Connect with us

Bico do Papagaio

Ação monitora e captura morcegos hematófagos em propriedades rurais do Bico

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou semana passada, uma ação de monitoramento e captura de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva), atendendo demandas de 13 produtores rurais dos municípios de Araguatins, Xambioá, Buriti e Riachinho, na região do Bico do Papagaio.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus, a equipe do programa monitorou e cadastrou cinco abrigos da espécie, sendo dois em locais artificiais (poços e cisternas) e três naturais (cavernas e troncos de árvores), resultando na captura de seis morcegos hematófagos. “Destes atendimentos realizados, um era foco, no município de Buriti, onde foi observada a sugadura em animais da propriedade, inclusive confirmado caso de raiva em animais”, relatou Raydleno, acrescentando que por se tratar de uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o ser humano), a equipe fez um trabalho de orientação e educação sanitária para cerca de 25 pessoas, sobre os riscos de transmissão e cuidados no manejo de animais possivelmente infectados.

A Adapec reforça, aos produtores rurais, para vacinarem o rebanho contra a raiva, pois esta é a forma mais segura de prevenção contra a doença.

Registros

Este ano, a Adapec atuou no controle da raiva dos herbívoros em 242 propriedades em todas as regiões do Estado, com 122 ações de capturas e monitoramento em 109 abrigos, o que resultou em 558 morcegos hematófagos capturados. Foi ainda realizada a orientação sobre a zoonose para mais de 400 pessoas. Este ano, foram registrados seis focos da doença.

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas, como isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. A evolução da doença causa movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa, no 0800 63 11 22. (Welcton de Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze