- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 26 / maio / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Administração Wagner em Araguaína ganha prêmio nacional pela gestão moderna e responsável dos recursos públicos

Mais Lidas

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu, na noite do último dia 23, o Prêmio InovaCidade 2023, dado pela Smart City Business Brazil. Realizada em São Paulo, a cerimônia premiou 32 projetos dos 106 inscritos por 68 organizações diferentes. Araguaína foi reconhecida pelo projeto de contratação de uma startup para melhorar a comunicação com os contribuintes e permitir uma gestão mais moderna e responsável do dinheiro público.
 
“Os recursos são necessários para que tenhamos caixa para entregar os serviços públicos que a população precisa. Essa solução inovadora digital encontrada pela nossa equipe foi muito boa. Ela não é invasiva, ajudou os munícipes a recordar suas obrigações e aumentou a nossa arrecadação sem precisar elevar qualquer alíquota”, ressaltou Wagner Rodrigues.
 
O projeto
Com o intuito de transformar a maneira como eram realizadas as notificações de tributos para os contribuintes, feitas pelo envio de correspondências físicas até 2022, Araguaína contratou, via Marco Legal das Startups, um software de relacionamento para modernizar e dar mais agilidade na comunicação com os cidadãos.
 
“Para permitir o envio de comunicações em massa, fizemos uma ação de atualização dos contatos dos contribuintes, principalmente e-mail e telefone, utilizando mais de dez fontes de informação internas e externas à prefeitura de Araguaína. Esse foi um passo importante para aumentarmos nosso banco de dados e alcançar mais cidadãos”, explica Fabiano Souza, secretário da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína.
 
Governo mais eficiente
Considerada a Capital da Matopiba, a última fronteira agrícola do mundo abrangendo os estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, Araguaína vem ampliando as opções de tecnologia para agilizar a entrega de resultados à população.
 
“Nós fomos o primeiro município do Brasil a se adequar à Lei da Liberdade Econômica. Fomos o primeiro a usar Marco Legal das Startups e agora somos o primeiro a ter plataforma interligada com Gov.Br, do Governo Federal. Oferecer soluções e incentivos para que as pessoas possam investir e produzir em Araguaína sempre é o nosso foco. Quem gera renda e faz o dinheiro circular é a iniciativa privada. Cabe a nós ajudar e ter soluções para que isso ocorra”, destacou Wagner.
 
Além de investir em novas ferramentas, a gestão também trabalha para promover mais a justiça tributária. No começo deste ano, a prefeitura extinguiu mais de 50 taxas e contribuições municipais para mais de 100 segmentos diferentes do mercado, beneficiando prestadores de serviço, comércio e indústria.
 
Projeto elogiado
O projeto premiado de Araguaína foi muito elogiado pela Smart City Business Brazil. “Como características inovadoras deste trabalho podemos citar a inovação na forma de comunicação via software de relacionamento com contribuintes e também na unificação do cadastro de diversas secretarias, concessionárias de serviços públicos e dados externos. Esta inovação foi possível devido ao Marco Legal das Startups. Araguaína tornou-se o primeiro município brasileiro a realizar uma contratação usando o novo marco, o que permitiu trazer soluções mais eficientes, com qualidade e menor custo, beneficiando em última instância, o morador da cidade”, destaca o texto da organização.
 
“Nos enche de orgulho. Em uma só ação, geramos renda para uma startup, aumentamos a arrecadação do município e mostramos que Araguaína é uma cidade moderna e conectada”, frisou o prefeito.
 
Cidades inteligentes
A Smart City Business é uma associação presente em nove países das Américas para articular os esforços entre empresas e governos na criação de um ecossistema de cidades inteligentes com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos a partir de tecnologias.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias