Connect with us

Bico do Papagaio

Ação monitora e captura morcegos hematófagos em propriedades rurais do Bico

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou semana passada, uma ação de monitoramento e captura de morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva), atendendo demandas de 13 produtores rurais dos municípios de Araguatins, Xambioá, Buriti e Riachinho, na região do Bico do Papagaio.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Raydleno Mateus, a equipe do programa monitorou e cadastrou cinco abrigos da espécie, sendo dois em locais artificiais (poços e cisternas) e três naturais (cavernas e troncos de árvores), resultando na captura de seis morcegos hematófagos. “Destes atendimentos realizados, um era foco, no município de Buriti, onde foi observada a sugadura em animais da propriedade, inclusive confirmado caso de raiva em animais”, relatou Raydleno, acrescentando que por se tratar de uma zoonose (doença que pode ser transmitida para o ser humano), a equipe fez um trabalho de orientação e educação sanitária para cerca de 25 pessoas, sobre os riscos de transmissão e cuidados no manejo de animais possivelmente infectados.

A Adapec reforça, aos produtores rurais, para vacinarem o rebanho contra a raiva, pois esta é a forma mais segura de prevenção contra a doença.

Registros

Este ano, a Adapec atuou no controle da raiva dos herbívoros em 242 propriedades em todas as regiões do Estado, com 122 ações de capturas e monitoramento em 109 abrigos, o que resultou em 558 morcegos hematófagos capturados. Foi ainda realizada a orientação sobre a zoonose para mais de 400 pessoas. Este ano, foram registrados seis focos da doença.

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas, como isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. A evolução da doença causa movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa, no 0800 63 11 22. (Welcton de Oliveira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Campanha promove prevenção da gravidez na adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, realizaram durante toda esta semana, a Campanha de Conscientização e Prevenção da Gravidez na Adolescência, no âmbito do Projeto: “Criança não tem Criança”.

A iniciativa teve como objetivo de informar a população sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, além de promover a conscientização das famílias.

Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, a campanha de divulgação priorizou as ferramentas online, com produções de vídeos e materiais informativos nos canais oficiais e redes sociais da Prefeitura.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles e Elizabete recorrem de sentença que reprovou contas de campanha

Publicado

em

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP) e sua vice, Professora Elizabete (PSD), recorreram da decisão da Justiça, que reprovou a prestação de contas de campanha de 2020. A assessoria jurídica entrou com Embargos de Declaração, com pedido de efeito modificativo.

A Sentença proferia na prestação de contas que julgou pela desaprovação, apontou uma série de irregularidades entre ela, a existência de dívida de campanha sem a anuência do partido; aplicação irregular de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e extrapolação do limite de gastos.

A Justiça ainda determinou que Aquiles e Elizabete paguem ao Tesouro Nacional do valor apurado correspondente ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha em R$ 78.305,00 (Setenta e Oito Mil Trezentos e Cinco Reais), além de serem multados no valor de R$ 56.432,21 à título de violação ao limite de gastos efetuados na campanha eleitoral.

Em trecho da defesa, os advogados de Aquiles atacam a decisão. “Salta aos olhos a flagrante violação ao direito constitucional da ampla defesa e do contraditório, pois tamanha velocidade implementada no julgamento do processo, suprimiu significativo tempo concedido aos Requerentes para a apresentação das necessárias justificativas, que, uma vez juntadas aos autos a tempo e modo, certamente mudaria o rumo da decisão”.

Clique AQUI e leia o recurso completo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Prefeito Jackson reativa construção de creche

Publicado

em

A gestão do prefeito Jackson Marinho, no município de Darcinópolis, no Bico do Papagaio, retomou a construção de uma creche iniciada em gestões anteriores e abandonadas. Com uma série de problemas jurídicos e financeiros, a obra foi recebida pelo gestor, ainda em 2016 e só agora, a administração conseguiu solucionar os problemas burocráticos deixados.

A obra vai beneficiar crianças que nunca conseguiram frequentar uma creche.

O prefeito Jackson disse que a reativação da obra, parada mais de dez anos, é mais um grande desafio em sua gestão, de todos os desafios que conseguiu superar, esse é um dos maiores. “Essa obra vai trazer para o povo de Darcinópolis uma qualidade de vida melhor, e educação é prioridade da nossa gestão”, disse.

Continue lendo
publicidade Bronze