- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 15 / junho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Agrotins 2024: Expectativa de 200 mil visitantes e R$ 3 bilhões em negócios no setor agropecuário

Mais Lidas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, intensificam os trabalhos de organização para realização do maior evento do segmento de agrotecnologia da região norte do país, a 24º edição da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024). A feira com o tema Bioeconomia ocorre de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha.

Ocupando um espaço de aproximadamente 400 mil metros quadrados, a organização da feira estima que o volume de negócios esperado para este ano seja de aproximadamente R$ 3 bilhões, e um público total esperado, nos cinco dias, de 200 mil pessoas.

Os organizadores, as empresas do agronegócio, instituições estaduais, municipais e expositores, somam esforços para a realização da Agrotins 2024. Grande parte dos serviços já está concluído, pavimentação com bloquetes nas principais vias da feira, implementação na rede de água, praça de alimentação e estandes em processo de montagem. A orla da beira do lago também ganha estrutura diferenciada com áreas de acolhimento  aos visitantes.

Agricultura familiar

Os agricultores familiares terão atenção especial com a programação das caravanas dos 139 municípios tocantinenses com o serviço de mobilização da organização. Na feira, eles podem participar das palestras, oficinas e dinâmicas práticas sobre as tecnologias voltadas para o pequeno produtor. Além dos incentivos de financiamento de linhas de crédito dos agentes financeiros.

Educação

A feira é uma vitrine  para transferências das diversas tecnologias para os produtores e visitantes. Este ano, uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Agricultura e Pecuária (Seagro) reforça o atendimento para os alunos das escolas públicas e privadas do Estado, onde os estudantes poderão conhecer as inovações agrotecnológicas do campo.

De acordo com um dos organizadores da Seagro, Fernando Garcia, os esforços estão concentrados para a realização da  24ª edição da Agrotins. “A feira deste ano tem uma nova  estrutura e organização. Houve um aumento em mais de 30% de novos expositores. Isso demonstra o grande potencial da feira, possibilitando abertura de novas negociações nas exposições comerciais, maquinários e implementos agrícolas, serviços, veículos, comercialização de produtos e animais”, detalhou.

Pecuária

As baias estão sendo preparadas para receber mais de 200 animais de diferentes raças, dentre elas equídeos das raças, Crioulo, Quarto de Milha, Mangalarga, pôneis e muares. Entre as raças bovinas de corte, terá Nelore, Nelore pintado, Tabapuã, entre outras. No segmento leiteiro será, Girolando, Jersey, Guzolando e Gir Leiteiro.

Uma das atrações deste ano de 2024 é o torneio leiteiro que será realizado entre os produtores de leite do Estado. O torneio obedece a regras entre os participantes, sendo a definição da raça do animal que irá participar; realização de duas ordenhas; uma às 6 e outra às 18 horas; e cuidados com o animal pelo produtor durante todo o evento. Serão premiados os 1°, 2° e 3° lugares, mas todos participantes ganharão troféu de participação.

Vitrine

Para impulsionar, ainda mais, a criação e  produção leiteira do rebanho tocantinense,  a Seagro instalou uma vitrine tecnológica do capim BRS Kurumi para mostrar aos produtores, durante a Agrotins 2024, o potencial nutritivo que o capim possui para a criação de gado.

Sementes

A agricultura tocantinense ganha reforço na feira. Os estandes de sementes de grãos, principalmente, soja, milho, arroz, feijão e sorgo, estão em processo de montagem para apresentar, aos produtores, as inovações tecnológicas das variedades mais produtivas e de qualidade, neste segmento agrícola.  

Durante a feira, a Seagro e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançam a nova variedade de semente de arroz BRS A 709, sendo mais uma opção para o produtor de arroz tocantinense, apresentando potencial produtivo de 12 toneladas por hectare. Atualmente, o Estado é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil.

Shows

A 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária contará com a apresentação de artistas de renome nacional durante os shows de abertura que ocorrem no dia 9 de maio, às 19 horas, no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, no Jardim Aureny II, em Palmas. Entre as atrações estão: Di Paulo e Paulino; Dorgival Dantas; e Humberto e Ronaldo. 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias