publicado

em

Nas primeiras horas desta terça-feira, 20, bombeiros militares foram acionados para atender vítimas de um capotamento na TO-404, na rodovia estadual que liga a cidade de Augustinópolis à TO-010, nas proximidades de Araguatins, sede da 3ª Companhia. Um casal estava no carro.

Segundo os militares, o acidente ocorreu por voltas das 7h43, no Km 30 da TO-404. Os ocupantes da camionete foram identificados como José Miranda Barbosa e Maria Olívia Maciel Barbosa. Ambos tiveram apenas escoriações, foram avaliadas pelos socorristas e levados para um hospital em Augustinópolis.

O carro é um pick up branca, com placa de Manaus (AM), que foi parar fora da pista com o capotamento.

Continue lendo
publicidade Bronze